Como Prevenir Diabetes Em Gatos: Tudo O Que Você Precisa Saber!

Tempo de leitura: 6 minutos

diabetes em gato  Como prevenir diabetes em gato: Tudo o que você precisa saber 

Índice da matéria ‘Como prevenir diabetes em gato: Tudo o que você precisa saber’:

  1. Certificando-se de que seu gato permanece saudável
  2. Sintomas de diabetes em gato
  3. Alimente seu gato ou gatinho com uma dieta apropriada
  4. Exercite seu gato regularmente
  5. Leve seu gato ao veterinário para exames de rotina
  6. Tenha cuidado ao usar esteroides no seu gato
  7. Prevenção de diabetes em gato

Um número alarmante de gatos está desenvolvendo diabetes. A diabetes é a incapacidade de produzir insulina suficiente para equilibrar os níveis de açúcar no sangue ou glicose.

Se não for tratada, pode levar à perda de peso, perda de apetite, vômitos, desidratação, depressão grave, problemas com a função motora, coma e até a morte. Entenda quando seu gato está saudável, como prevenir a diabetes em gatos, quais são os sintomas e o que fazer!

Certificando-se de que seu gato permanece saudável

Pode ser surpreendente saber, mas a diabetes é uma preocupação crescente entre muitos donos de gatos. Atualmente, aproximadamente 1 em cada 400 gatos é diagnosticado por ano com diabetes.

Veja também: como prevenir doenças que você mesmo pode causar em seu gato.

A maioria dos casos envolve gatos que são alimentados com dietas ricas em carboidratos e pobres em proteínas. Por isso nesse vídeo a gente bate bastante na tecla sobre como alimentar seu gato de forma correta e sobre todas as consequências de não fazer isso!

Mas, assim como em humanos, esse não é o único motivo. Algumas raças são simplesmente predispostas à doença. Como o gato birmanês, que tem 3,7 vezes mais chances de desenvolver diabetes do que outras raças, por isso os cuidados devem ser redobrados.

Sintomas de Diabetes em gato

Os primeiros sintomas da diabetes incluem sede excessiva e micção frequente. A obesidade e a letargia também são indicadores comuns da doença e, na maioria dos casos, o gato desenvolverá um aumento do apetite à medida que a doença progride. Isso porque seu corpo não é capaz de processar a comida que recebe e transformá-la em combustível.

Como Prevenir Diabetes Em Gatos: Tudo O Que Você Precisa Saber!

Se um gato tem diabetes o tratamento é crucial, porque se a doença não for tratada, pode levar a uma ampla gama de complicações de saúde, e essas complicações são debilitantes e potencialmente fatais.

Felizmente, a diabetes em gatos é evitável. Vamos listar agora 5 atitudes que você deve seguir para ajudar a proteger seu animal de estimação de desenvolver diabetes.

Alimente seu gato ou gatinho com uma dieta apropriada

Quase toda comida de gato seca é rica em carboidratos e pobre em proteína. Quando alimentado com ração seca durante um longo período de tempo, o gato corre maior risco de desenvolver diabetes e obesidade. A ração seca para gato também foi apontada para ser ruim para a saúde do trato urinário felino e seus rins também.

Como Prevenir Diabetes Em Gatos: Tudo O Que Você Precisa Saber!

Em vez disso, você deve alimentar o seu gato com uma dieta composta de mais proteínas e menos carboidratos. Para saber mais detalhes sobre como alimentar melhor o seu gato leia também esses artigos abaixo, que são de extrema importância:

Afinal, Qual é A Melhor Ração Para Gatos?

Como Alimentar Melhor Seu Gato e Ainda Economizar.

Exercite seu gato regularmente

O exercício desempenha um papel importante em ajudar a prevenir diabetes em gatos.

Você deve oferecer ao seu animal de estimação um período de brincadeiras todos os dias, bem como um bom suprimento de recursos ambientais enriquecedores, como arranhadores, árvores de gato, brinquedos e muito mais. A estimulação ajudará a reduzir os níveis de estresse do seu gato e, ao mesmo tempo, manterá seu peso baixo.

Como Prevenir Diabetes Em Gatos: Tudo O Que Você Precisa Saber!Para te ajudar com essa tarefa também leia o artigo “Brincando Com Seu Gato – Brinquedos, Jogos e Quantas Vezes Por Dia“.

Leve seu gato ao veterinário para exames de rotina

Ao levar seu gato ao veterinário regularmente para fazer check-ups, você pode realizar várias medidas preventivas. Por exemplo, seu gato será pesado durante cada visita, para que assim o veterinário possa monitorar seu peso com mais cuidado.

O veterinário também irá realizar um exame físico completo em seu gato, o que permitirá que ele consiga diagnosticar qualquer problema em potencial, tratando seu animal de estimação antes que o problema tenha a chance de piorar.

Como Prevenir Diabetes Em Gatos: Tudo O Que Você Precisa Saber!

Embora muitos donos de animais não queiram gastar dinheiro em visitas veterinárias quando seu animal de estimação parece estar saudável, isso pode economizar muito dinheiro, pois o tratamento de uma doença desenvolvida pode ser muito mais caro do que as visitas preventivas de rotina ao veterinário.

A gente fala sobre isso em mais detalhes aqui nesse vídeo também.

Peça ao veterinário para realizar exames de triagem de sangue e urina

Se você tem uma raça de gato propensa a diabetes, ou acha que seu gato pode estar em risco, peça ao seu veterinário para realizar exames de triagem de sangue e urina durante sua próxima visita.

Um resultado normal do teste não só descarta a diabetes (assim como várias outras doenças perigosas), mas também dará ao veterinário uma base sobre o seu animal de estimação, que pode ser comparada a testes posteriores no futuro.

Tenha cuidado ao usar esteroides no seu gato

Se você tem um gato que é obeso ou considerado em risco para desenvolver diabetes, então você vai querer praticar extrema cautela ao administrar esteroides, caso eles sejam usados ​​para tratar outro problema.

Como Prevenir Diabetes Em Gatos: Tudo O Que Você Precisa Saber!

A razão para isso é porque os esteroides diminuem a eficácia da insulina no corpo de um gato, potencialmente levando ao desenvolvimento de diabetes em gatos. Em alguns casos, esteroides podem ser necessários e podem salvar vidas nas situações certas, mas é sempre importante pesar o risco versus o benefício antes de usá-los.

Prevenção de diabetes em Gatos

A maioria dos gatos, quando tratados adequadamente, têm muito pouco risco de desenvolver diabetes. Só é preciso uma dieta saudável, muito exercício e visitas veterinárias de rotina. Dessa forma seu animal de estimação provavelmente nunca terá que se preocupar com o desenvolvimento dessa terrível doença.

Como Prevenir Diabetes Em Gatos: Tudo O Que Você Precisa Saber!Veja essa apresentação para entender o que você pode fazer pelo o seu gato. E, assim evitar diversas outras doenças que você mesma(o) pode estar causando em seu gato sem querer.

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. 😉

Obrigado por ter lido e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *