Como Fazer o Gato Parar de Miar de Madrugada

Como Fazer o Gato Parar de Miar de Madrugada

O seu gato tem miado muito à noite? Se a resposta foi que sim, nós sabemos que isso incomoda bastante, tanto o seu sono como o dele. Aqui nós vamos ensinar como fornecer uma boa noite de sono para o seu bichano.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Como Fazer o Gato Parar de Miar de Madrugada

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Baixe o e-book e consiga muitas outras dicas além de como fazer o gato parar de miar de madrugada

Quais são as razões que o seu gato está miando de madrugada?

Como Fazer o Gato Parar de Miar de Madrugada
Como fazer o gato parar de miar de madrugada: Razões disso acontecer

Existe uma série de motivos que podem estar desenvolvendo esse tipo de comportamento no seu gato. Vamos comentar a respeito de alguns deles:

  • O seu gato ama caçar

Gatos que tem o instinto mais caçador gostam de ficar miando ou brincando de caçar durante a madrugada. Isso ocorre até com os grandes felinos, o momento de caçar é sempre à noite quando as presas estão dormindo.

  • O seu gato não é ativo no dia

Se o seu gato passa o dia inteiro dormindo, alguma hora ele vai acordar e querer se manter acordado e ativo. Isso pode acontecer muitas vezes à noite ou com responsáveis que não estimulam atividades com seu gato.

  • Pode acontecer se o seu gato estiver vendo algum animal ou até se estiver escutando barulhos fora da casa e acabar se incomodando.
  • A última refeição

Os horários das refeições sempre devem ser bem estabelecidos, se você janta às 18:00h pode ser que o seu gato já sinta um pouco de fome durante a madrugada. O que pode ser feito é dividir um pouco as refeições, fornecendo um lanche noturno.

  • Mudança de casa

Os gatos são extremamente sensíveis a mudanças na rotina.

Vamos supor, se na sua antiga casa a janela ficava de um lado e agora a nova janela fica de outro batendo muita luz… Isso pode fazer com que o seu gato acorde mais cedo e fique miando.

  • Problemas de saúde

Se o seu gato nunca teve o costume de ficar miando durante a madrugada, tenha cuidado, pois pode ser que ele esteja com um problema de saúde e esteja querendo te avisar.

  • Gatos mais velhos podem começar a apresentar problemas de demência e acabarem miando demais quando ficam confusos.

Caso ache que pode ser algum problema de saúde procure um médico veterinário.

  • Gato adotado recentemente

Quando os gatos são filhotes o processo de afastá-los de sua mãe e de seus irmãos pode ser bastante trágico, fazendo com que inicialmente o processo de adaptação seja bastante triste.

Como fazer o gato parar de miar de madrugada?

Como Fazer o Gato Parar de Miar de Madrugada
Como fazer o gato parar de miar de madrugada: Veja todas as opções do que fazer

Não desista, para tudo há uma solução e isso não seria diferente para esse problema.

Separamos uma lista com soluções, mas tenha em mente que caso o problema não seja resolvido, você deve procurar ajuda de um especialista sem hesitar.

  • Dê a última refeição mais tarde

Você pode dar a última refeição mais tarde ou então dividi-la em duas partes, dando um lanche noturno mais leve. Há pessoas que fornecem um lanche as 17:00 e então o jantar as 22:00, fica a seu critério.

  • Mantenha seu gato acordado durante o dia

A melhor maneira para fazer o seu gato dormir muito bem à noite e não ficar acordando durante a madrugada é mantê-lo entretido durante o dia.

Seja com brinquedos espalhados pela casa e até com o enriquecimento ambiental. A solução é muito simples, se o seu gato se mantém ocupado durante o dia, a noite a única coisa que ele irá querer fazer é dormir.

  • Ignore quando o seu gato começar a miar

Pode parecer difícil fazer isso, principalmente porque incomoda bastante.

Mas há gatos que tem esse tipo de comportamento para chamar atenção, principalmente quando o afeto necessário não está sendo fornecido. Tenha paciência se for comprovado que esse é o caso.

  • Arrume o horário de caçar

Algumas horas antes de dormir você pode brincar com o seu gato, seja com brinquedos ou até com o próprio lazer.

Utilizar mais brincadeiras que gastem energia (além das utilizadas no horário diurno) vão fazer o seu gato querer dormir o quanto antes possível.

Vale ressaltar que qualquer mudança drástica de comportamento no seu gato deve ser analisada cuidadosamente e na maioria dos casos levadas para um médico veterinário.

Caso o problema não seja clínico e sim uma questão comportamental, um especialista na área de comportamento animal pode solucionar o problema.

O que mais posso fazer?

Como Fazer o Gato Parar de Miar de Madrugada
Como fazer o gato parar de miar de madrugada: o que mais dá para fazer?

Como foi possível ver durante todo o artigo, os principais motivos que fazem um gato miar de madrugada são comportamentais.

Alguns também podem ser questão de saúde.

Portanto, é muito importante que o tutor tenha ao menos o conhecimento básico tanto do comportamento dos nossos felinos quanto do básico de sua saúde, para assim evitar doenças.

Para se aprofundar nas questões de saúde (evitando assim doenças) e também comportamentais, recomendo que assista a esse vídeo completo que separamos para você clicando aqui nesse link.


Você já sabia tudo que falamos aqui sobre como fazer o gato parar de miar de madrugada? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *