Como Saber Se Meu Gato Está Com Verme?

Tempo de leitura: 6 minutos

Como saber se meu gato está com verme?

Como saber se meu gato está com verme? Vamos descobrir.

Índice da matéria ‘Como saber se meu gato está com verme?’

  1. Como saber se meu gato está com vermes?
  2. Lombrigas
  3. Tênias
  4. Ancilostomídeos
  5. Vermes do estômago

Se o seu gato tiver sintomas de verme, terá de a levar ao veterinário para determinar que tipo de verme está presente e qual o tratamento adequado.

Como saber se meu gato está com vermes?

Enquanto muitas pessoas pensam em vermes como uma condição que normalmente afeta apenas gatinhos, a verdade é que gatos de qualquer idade podem pegar vermes, ou seja, quer os seus gatos vivam dentro de casa, saiam às vezes ou fiquem lá fora o tempo todo.

Vários tipos de vermes podem afetar os gatos, e embora alguns dos sintomas sejam diferentes de acordo com o tipo de vermes, todos eles compartilham alguns sintomas. Para os fins deste artigo, vamos dar uma olhada em quatro tipos comuns de vermes em gatos.

Como saber se meu gato está com verme

Como saber se meu gato está com verme? Veja os sintomas dos 4 tipos de vermes.

Lombrigas

Lombrigas são um tipo de parasita que comumente infesta gatos – e sim, eles podem se espalhar para os seres humanos.

Lombrigas pode estar em qualquer lugar de 2 a 4 polegadas de comprimento. Elas são de cor clara, geralmente bege ou branco, e suas extremidades são estreitas. Se você vir o que parecem ser filamentos de espaguete no banco do seu gato ou no vômito, é provável que seja uma infestação de vermes redondos.

Para saber se meu gato está com lombrigas verifique por 1 ou mais dos seguintes sintomas:

  • Se ele está barrigudo em um curto período de tempo.
  • Vômito regular.
  • Fezes moles frequentes ou diarreia.
  • Diminuição de energia ou atividade.

Gatinhos, podem obter lombrigas quando estão amamentando, como resultado de larvas de lombrigas nas glândulas mamárias de sua mãe. Um gato de qualquer idade pode pegar lombrigas engolindo os ovos que contêm larvas; o gato come tipicamente o hospedeiro que contém os ovos. Anfitriões de lombriga comuns incluem aves, roedores, baratas e minhocas.

As lombrigas podem ser tratadas usando um produto de vermifugação prescrito pelo veterinário do seu gato.

Tênias

Tênias são outro tipo de verme comumente encontrado em gatos. As pulgas carregam vermes, então a infestação de vermes é tipicamente um efeito colateral de uma infestação de pulgas.

Tênias são bastante visíveis, e aparecem no banco do gato ou na pele que envolve a cauda. Segmentos da tênia se desprendem e passam pelo almofada ou banco do gato, e estes têm uma aparência pequena e semelhante a arroz. Dentro do corpo, uma tênia pode crescer vários centímetros de comprimento. Os sintomas de uma infestação incluem:

  • Perda de peso – de menor a severa
  • Surgimento de segmentos de tênia nas fezes ou presos à cauda ou pele do gato ao redor de seu ânus

Como mencionado acima, os gatos têm vermes das pulgas. As pulgas jovens, ou larvas, comem ovos de tênia e depois crescem em adultos. Se o seu gato acaba engolindo a pulga quando lambe picadas de pulgas ou mastiga a pele, a tênia sai da pulga e se fixa no revestimento intestinal do seu gato, onde ela cresce.

As tênias podem ser tratadas usando um produto de vermifugação prescrito pelo seu veterinário; entretanto, como as pulgas carregam vermes, pulgas adultas, larvas e ovos também devem ser exterminadas e a cama do seu animal de estimação deve ser tratada para evitar outra ocorrência.

Como saber se meu gato está com verme? Devo me atentar aos sinais.

Ancilostomídeos

Ancilostomídeos não são visíveis para o olho humano, ao contrário da maioria dos outros tipos de parasitas.

Ancilostomídeos podem ser transmitidos de gatos para seres humanos se eles andam em uma área infestada com os pés descalços; os ancilóstomos podem penetrar na pele dos pés e entrar no trato digestivo. Eles se alimentam do sangue do gato, o que pode causar anemia. Isto é especialmente perigoso para os gatinhos porque a anemia em um animal pequeno pode causar a morte.

A maioria dos gatos adultos não apresenta sintomas de ancilostomídeos porque se tornam imunes a eles, mas os gatinhos podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Sangue nas fezes do gatinho
  • Aumento da frequência de fezes ou diarréia.
  • Dor no abdômen
  • Fraqueza ou letargia

Um gato normalmente fica com ancilostomídeos a partir de ovos encontrados nas fezes no chão, como um ancilóstomo vai colocar centenas de ovos que passarão para as fezes. As larvas de ancilóstomos, uma vez incubadas, permanecerão nas fezes por semanas. Se o gato pisar nas fezes infectadas, as larvas do parasita podem se prender aos pés do gato; O aliciamento dos pés permitirá que o ancilóstomo entre pela boca do gato, onde viajará para os intestinos. Os ancilóstomos também podem se enterrar na pele de um gato e depois seguir para o intestino.

Após apenas 2 a 3 semanas, as larvas estão maduras o suficiente para produzir seus próprios ovos, produzindo mais larvas. Os gatinhos também podem contrair ancilostomídeos se o leite da mãe estiver infectado com ancilostomídeos.

Os ancilóstomos podem ser tratados com um produto de vermifugação prescrito por um veterinário; 2 ou mais tratamentos podem ser necessários para matar os ancilostomídeos adultos e as larvas após a eclosão.

Todos esses sinais me dizem como saber se meu gato está com verme.

Vermes do estômago

Os vermes estomacais são um tipo de parasita menos comum que infecta os gatos. A maioria das infestações ocorre como resultado de um gato comendo o vômito de um animal infectado.

Esses parasitas são pequenos, normalmente com menos de meio centímetro de comprimento, e geralmente não são visíveis externamente nas fezes de um gato. Os sintomas incluem:

  • Vômito moderado a grave
  • Perda de peso rápida
  • Diminuição da atividade ou letargia

Os vermes estomacais podem ser tratados usando um produto de desparasitação prescrito pelo seu veterinário. Quando os vermes morrerem, eles passarão pelas fezes do seu gato, assim como os ovos mortos pelo tratamento, dentro de 2 semanas, os sintomas devem diminuir.

Mais importante de saber se seu gato está com verme, é prevenir. Isso pode ser feito com a limpeza do ambiente, uma alimentação balanceada e adequada, entre outras formas que você pode conferir aqui.

Existem inúmeras doenças provocadas por vermes e algumas podem ser evitada simplesmente fortalecendo o sistema imunológico do gato, nessa apresentação você verá como tornar a vida do seu gato mais longa e feliz. 

Espero que tenha gostado deste artigo, e que lhe seja útil. Tem algo que queira compartilhar com a gente? Deixa seu comentário. 

E até amanhã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *