Como saber se o Gato está doente em 4 passos simples

Tempo de leitura: 4 minutos

“Socorro! Tem como saber se o gato está doente?”

Um belo dia seu gato acorda meio assim… Sabe? Mole, meio sem ânimo. Você não faz ideia do que pode ser. Pode ser só uma indisposição?

Claro! Quem nunca acordou meio sem ânimo pra nada? Os gatos também têm dias assim, aquela preguiça que não cabe em um só.

Mas a gente conta com uma arma muito eficaz: familiaridade com nosso gatinho. Nós sabemos quando um peludinho agitado está muito calmo, um falante anda meio calado ou o guloso está sem apetite, por exemplo.

Mas como cérebro de mãe é preocupado, fica sempre a dúvida: o que pode ser? Será que ele tem alguma coisa? Aí resolvemos ajudar e acalmar os corações maternos! 

Como saber se o gato está doente:

Como saber se o Gato está doente em 4 passos simples

⇒ Leia também: O Que Fazer Para Encontrar o Seu Gato Perdido

Não é muito difícil conseguir saber quando o seu peludo não está lá muito bem, o gato sempre possui o comportamento em alerta, feliz e curioso. Por isso, como comentei, essa é uma das primeiras situações que devem ser avaliadas, as alterações no comportamento e também na aparência.

Quase sempre eles ficam fraquinhos e podem dormir muito (ainda mais!) e apresentar diversos sintomas como:

  • Falta de apetite;
  • Febre;
  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Diarreia;
  • Inatividade;
  • Pelo sem brilho e outros.

Os Passos

Passo 1: A temperatura é o primeiro passo pra avaliarmos a condição deles. A normal dos gatos é mais alta que a nossa, então podemos considerar normal algo entre 37,5º a 39º.

A gente mede a temperatura deles pelo bumbum (em outros locais não vai medir certo), só precisa da pontinha do termômetro. Por isso você vai precisar separar um termômetro só pra ele, até por higiene mesmo. 

Em último caso, você pode tentar sentir a orelhinha dele e ver se está muito quente, mas com certeza não vai ser tão preciso. Serve só como um indício mesmo.

Passo 2: Depois da temperatura, você vai precisar notar se ele está se alimentando, bebendo água e fazendo as necessidades regularmente e a aparência delas.

Isso é super importante, porque, se for o caso de o gato estar doente, o Médico Veterinário vai precisar de informações e quanto mais e mais precisas elas forem, melhor será o diagnóstico. 😉

Passo 3: Passado isso, você vai prestar atenção na respiração. Ela está muito rápida? Seu gatinho está ofegante? Ele está respirando com a boca muito aberta?

Passo 4: Passando para os sintomas mais graves, vai ser preciso agora notar se ele apresenta sinais de desorientação, tontura ou desmaios.

Então o que a gente pode concluir disso?

Antes de qualquer coisa, o que você tem que ter em mente é que esses passos são para ajudar a identificar SE há algo de errado e ajudar a entender como saber se o gato está doente.

Então nada de ficar tentando acertar O QUE ele pode ter, ok?

Se ele apresentar a maioria dos indícios mais leves ou qualquer um dos mais graves, leve-o IMEDIATAMENTE ao veterinário de confiança, tá bom?

Então a recomendação é não deixar a preocupação de mãe não falar alto de mais (ou baixo demais).

Se o seu gatinho não quiser muito papo, pode só ser que ele tenha acordado em um dia ruim. Mas ele apresentar muitos comportamentos fora do comum, é bom reler aqui pra confirmar, ok?

Abraços,
– Felipe

PS. Participe do nosso grupo no Facebook! Dicas, curiosidades, Humor e tudo mais que precisar sobre seu peludinho!

É só clicar: www.facebook.com/groups/paixaoporgatos


Nem todo mundo tem tempo para ficar checando o site diariamente, certo? Isso me deixou com um dilema.

“Como passar essas informações das pessoas, usando o mínimo do tempo delas?”

Aí eu pensei: “Bom, com a facilidade dos celulares, todo mundo tem e-mail e pode checar a qualquer momento!”

Então eu criei uma lista de e-mail pra te passar tudo que eu sei (e não é pouca coisa) para ter um gato vivendo mais do que o dobro da expectativa!

Caso você queira, pode deixar seu e-mail abaixo e receber todas as dicas direto na sua caixa postal!

Conteúdo VIP

Como saber se o Gato está doente em 4 passos simples

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!


Ah! E não precisa se preocupar. Eu também ODEIO spam. Eu garanto a você que não foi pra isso que a lista foi criada.

Você pode esperar algumas mensagens com dicas e NO MOMENTO que elas deixarem de ser úteis, você pode só clicar opção “descadastrar” que há no final de cada e-mail, ok? =)

Photo Credits: Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *