Como Escolher O Gato Certo Para Você?

Tempo de leitura: 5 minutos

Como Escolher O Gato Certo Para Você?

Como escolher o gato certo para você?

É difícil resistir a um gato fofo – e ainda mais difícil quando é um filhote. De fato, alguns estudos mostraram que somos geneticamente predispostos a encontrar filhotes de gato mais fofos que a maioria dos outros animais.

Veja também: Como Evitar Sete Doenças Que Você mesmo Pode Estar Causando.

A simetria de seus rostos e o tamanho de seus olhos em relação a seus corpos são em grande parte, os responsáveis ​​por fazer com que nos apaixonemos tanto por eles.

O que não deve ser levado em consideração para escolher o gato certo para você

As pessoas frequentemente escolhem um companheiro que passará os próximos 15 ou 20 anos, com base em nada mais do que sua cor ou aparência. Não é de se surpreender que essa não seja a melhor maneira de escolher um animal de estimação. Mas o que pode ser mais surpreendente é a prova científica de que a cor da pele de um gato não tem influência em sua personalidade.

Existem pouquíssimas diferenças entre a personalidade de um macho ou de um gato fêmea depois de esterilizados. Em suma, cor e sexo não devem ser os principais critérios na escolha do seu gato.

Como Escolher O Gato Certo Para Você?

Outro erro comum é escolher o gato que vem até você primeiro. Um monte de gente segue por este método, dizendo que o gato vai naturalmente para a pessoa que mais gosta.

Infelizmente, uma abordagem como esta não é infalível. O gato em questão pode ter uma personalidade que é o oposto do que você está procurando em um gato. Se esse for o caso, você não ficará muito feliz com o resultado e muito provavelmente o seu novo companheiro também não.

Veja os tipos de personalidade

Assim como nós, todo gato tem sua própria personalidade. O mais complicado é que, quando você está pronto para adotar, você não tem a chance de sentar e conversar com gatos como faria com outra pessoa para ter uma ideia de seus gostos, hábitos e níveis de tolerância.

Veja aqui: Como Fazer Seu Gato Viver o Dobro Da Sua Expectativa De Vida.

Conhecer essas coisas ajudaria a determinar se o temperamento deles combina com o seu. Então, como você pode julgar a compatibilidade sem ser capaz de falar?

Bom, para simplificar as coisas, separamos os gatos em três categorias distintas. Tenha em mente que a personalidade de um gato é complexa demais para ser reduzida a três categorias, mas isso, normalmente deve servir como um guia útil.

Como Escolher O Gato Certo Para Você?

Há, é claro, o tipo aventureiro de gatos: esses gatos costumam ser os primeiros a se deitarem sozinhos e a explorar, o primeiro a dar uma chance à um arranhador de gato, a primeira a pular nas cortinas e puxá-las para baixo.

Depois, há os gatos curiosos. Eles geralmente seguem os passos dos gatos aventureiros, mas com um pouco mais de cautela: eles avaliam a situação antes de seguir em frente, mas uma vez que estão convencidos de que não há perigo, eles avançam.

Finalmente, há os gatos tímidos. Estes são os últimos gatos a sair do esconderijo se algo estressante acontecer.

Exemplificando a personalidade dos gatos

Uma vez que você tenha uma compreensão destes três tipos diferentes – aventureiro, curioso e tímido – é mais fácil escolher aquele que se adeque ao seu estilo de vida e ambiente. Se você tem uma casa com dois filhos, dois cães e muita agitação, um gato aventureiro seria sem dúvida uma ótima escolha.

Os gatos que têm esse tipo de personalidade podem gastar um pouco de sua energia brincando com as crianças. No entanto, este mesmo gato aventureiro rapidamente se cansaria da vida com alguém que vive sozinho e tem uma rotina definida. E esse alguém, por sua vez, rapidamente se exasperava com a curiosidade e a energia ilimitada de um gato.

Como Escolher O Gato Certo Para Você?

Portanto, um gato tímido seria um ajuste melhor para esse alguém: seria mais calmo, procuraria segurança e estaria mais inclinado a se aconchegar ao lado do seu tutor e cochilar. Agora imagine aquele gato tímido como parte de uma família grande e animada. Ficaria um bom tempo deslocado com dificuldade para se ajustar e, com certeza se afastaria de toda ação.

O resultado seria um gato infeliz e crianças infelizes, que não conseguiriam realmente ver o gato ou brincar com ele. Quanto ao tipo mais curioso de gato, seria ótimo para um casal levando uma vida relaxada, mas ainda assim ativa.

Como identificar a personalidade do gato?

Geralmente é muito fácil identificar os três tipos diferentes de gatos quando os conhecer pela primeira vez, mas certifique-se de dar ao gato um pouco de tempo para que ele se acostume com você antes de fazer um julgamento rápido.

Como Escolher O Gato Certo Para Você?

A maioria dos gatos precisa de um mínimo de 15 minutos com você para seu verdadeiro caráter aparecer. Se ele está em um ambiente estressante como um abrigo de animais, é ainda mais difícil para o gato mostrar sua verdadeira personalidade, especialmente se ele não estiver lá por muito tempo.

Então, o gato certo para você é:

Escolha o gato certo para você de acordo com sua personalidade, ambiente em que vive e sua rotina. Leve em conta as pessoas ao seu redor. Jamais adote um gato se não puder cuidar dele.

Como Escolher O Gato Certo Para Você?

Conte comigo para te dar as melhores dicas de cuidados com os gatos e sempre o proteja. Já que está prestes a se tornar um papai ou uma mamãe de gato, veja aqui como prevenir doenças que você mesmo pode causar neles sem querer.

Espero que tenha gostado desse texto. Portanto, compartilhe esse artigo em suas redes sociais para que mais pessoas possam fazer a escolha certa.

Obrigada por ter lido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *