Como Fazer Para Meu Gato Não Fugir?

Tempo de leitura: 4 minutos

Os gatos possuem o instinto de caça e exploração bastante aguçado, isso vem desde seus antepassados, que gostavam muito de explorar diversos territórios atrás de uma presa. O mesmo segue para os tempos atuais, muitos gatos gostam de dar um passeio pela região que moram e depois retornam pra casa. Por conta desse instinto muitas pessoas acabam se perguntando “como fazer para meu gato não fugir”, e é justamente essa resposta que daremos hoje.

Muitas vezes esses passeios podem ser um problema, afinal, a rua está cheia de doenças, podendo ter outros animais doentes ou até sofrer acidentes durante o trajeto. É claro que o seu gato pode ser criado solto, mas o ideal é que tenha um cuidado especial e que ele seja principalmente condicionado a ficar dentro do seu espaço e assim evitar que seu gato fuja.

Como Fazer Para Meu Gato Não Fugir


Índice da Matéria

  1. Como fazer para meu gato não fugir?
  2. Como funciona o enriquecimento ambiental?
  3. A castração evita fugas dos gatos?
  4. Posso passear com meu gato?
  5. Existe microchip para gatos?

Como fazer para meu gato não fugir?

Antes de se mudar para uma casa ou então um apartamento é importante colocar tela nas janelas e sacadas. A dica é bastante válida para apartamentos e casas com mais de um andar, para evitar fugas e quedas indesejáveis. Isso é bastante importante para evitar que seu gato fuja.

Além das telas de proteção, para evitar que seu gato fuja, é importante o felino se sentir à vontade dentro da sua casa. Para isso, busque ferramentas que irão tornar o ambiente mais agradável para o seu bichano, para que ele ame estar lá dentro.

  • Uma ótima dica é usufruir do enriquecimento ambiental, que torna o ambiente mais atrativo para o gato!

Conteúdo VIP

Como Fazer Para Meu Gato Não Fugir?

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Como funciona o enriquecimento ambiental?

Pra você que se pergunta "Como fazer para meu gato não fugir?", o enriquecimento ambiental é o emprego de estratégias que vão evitar com que o seu gato tenha comportamentos diferentes além de promover o entretenimento. Esse enriquecimento é dividido em algumas categorias como:

  • Físico
  • Mental

Os gatos sempre gostam de ficar nas alturas, não é mesmo? Para isso você pode criar um ambiente com prateleiras ou até aqueles móveis altos específicos para gatos.

Outra dica que os gatos amam são os arranhadores ou aquelas plantinhas específicas para gatos.

E a dica mais importante do enriquecimento ambiental é disponibilizar brinquedos para o gato, seja pela casa ou então estimular ele a brincar sozinho.

Você encontra diversas informações sobre enriquecimento ambiental no Guia Para Um Gato de 14 Vidas

A castração evita fugas dos gatos?

Muitos gatos acabam fugindo quando alguma fêmea vizinha ou próxima do local está em cio. Quando eles acabam detectando isso, as chances de fuga são bem grandes. Então a resposta é sim, a castração é uma ótima maneira de fazer com que seu gato não fuja também! A castração ajuda a minimizar esse instinto sexual, principalmente no caso dos machos.

Posso passear com meu gato?

É claro que pode, assim como deve! Não estamos nos referindo a dar voltas enormes no parque, mas sim, levá-lo para uma pracinha ou algum local que ele goste muito.

  • Lembre-se de acostumar o gato aos poucos com o passeio, sempre levando primeiro no colo e depois tentando soltá-lo aos poucos quando ele estiver mais a vontade.
  • Sempre escolha locais mais tranquilos, que não tenham outros animais e que não sejam barulhentos, se não, o seu gato poderá se assustar bastante. Acredite em mim, pelo menos pelos metade das pessoas que querem saber 'como fazer para meu gato não fugir', não se atentam a isso!

Existe microchip para gatos?

Existe sim! E ele é uma ferramenta bastante eficaz em casos de fuga de gatos. A aplicação do microchip pode acontecer em qualquer clínica veterinária, nele serão inseridos todo seus dados em um banco de cadastros, facilitando o processo de resgate do gato.

  • A aplicação do microchip é totalmente indolor e ele se parece com um grão de arroz
  • É importante deixar o seu cadastro sempre atualizado

Caso você não goste do microchip, pode optar por uma coleira com uma corrente com seus dados, como o telefone e nome do animal. Porém, ainda achamos o microchip uma opção mais segura. Mas, claro, é sempre melhor saber como evitar que seu gato fuja.

Caso aconteça o pior e o seu gatinho infelizmente venha a fugir, leia esse artigo onde damos todas as dicas do que fazer caso o seu gato fuja.

Para finalizar, é importante lembrar que todos os hábitos para tornar o gato mais caseiro, devem ser feitos desde que o gato é filhote, para ele se acostumar e entender que aquele é o ambiente dele. Assim, o seu bichano ficará mais seguro e você não terá tantas preocupações com casos de fuga. Espero que esse artigo tenha ajudado a te dar todas as respostas a pergunta “como fazer para meu gato não fugir”.

Tem mais alguma dica? Compartilha com a gente nos comentários!

4 Comentários


  1. Mais um post incrível! Parabéns pelo site! Estou adorando o meu Guia também!

    Responder

  2. Boabtarde, eu li o artigo e gostei das dicas. Porém meu caso é um pouco mais específico estou me mudando para o interior, irei morar num sítio com bastante espaço e estou preocupada quanto a adaptação dos meus gatos, tenho 4 gatos, dois machos e duas fêmeas todos castrados, eles vivem dentro de casa e até vão ao quintal, mas eu não sei se la eles vão respeitar esses limites do sítio, apesar de ser tudo murado eles facilmente poderam pular o muro. Nessa situação é válida mesma proposta que a do artigo, nunca me mudei com eles e agora será uma mudança bem drástica, estou entrando com floral de adaptação para eles antes da mudança, mas estou bem preocupada com isso. A mudança é justamente para que eles tenham mais espaço juntamente com os cachorros que eu também tenho, se vcs puderem me ajudar ficarua extremamente grata!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *