Como Manter Seu Gato Calmo à Noite

Como Manter Seu Gato Calmo à Noite

O seu gato fica extremamente animado a noite?

Existem alguns gatos que são amentes da noite, fazendo barulho e se mantendo acordados pela madrugada.

Provavelmente, você como tutor não é muito fã desse tipo de comportamento, e também não sabe o que fazer para que essa situação deixe de ser um problema.

Naturalmente, é normal que os gatos fiquem mais animados a noite, porque seus ancestrais ficam acordados nesse horário para caçar.

Obviamente, essa não é a realidade dos nossos gatos, então felizmente, existem passos que você pode seguir para ajudar a acalmar seu gatinho à noite, para que você possa descansar e relaxar.

Agende a hora das refeições e da diversão na hora certa

Como Manter Seu Gato Calmo à Noite

Uma maneira de preparar o seu gatinho para dormir é programando a propriedade para o jantar e para as brincadeiras noturnas, seguir esses dois passos faz muita diferença no relógio biológico do seu gato.

Se você alimenta o seu bichano no horário do jantar, ele provavelmente vai querer dormir, porque eles tendem a descansar após de se alimentarem.

Se o horário do jantar for extremamente no final da tarde, pode ser que o gato ainda te acorde pedindo mais comida.

A opção aqui pode ser comprar um comedouro automático, que despeja pequenas quantidades de comida enquanto você dorme.

Apenas reduza a quantidade de ração nas refeições, para que ele não acabe ganhando muito peso.

Além de uma refeição bem completa, os gatos amam relaxar ou tirar uma soneca depois de uma sessão de brincadeira.

Ela serve para liberar o excesso de energia, e também estimular o seu instinto de caça.

Por isso, utilize muito dos brinquedos interativos durante a noite, use brinquedos que o seu gato possa perseguir, atacar e agarrar.

Brinque muito com o seu gato até perceber que ele está cansado.


Leia Mais: Livros Digitais Sobre Gatos Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até Duas Vezes Mais Que a Média Normal


Fornece enriquecimento ambiental

Como Manter Seu Gato Calmo à Noite

Se tem dias que você não está com animo para participar de brincadeiras com o seu gato, ou então, se quer que o seu gato tenha atividades para fazer enquanto você está dormindo, existem muitos brinquedos que você pode deixar pela casa.

Isso incluem bolinhas, ratos de pelúcia, qualquer brinquedo que o seu gato ame e que não tenha o risco de ele engolir, assim, ele poderá brincar sozinho.

E  também, há uma variedade de brinquedos com alimentos que podem ser uma boa companhia, bolas com petiscos, jogos de quebra-cabeça e brinquedos automatizados.

Que vão manter o seu gato entretido nesse momento, sem atrapalhar o seu sono.

Esses mesmos tipos de brinquedos, também podem tornar mais fácil para o seu gato se manter mais ativo durante o dia, fazendo com que ele fique mais cansado à noite.

Se o seu gato fica entediado durante o dia, e cochila enquanto você está no trabalho, ele estará muito mais acordado e pronto para interagir e brincar quando você chegar em casa.

Você também pode instalar pontes, estantes, redes nas janelas, desde que elas sejam bem protegidas, para que o seu gato possa olhar para o lado de fora – eles amam isso.

Outra opção é usar vídeos para gatos na televisão, árvores específicas para gatos, são diversas as opções de enriquecimento ambiental, e elas são ótimas para o gato.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Como Manter Seu Gato Calmo à Noite

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Mais um gato na família

Como Manter Seu Gato Calmo à Noite

Um único gato que passa muito tempo sozinho quando você não está em casa, pode ficar entediado e se sentir solitário, e isso pode fazer com que ele queira interagir com você durante a noite, e até tarde da noite, para ganhar mais atenção.

Se o seu gato é o único animal de estimação da casa, pode ser uma boa opção encontrar um amigo para ele, um gatinho que ele possa brincar e interagir sempre que você não estiver por perto, o mesmo quando você dorme.

Com um amigo felino, ele poderá dormir junto com ele, compartilhar brinquedos e não vai se sentir excluído nesse momento, porque terá uma companhia felina.


Leia Mais: E-books Mostram Como Prevenir Doenças Em Gatis e Assim Evitar Perder Seu Filhinho Peludo Antes da Hora


Certifique-se de que seu gato está saudável

Como Manter Seu Gato Calmo à Noite

Se você perceber que seu gato vagueia inquieto pela casa à noite, e se ele chora ou mia muito, ele pode realmente ter um problema de saúde que está causando desconforto ou dor.

Principalmente se for o caso do seu bichano não tem comportamentos desse jeito.

Portanto, é melhor ter seu animal de estimação examinado por um veterinário para descartar quaisquer problemas de saúde.

Depois de saber que o comportamento noturno do seu gato não está relacionado a um problema médico, simplesmente enriquecer seu ambiente, e passar um tempo com ele antes de dormir pode ajudá-lo a dormir em paz.

Afinal, ter uma boa noite de sono também é importante para os gatos.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *