Como Fazer Para Meu Gato Não Urinar No Sofá

Tempo de leitura: 4 minutos

Muita gente nos manda e-mail perguntando “como fazer para meu gato não urinar no sofá“. Se o seu gato está urinando no sofá ou em qualquer outro lugar além da caixa de areia, alguma coisa de errada está acontecendo. Urinar em um local não usual pode ser considerado uma alteração de comportamento, para chamar a atenção ou quando estão muito estressados.

Além de chamar a atenção, esse comportamento é comum em gatos machos, que sentem a necessidade de marcar o seu território. E isso pode ser uma grande dor de cabeça, não é? Pois a urina do gato já tem o odor mais característico e pode espantar as visitar, além de ser totalmente desconfortável.

Hoje vamos apresentar algumas opções do que fazer, para evitar com que seu gato urine no sofá, ou em qualquer outro lugar incomum da sua casa.

Como fazer para meu gato não urinar no sofá

Como fazer para meu gato não urinar no sofá

Fique atento aos seguintes sinais:

O gato estar urinando em um lugar não usual, pode indicar também uma condição clínica, na qual o médico veterinário precisa avaliar o que está acontecendo. Antes de tudo, verifique as seguintes informações:

  1. Leve seu gato ao médico veterinário para assegurar que ele não está com nenhum problema fisiológico.
  2. Alguma alteração no ambiente pode ter provocado infecção urinária?
  3. Um gato novo foi introduzido na casa? Pode ser por isso que o seu gato esteja demarcando território em outros lugares.

⇒ Leia também:  Descubra o Segredo dos 3 Pilares Que Podem Fazer Seu Gato Viver Até o Dobro da Expectativa de Vida Média Esperada

Produtos para evitar com que o gato urine no sofá

A melhor opção para responder a pergunta de “como fazer para meu gato não urinar no sofá” é comprar produtos que vendem em lojas de animais mesmo. Comprando o produto é só aplicar no local em que o seu gato está com o hábito de urinar, aqui no caso, o sofá.

Se você não quer gastar dinheiro comprando produtos, evite usar alimentos ou outras coisas que possuam o cheiro forte. Porque não são todos os gatos que irão se afastar, muitos são curiosos e podem até acabar ingerindo o alimento.

  • Você pode experimentar colocar um pouquinho de pimenta nos locais, ela tem o cheiro forte e os gatos não se sentem atraídos por ela. Opte pela pimenta em pó!
  • Use vinagre! É só misturar com um pouco de água e borrifar ou então limpar o local que ele costuma urinar, o cheiro forte também irá espantar ele.
  • Experimente usar suco de limão. A dica é a mesma, é só borrifar no local em que o gato urinou, como o limão é ácido e tem o cheiro forte, provavelmente ele irá se manter distante.

Conteúdo VIP

Como Fazer Para Meu Gato Não Urinar No Sofá

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Outras soluções para evitar com que o gato urine no sofá

Tenha uma limpeza constante do lugar, seja com água e álcool, evite usar produtos químicos que tenham o cheiro forte, como a amônia, água sanitária ou lixivia. Após a limpeza com água e álcool espere secar e então aplique o produto desejado no local.

Limpe sempre a caixa de areia, muitas vezes o gato tem o comportamento de urinar em outro local porque a sua caixa de areia não está limpa. É uma dica bem simples para se seguir e que pode trazer resultados ótimos.

Adestramento também pode ser uma solução para evitar que seu gato urine no sofá ou em locais indesejados, para saber mais sobre o assunto só clicar aqui.

A última dica se nenhuma das opções resolverem, é optar pela castração, para evitar principalmente a marcação de território em excesso. Porque o seu gato provavelmente ainda continuará sentindo a necessidade de marcar território, seja ele macho ou fêmea, para atrair um parceiro.

  • Com a castração o gato não sentirá a necessidade de ficar urinando em diversos lugares em busca de um parceiro.

Essas são as principais dicas e soluções para responder a pergunta “como fazer para meu gato não urinar no sofá”, além de também fazer com que você consiga evitar que o seu gato urine em qualquer outro local indesejado.

Qualquer dúvida, sempre consulte o médico veterinário ou até um especialista em comportamento animal caso o problema não se resolva.

Existem diversos outros comportamentos dos gatos e também necessidades que eles possuem que precisamos entender. Para saber ainda mais dicas de como tratar o seu gato e melhorar o comportamento dele assine a nossa lista VIP com dicas exclusivas clicando aqui.

16 Comentários


  1. Bom dia , meu gato já foi castrado, n deixo a caixa de areia suja , já usei esse meta do de gorrifar com água e vinagre ou álcool mesmo assim ele ainda faz xixi no sofá ?
    Já levei ao veterinário ele está ótimo de saúde, então n sei mais q fazer.
    Um detalhe q estava esquecendo, ele faz só a noite , escondido de todos!?

    Responder

    1. Vanessa. Se está tudo bem de saúde, então é algo comportamental puramente. Ele sempre fez isso ou é um comportamento recente? Se começou há pouco precisamos ver se teve alguma mudança na rotina dele, talvez um irmãozinho tenha chegado na casa, a mamãe esteja trabalhando mais ou algo do tipo. Gatos são extremamente sensíveis a mudanças, mesmo que mínimas. A minha sugestão é que você olhe de perto qualquer coisa que possa ter interferido com a rotina comum dele, ok?

      (Essas e outras informações foram tiradas do Guia Para Um Gato de 14 Vidas. Maiores informações aqui: http://www.paixaoporgatos.com/queromeugatoprasempre)

      Responder

    1. Luiz, obrigado por separar um tempo pra escrever pra nós. As dicas são parecidas. Mas é interessante ver o que tem nesse local em especial. Tente fazer a higiene bem concentrada para não deixar cheiro e fazer com que ele entenda que ali é o local pra isso. Talvez seja a hora de castrar também e com urgência, caso não tenha feito ainda, ok? =)

      Responder

  2. Olá , o meu gato ultimamente não para de urina no sofá , não sei oque esta acontecendo com ele , antes ele urinava no ralo do banheiro
    Já passei água sanitária , mais não resolver , sempre ele vai la e urina no sofá…
    Não sei mais oque fazer

    Responder

  3. Tenho uma gata que está aqui desde Janeiro de 2016. Chegou com 2 meses já teve cria e a 2° e 3° cria ela comeu! Agora está urinando encima da caixa d’água! Estou preocupada pq tenho criança e dois idosos! ouvi dizer que a urina de gato transmite toxoplasmose! ou a mesma doença da transmitida pela urina de rato! vou tentar essas dicas! caso não consiga, por questão de saúde queria tira-la daqui! onde eu posso levar ?

    Responder

  4. Oi eu ganhei uma gatinha ela tem uns 2 meses ela usa a caixa de areia o dia todo mas de noite ela faz xixi no sofá pq e o que devo fazer?

    Responder

    1. Oi, Paloma. Recomendo que dê uma olhada nos posts sobre isso aqui no site, vai achar muita informação útil. Se quiser também poder ir direto ao capítulo sobre isso no Guia para um gato de 14 vidas. =)

      Responder

  5. Olá! Eu tinha dois gatos e fui morar com meu namorado há cerca de 4 meses. Juntamos os quatro e não foi nada fácil. Há aproximadamente 2 meses encontramos uma filhotinha abandonada e resgatamos. Nossa casa e grande e temos 6 caixas para eles. Acontece que estão fazendo xixi na casa toda. Em todos os lugares possíveis. São 3 fêmeas (duas castradas) e dois machos (castrados). Eles não tem problemas de saúde e as caixas são limpas constantemente. Não sei oque fazer.

    Responder

  6. Tenho três gatas duas são castradas é uma não …estao urinando no sofá e a que faz isso é as duas castradas …
    Já fiz todos esses procedimentos q vcs disseram …é nada resolvido .
    Não sei mais o q fazer …amo essas bichanas ….me ajudem por favor ….

    Responder

  7. Olá.
    Tenho um gato macho castrado de aprox 6 anos..
    Tive um bebê há 3 meses, e o gato faz xixi no berço sempre…
    Acho q é por ciúmes, pois é só ali q ele faz fora da caixinha…
    O q posso fazer???

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *