Como Evitar Arranhões De Gato?

Como evitar arranhões de gato?

Como evitar arranhões de gato? Aprenda as melhores dicas. 

Índice da matéria ‘Como evitar arranhões de gato?’:

  1. Fornecer um local que seu gato possa arranhar
  2. Fornecer exercício suficiente
  3. Melhore a segurança
  4. Limpar áreas arranhadas
  5. Só dessa forma você vai evitar os arranhões de gato

Em primeiro lugar é preciso ter uma coisa muito clara em mente: não culpe o gato. Perceba que o gato não está fazendo isso por maldade ou em uma tentativa de causar destruição de propósito.

E muitas vezes isso pode estar ocorrendo porque seus tutores não estão fornecendo todas as necessidades que o gato precisa.

Fornecer um local que seu gato possa arranhar

É importante fornecer locais para que seu gato possa afiar suas garras, portanto é muito importante que você adquira arranhadores para gatos, especialmente se o seu gato for de apartamento e não possui um quintal seguro para sair e brincar, ou adquiriu o hábito de afiar suas garras dentro de casa.

Como Evitar Arranhões De Gato?

Evitar arranhões de gato nos móveis é importante até para eles mesmo, aplique as dicas!

Coloque o arranhador na frente do local que ele costuma arranhar (pode usar catnip para atrair seu gatinho também), simule cuidadosamente com as patas do gato como se ele estivesse arranhando nesse arranhador, isso para deixar um pouco de cheiro, e também mostre ao gato o que fazer.

Faça isso várias vezes quando o arranhador for novo. Se você pegar seu gato no ato de arranhar em outro lugar, leve o gato até o arranhador e incentive o felino a arranhá-lo.

E, como eu disse, você também pode encorajar seu gato a usar o arranhador borrifando Catnip ou colocando um brinquedo ou penas no topo dele.

Fornecer exercício suficiente

Se a curiosidade ou a satisfação de arranhar os móveis por ele gostar de sua textura está incentivando o gato a arranhar esses locais indevidos, você precisará encontrar outra saída para seu gato gastar suas energias.

Tente brincar com o seu gato com mais regularidade, mesmo que seja um pouco e com frequência ao longo do dia, fornecendo brinquedos que ofereçam uma saída para habilidades de caça.

Você pode usar esse artigo: “Brincando Com Seu Gato – Brinquedos, Jogos e Quantas Vezes Por Dia” para ajudar você.

Como Evitar Arranhões De Gato?

A sensação de segurança é a melhor forma de evitar arranhões de gato!

Se o seu gato atacar o papel de parede, você pode tentar alterar o tipo de papel que você usa (gatos parecem preferir papel que tenha uma textura elevada) ou pintar a área em vez disso.

Não encoraje este comportamento dando atenção ao gato quando você o encontrar arranhando.

Melhore a segurança

Quando o arranhão ocorre em muitos locais, pode ser uma forma de marcar o território e um sinal de que o gato pode estar se sentindo inseguro.

A solução dependerá da identificação da causa desse estresse ou insegurança.

Causas possíveis são gatos estranhos que entram em casa, conflitos entre gatos que moram na casa, mudanças dentro do lar ou medo de algo externo.

Muitas vezes isso é causado pelos donos não saberem as verdadeiras necessidades dos gatos. Por isso também recomendo que assista a esse vídeo para saber mais sobre isso (e de quebra também como evitar diversas doenças).

Como Evitar Arranhões De Gato?

Você pode ajudar seu gato a se sentir mais confiante

  • Olhando atentamente as relações entre os gatos – proporcionando alguns locais de descanso em locais altos para permitir que o gato relaxe enquanto ainda pode ver o que está acontecendo
  • Restringindo o acesso do seu gato dentro da casa e concentrando-se em fazer com que o gato se sinta seguro em um ou dois quartos
  • Usando o perfume do seu gato para deixar o gato mais seguro. Os gatos usam suas glândulas para marcar seu território e a presença desses aromas fará com que se sintam relaxados. Você pode ajudar a espalhar o perfume pegando um pano macio e enxugando o rosto do gato. Enxugue o pano ao redor da sala onde você viu seu gato esfregando e onde o gato arranha (também existem aromas fabricados disponíveis que funcionam da mesma maneira – pergunte ao seu veterinário para obter detalhes).
  • Nunca castigue seu gato, pois isso fará com que ele se sinta ainda mais inseguro. Você deve ser visto como uma fonte de segurança pelo seu gato, e não como uma ameaça adicional.
  • Gatos nervosos são propensos a achar qualquer novo desafio ameaçador. Quando redecoramos nossas casas ou substituímos nossos móveis, inadvertidamente removemos todos os aromas que fizeram o gato se sentir seguro.
  • Ao redecorar, pode valer a pena manter seu gato fora da nova sala por um tempo até que os novos cheiros tenham se misturado com outros aromas familiares da casa, e você tenha ajudado a substituir o cheiro do seu gato usando o método dado acima.

Limpar áreas arranhadas

Se o arranhão for usado como uma forma de marcar território, o gato será atraído de volta ao local para completar as marcas à medida que o cheiro passar.

Se esta é uma área onde você quer parar o arranhão do gato e a superfície pode ser limpa, então pode ser útil tentar remover o cheiro deixado o máximo que for possível.

Isto pode ser feito usando uma solução suave de um detergente biológico e, em seguida, esfregando com fluído cirúrgico (verifique se isso não removerá a cor dos tecidos).

Como Evitar Arranhões De Gato?

Mantenha seu gato longe da área até que tudo esteja seco.

Manter o gato afastado pelo maior tempo possível também ajudará a quebrar o hábito e deixar os odores se dissiparem. Você pode então passar alguns aromas do gato usando o pano na área para ajudar o felino a se sentir relaxado.

Só dessa forma você vai evitar os arranhões de gato

Implementando essas dicas, você conseguirá evitar arranhões de gato e, além disso, tornar os gatinhos mais calmos e seguros.

Como Evitar Arranhões De Gato?

Se quiser saber mais sobre o assunto, dê uma olhada no Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Espero que você tenha gostado da matéria! Se gostou, deixe seu comentário aqui abaixo e compartilhe com seus amigos que também amam gatos.

 

(Ahhhh! E Clique no botão nesse botão “Share” do Facebook, aqui embaixo, e compartilhe essa matéria com outros amantes de gatos!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *