Como são as fases de desenvolvimento dos gatos?

Tempo de leitura: 4 minutos

Neste artigo vou falar um pouco sobre as fases de desenvolvimento dos gatos. A característica de cada fase e algumas detalhes que acontecem ao longo de sua vida.

Como são as fases de desenvolvimento dos gatos?

Como são as fases de desenvolvimento dos gatos? Eles crescem rápido?

Se tem uma diferença entre os animais, é a velocidade do seu desenvolvimento. Isso ocorre porque cada animal tem um tipo de expectativa de vida. Porém, com os gatos é possível fazê-los viver mais, dando amor, cuidado e zelando pela sua saúde – veja aqui como ter um gato de 14 vidas.

Como são as fases de desenvolvimento dos gatos?

Ainda assim, há muitas dúvidas quanto ao desenvolvimento dos gatos. Por exemplo: quando nascem os primeiros dentes? Quando o gato começa a andar direito? Entre outras. Os gatos crescem tão depressa que aos 6 meses já estão em idade adulta.

1° Fase do desenvolvimento dos gatos – Recém-nascidos à quarta semana de vida

Os gatos são inteligentes e, após o nascimento já ronronam para que sua mãe saiba que estão alimentados e se sentindo bem.

Veja também: Como Evitar 7 Doenças Em Seu Gato Que Você mesmo Pode Estar Causando Sem Querer.

Os dentes dos gatos, normalmente, nascem nas duas primeiras semanas de vida e só conseguem andar direito após 18 dias de nascido. Ainda assim, tentam se deslocar se arrastando, antes desse período.

Como são as fases de desenvolvimento dos gatos?

Mas, geralmente, a mãe os ajuda. Ela apanha os filhotes pela nuca e os leva de um lugar ao outro. Logo, por instinto eles ficam imóveis para não se machucarem.

Já na terceira ou quarta semana os filhotes já estão crescendo e atendendo as suas necessidades, como beber água e usando a caixa de areia. Esse período requer atenção, porque é onde surgem as primeiras doenças.(Aprenda quais são as doenças mais comuns em gatos)

2° Fase do desenvolvimento dos gatos – de 4 a 12 semanas de vida

Os gatos começam a desmamar dentre quatro e oito semanas de vida e já substituem o leite por alimentos sólidos.

Também é nessa fase, que eles começam a correr, pular, subir em lugares altos e desenvolvem o equilíbrio.

Como são as fases de desenvolvimento dos gatos?

Os gatos demonstram amor a si e a família se limpando e lambendo seus irmãos, é assim que eles se higienizam.

 

Na idade entre 8 e 12 semanas de vida, tudo é motivo de risada para os donos, mas os gatos também se divertem bastante.

Como são as fases de desenvolvimento dos gatos?

Isso porque ele já consegue usar seus músculos da fase adulta, mas ainda precisa aprender a medir distância, altura e velocidade. Os gatos brincam demais nessa idade.

Eu tive uma gatinha que subia em mim e ficava no meu ombro, como se fosse um papagaio. Era uma maneira dela treinar, custei para aprender isso.

3° Fase adulta do desenvolvimento dos gatos – de 3 a 12 anos

Na idade de 3 a 7 anos, os gatos já não brincam tanto como antes, são mais territoriais e passam a maior parte do tempo dormindo – veja o quanto os gatos dormem.

Como são as fases de desenvolvimento dos gatos?

Depois dos 7 anos aos 12 os gatos começam a envelhecer, com isso se tornam mais preguiçosos e tranquilos. Passam ainda mais tempo dormindo ou descansando.

Eles podem até brincar, mas será algo raro. O lado bom é que sua expectativa pode chegar a 25 anos, bem superior à dos cães.

Detalhes que aparecem em mais de uma fase do desenvolvimento dos gatos

Alguns detalhes não podem ser mensurados em apenas uma das fases, pois se tornaria algo repetitivo e cansativo. Entenda agora alguns detalhes que surgem ao longo do desenvolvimento dos gatos:

Como são as fases de desenvolvimento dos gatos?

  • Reprodução: O processo de maturidade sexual dos gatos começa entre 6 e 9 meses de idade. Por isso, os machos dessa idade já podem se tornar pais, mas não é uma boa ideia por questões de saúde. Já as fêmeas conseguem engravidar nessa idade, mas será doloroso e cruel, evite que isso ocorra.
  • Socialização: A partir dos 6 meses, os gatos podem ser mais apegados, por conta dos hormônios
  • Habilidades de caça: Logo no primeiro ano de vida os gatos aprendem a caçar. Após um 1 ano os gatos continuam crescendo, mas numa velocidade mais lenta até os 18 meses de idade. Quando já estão craque na caça.
  • Necessidades nutricionais: As necessidades nutricionais dos gatos mudam de acordo com o seu crescimento e em casos de esterilização. Também por conta de diarreia ou vômito. Ração úmida faz mal para gato?

Devemos ajudar no desenvolvimento dos gatos

Os gatos precisam da gente, assim como nossos filhos e os cachorros. Eles são espertos e inteligentes, mas precisam de cuidados, carinho, amor e segurança.

Veja essa apresentação para saber o que precisa fazer pela saúde do seu gato. E, se quiser ter Um Gato De 14 Vidas, Clique Aqui.

Como são as fases de desenvolvimento dos gatos?

Espero que tenha gostado do artigo, se tiver alguma dúvida deixe nos comentários e por favor, compartilhe em suas redes sociais.

Obrigada por ter lido e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *