Como Fazer Para Meu Gato Parar De Morder

Tempo de leitura: 4 minutos

Como fazer para meu gato parar de morder

Como Fazer Para Meu Gato Parar De Morder

            A maioria dos gatos possuem o comportamento de morder, principalmente quando eles são filhotes, que a mordida é associada a uma brincadeira. Porém, nós sabemos que as brincadeiras com gatos as vezes podem machucar e infelizmente não são todas as pessoas que gostam disso, por isso muitos donos se perguntam “como fazer para meu gato parar de morder?”.

            Hoje nós vamos comentar sobre como você pode reparar quando isso acontece e quais medidas você deve providenciar para reduzir as mordidas.

Conteúdo VIP

Como Fazer Para Meu Gato Parar De Morder

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Castração de gato para evitar mordida

            A castração tem vários benefícios, tanto para os machos quanto para as fêmeas. Alguns deles são:

  • Redução do comportamento agressivo
  • Prevenção de tumores
  • Prevenção de doenças

            Porém, vale lembrar que a castração deve ser feita em um lugar adequado e com segurança. Não se deixe levar pelo preço mais barato, pois, lugares muito baratos não investem em qualidade de cirurgia.

Consulte seu veterinário

            Caso a mordida ocorra em momentos bem específicos, por exemplo, quando você encosta na coluna do gato, muitas vezes morder é um sinal de “Não encoste aqui, eu estou com dor”.

            Mas nesse caso o gato só irá te morder se você realizar a ação e não de maneira involuntária do nada. Por isso, consulte o seu veterinário caso isso esteja ocorrendo.

Não encoste em locais que o seu gato não gosta

            Muitos gatos não gostam de receber carinho em algumas partes do corpo. Vamos supor que você está tendo o primeiro contato com um gato e faz carinho na região da barriga, os gatos não gostam porque se sentem expostos.

            Geralmente com pessoas conhecidas o gato não tem esse problema de exposição. Mas os lugares podem ser outros, portanto, conheça bem o seu gatinho.

⇒ Leia também:  Descubra o Segredo dos 3 Pilares Que Podem Fazer Seu Gato Viver Até o Dobro da Expectativa de Vida Média Esperada

Entenda o seu gato

            Ainda acrescentando sobre o trecho acima, conhecer o seu gato é fundamental para o processo de como fazer seu gato parar de morder, cada gato tem uma personalidade e pode não gostar de determinados carinhos e agrados.

            Muitas pessoas pegam o gato no colo e ele responde com mordidas, é uma coisa a evitar se ele não gosta. A maneira de converter isso é sempre com uma recompensa!

Observe seu gato

            Se o seu gato estiver agressivo ele irá indicar com o próprio corpo qual será o próximo passo dele. Geralmente eles mordem quando estão em estado de alerta ou então rosnando. Nesses momentos não se aproxime porque a probabilidade de você ser mordido é grande.

Cuidado com as brincadeiras

Como Fazer Para Meu Gato Parar De Morder

            Quando a gente tem um gato filhote, é normal usarmos os nossos dedos ou mãos para eles brincarem. Porém, essa brincadeira vai ficar armazenada na memória dele. A questão aqui é ensinar desde cedo ele a brincar com seus brinquedos, assim, ele não irá associar que dedos são brinquedos.

Quais medidas eu devo tomar e o que fazer para o meu gato parar de morder?

            A paciência e o respeito são as bases de qualquer ensinamento. Para isso, vamos te dar quatro dicas importantes para evitar o comportamento agressivo ou de mordidas do seu gato.

  1. Entenda qual é o comportamento do seu gato: avalie sempre em qual momento ele sente vontade de morder, se é quando ele quer brincar, está estressado ou tentando se defender. Observado esses pontos, você saberá quais medidas tomar com os próximos passos.
  2. Brinquedos: os brinquedos são essenciais para um gato, pois eles terão bastante tempo para se divertir, reduzir o estresse e não usar os dedos dos donos como brinquedos.
  3. Mostre que você é o tutor: não estamos falando para você brigar com o seu gato ou usar a violência, isso jamais! Você deve mostrar a ele as palavras de negação, como o “não”, sem dar risadas, sem gritar, somente de maneira firme, para ele entender que está fazendo algo errado.
  4. Espirre água: espirrar água é um estimulo negativo para os gatos, você pode usar um borrifador, toda vez que ele morder ou fizer algo errado, é só utilizar uma borrifada e dizer para ele não fazer isso. Como os gatos são espertos, eles vão associar que se morderem irão receber um pouco de água no rosto.

            Essas são as medidas e os cuidados que você precisa ter para conhecer o comportamento do seu gato e quais são as alternativas que você pode ter para evitar esse problema. Toda vez que você se perguntar ‘como fazer para meu gato parar de morder’ dê uma olhadinha nessa lista e aplique todas as dicas! 😉

6 Comentários


  1. Muito obrigada. Adorei as dicas. muito importante os alertas. Vejo muito descuido como se os animais não sentissem sofrimento. Continuem postando. Outra dica: Os animais não são bibelôs; é bom adotar dois para não sentirem solidão. E não darem tanto banho e perfumes e enfeites;principalmente, coleiras com sininhos.
    Não tentem humanizar, e, fazer do bichinho um brinquedo.

    Responder

      1. Tenho uma gatinha a aproximadamente 08 anos ,adotei bem novinha (01 mes aprox.) a mãe dela e os irmão moreram na boca de uns cães bravos ,ela estava só em outra cidade.Estava, cheia de parasitas .Bicho de pé, pulgas e carrapatos.Moro em apartamento ,ela nunca aceitou outro gato aqui ,vira uma fera,e se eu insistir ela me morde.Gosta de passear de carro. Já teve câncer ,fez cirurgia e tiraram todas tetinha de um lado.Ela fica só o dia todo ,o que posso fazer para ela não se sentir tão só .Percebo a carência dela quando chego,pois ela fica atraz da porta me esperando ,se abro o guarda roupa para pegar umas roupas para colocar numa mala,é o maior sofrimento .Peço sugestões.

        Responder

        1. Jô, se possível você pode dar um irmãozinho ou irmãzinha a ela! Essa história de gatos serem anti sociais é balela. Eles gostam sim de ter seus momentos sozinhos (quem não gosta?). Mas isso não quer dizer que eles não aproveitem a companhia uns dos outros. Além disso você também deve pensar em melhorar o enriquecimento ambiental do apartamento. Botar brinquedos, arranhadores, coisas onde ela possa subir, escalar, etc. Transforme (claro, na medida do possível) seu apartamento em uma mini selva, pra que ela se sinta ocupada e se divirta enquanto você não tiver. 😉

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *