Como Fazer Dois Gatos Se Darem Bem?

Tempo de leitura: 5 minutos

Como fazer dois gatos se darem bem?

Veja como fazer dois gatos se darem bem, e ajude seus gatos!

Índice da matéria ‘Como fazer dois gatos se darem bem?’:

  1. Mantenha seus gatos separados no início
  2. Lentamente deixe os gatos se verem
  3. Faça a introdução face a face
  4. Essa é a melhor maneira de como fazer dois gatos se darem bem

Muitos amantes de gatos têm mais do que um gato na sua família. Os gatos podem ser companheiros de brincadeiras e ajudar a enriquecer a vida de todos! No entanto, introduzir um novo gato em uma casa que já tem um gato pode exigir tempo e paciência.

Colocar dois gatos em um ambiente sem a devida consideração de suas posições é apenas pedir problemas.

Veja também: como prevenir 7 doenças que os próprios donos de gato causam.

Deve-se levar em consideração a posição do gato que já mora na casa, assim como a posição do gato recém-chegado. Mas, com uma introdução cuidadosamente planejada, os gatos podem facilmente aceitar um ao outro e tornar-se amigos da vida inteira.

Aqui estão algumas dicas de como fazer dois gatos se darem bem.

Mantenha seus gatos separados no início

Configure uma sala de isolamento especial para o seu novo gato. Isso fornecerá a ele um local seguro para se acostumar com seu entorno e o novo território, além de permitir que você controle como e quando seus dois gatos irão se encontrar.

A sala especial para o seu novo gato deve ter tudo o que ele precisa – uma caixa de areia, comida/água, alguns esconderijos aconchegantes, um arranhador e brinquedos.

Os dois gatos devem ser capazes de se cheirar e se ouvir. Você pode fazer isso alimentando os dois gatos perto da porta da sala de isolamento para que eles aprendam a associar o cheiro e o som um do outro com uma experiência positiva.

Você sabe como fazer dois gatos se darem bem?aplique essas dicas e faça seus gatos serem felizes e se darem muito bem.

Depois de 2 a 3 dias, alguns especialistas em gatos recomendam trocar a localização dos gatos para que eles possam se acostumar com os cheiros um do outro.

Muitos estudiosos de comportamento felino recomendam esfregar os gatos com a mesma toalha para misturar seus aromas. Há um método testado e comprovado: use uma meia limpa para esfregar o rosto do novo gato para capturar seus feromônios faciais. Então, deixe a meia perto do gato antigo e deixe-o investigar por conta própria.

Depois de mais alguns dias, o próximo passo é brincar com cada um dos gatos perto da porta, construindo associações positivas com o cheiro do outro gato. Este jogo ajuda cada gato a associar o outro gato a algo bom.

Lentamente deixe os gatos se verem

Se tudo parecer estar indo bem e seus gatos não estiverem assobiando ou roncando sob a porta um para o outro, depois de uma semana você pode tentar apresentar visualmente os gatos.

Instalando uma porta de tela ou até mesmo um portão de bebê alto (que nenhum dos dois gatos possa pular, claro) pode funcionar. É útil ter outro humano com você, para que haja uma pessoa e um gato em cada lado da barreira.

Continue alimentando, brincando e dando as guloseimas aos gatos, mas não force! Se um gato não comer sua comida ao lado da tela, tente mover o prato de comida a alguns metros de distância.

Deixe os gatos determinarem o quão perto você move o prato. Se ambos os gatos estiverem comendo confortavelmente, tente mover o prato um pouco mais para perto, mas não tenha medo de começar com os pratos de comida a 1 ou mais metros de distância.

Faça a introdução face a face

O passo final do processo é deixar os gatos ficarem juntos, frente a frente, para interação supervisionada.

Não se preocupe se os gatos se ignorarem completamente ou chiarem um pouco e depois se afastarem. Levará algum tempo para seus gatos aprenderem que o outro é um amigo e não um inimigo.

Continue observando os gatos e deixe que eles levem as coisas em seu próprio ritmo, desde que ninguém esteja começando a intimidar ou perturbar o outro.

Você deve ser capaz de avaliar como está indo. Se você perceber que um gato está incomodando o outro, não tenha medo de procurar ajuda profissional de um especialista em comportamento.

Pode levar tempo e um pouco de paciência, mas seus esforços têm uma boa chance de serem recompensados a longo prazo, quando seus gatos se tornarem companheiros em sua casa por toda a vida.

Essa é a melhor maneira de como fazer dois gatos se darem bem

Coloque em prática todas essas dicas de como fazer dois gatos se darem bem, procure entender a personalidade de cada um e use-a a seu favor. Lembre-se que brincadeiras são formas excelentes de fazer amizade, isso se repete no reino dos gatos.

Se quiser saber mais sobre o assunto e se aprofundar, dê uma olhada também no Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Lá você também saberá os verdadeiros cuidados que se deve ter com os gatos para que eles vivam até o dobro da média comum.

Espero que você também tenha gostado da matéria! Se gostou, deixe seu comentário aqui abaixo e compartilhe com seus amigos que também amam gatos.

(Ahhhh! E Clique no botão nesse botão “Share” do Facebook, aqui embaixo, e compartilhe essa matéria com outros amantes de gatos!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *