Como Ensinar Seus Filhos A Cuidar Do Gato

Como Ensinar Seus Filhos A Cuidar Do Gato

Ter um animal de estimação oferece uma infinidade de benefícios para as crianças, em específico, iremos comentar sobre ter um gatinho.

Pode parecer ser um desafio ensinar os seus filhos a terem um relacionamento amoroso com os gatos, mas não é!

Ensinar seus filhos a cuidar de seus gatinhos, é uma maneira fantástica de mostrar a eles o que é preciso cuidar de outro ser vivo, e fazer com que eles se sintam mais ainda parte da família. 

Claro que adquirir esse tipo de responsabilidade não acontece da noite para o dia, é preciso ter alguns cuidados e regras, para garantir a segurança e bem-estar, tanto do seu filho, como do bichano.

Seu filho precisa entender que os gatos, também são parecidos com os humanos

Como Ensinar Seus Filhos A Cuidar Do Gato

Quando as crianças são muito novas, elas apresentam uma dificuldade para entender que os gatinhos também são um ser vivo.

Eles também possuem sentimentos, sentem dor e adoram explorar!

Por isso, é preciso ensinar a seu filho o respeito com os animais e também a ter empatia com essas criaturas maravilhosas, e como fazer isso?

Você pode fazer isso conectando as necessidades diárias do seu filho às necessidades do seu gato. 

Por exemplo, você pode mostrar a seu filho que seu gato ama receber uma comida gostosa que vocês compram ou dão, um lugar macio e aconchegante para dormir e alguns brinquedos para brincar, como qualquer ser humano.

Você também deve dizer que o seu gato possui uma série de sentimentos, assim como qualquer humano, seja o medo, alegria, solidão, aborrecimento, e que as ações de seu filho podem contribuir para os sentimentos negativos ou positivos do bichano.


Leia Mais: Livros Digitais Sobre Gatos Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até Duas Vezes Mais Que a Média Normal


Definir regras sobre atitude e comportamento

Como Ensinar Seus Filhos A Cuidar Do Gato

Inicialmente, é importante supervisionar as atividades das crianças com os bichanos, os gatos tendem a ser mais espertos, e fugir com facilidade quando algo não está agradando, mas acidentes podem ocorrer, como arranhões. 

As crianças podem cometer erros como de manusear o bichano bruscamente, puxando o pelo, orelhas, bigodes ou cauda, ​​como alguns exemplos, e isso pode causar ferimentos em seu gato, bem como mordidas e arranhões em seu filho.

É melhor ensinar seu filho a se aproximar do gatinho quando os dois estiverem relaxados. 

Uma criança estressada, frustrada ou barulhenta pode acabar estressando, e assustando seu bichano, ou até mesmo descontando o estresse nele, sem ter a intenção, especialmente se seu filho o estiver perseguindo.

E esses tipos de comportamento e atitudes também podem levar a mordidas, arranhões e ferimentos.

Veja Mais:

Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a ensinar a seu filho tudo sobre o manuseio delicado:

Como Ensinar Seus Filhos A Cuidar Do Gato
  • Não force o seu gato a querer receber carinho, em vez disso, seu filho deve tentar estender a mão em direção ao gato para ver se ele reage ao ser tocado. 
  • Um petisco ou brinquedo podem ser utilizados para ajudar nesse processo de aproximação.
  • Acariciar o gato do topo da cabeça, ou dos ombros, até a cauda, ​​na direção do pelo, é um ótimo começo!
  • E vale lembrar, não são todos os gatos que gostam de receber carinho na barriga, essa é uma região de vulnerabilidade para eles.
  • Ensinar as crianças que não devem colocar os dedos perto dos olhos, orelhas, nariz ou boca do seu gato também é uma ótima ideia.
  • Depois de um período de tempo, durante o qual seu filho e seu gato estão se dando bem e você sabe com certeza que seu filho sabe como acariciar e segurar seu gatinho, você deve passar para uma lição envolvendo como pegar o gato no colo, isto se o seu gato é do tipo que gosta de ser agarrado no colo. 
  • Quando estiver pronto, ensine seu filho que uma das mãos deve ser usada para apoiar o peito do gato, enquanto a outra deve ser usada para apoiar as pernas traseiras.
  •  Com seu gato calmo e seguro, seu filho pode segurá-lo com conforto e segurança, e com certeza, ele ficará muito feliz de estar segurando o bichano.
  • Dê ao seu bichano  uma rota de fuga o tempo todo, como subir em uma árvore alta para gatos ou ter um esconderijo seguro, caso ele comece a se sentir estressado ou ameaçado por seu filho. 
  • É importante ensinar às crianças que os animais têm limites que devem ser respeitados.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Como Ensinar Seus Filhos A Cuidar Do Gato

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Dê ao seu filho certas tarefas para ajudá-lo

Como Ensinar Seus Filhos A Cuidar Do Gato

Conforme as crianças ficam mais velhas, elas podem assumir mais responsabilidades quando se trata de cuidar dos seus bichanos. 

E com isso, é o caso ao ensinar seu filho sobre a interação positiva com seu gato, leve em consideração a idade quando se trata de realizar tarefas domésticas.

Algumas atividades incluem:

  • Lavar, e manter simples limpa a tigela de água e sempre enchê-la com água fresca diariamente.
  • Escovar o seu gato para ajudar a manter o pelo limpo e macio.
  • Ajudando seu gato a se exercitar durante a brincadeira com vários brinquedos.
  • Limpando os brinquedos do bichano após a brincadeira e guardando eles em algum lugar.

Leia Mais: E-books Mostram Como Prevenir Doenças Em Gatis e Assim Evitar Perder Seu Filhinho Peludo Antes da Hora


Criando Filhos que Amam Animais

Como Ensinar Seus Filhos A Cuidar Do Gato

Ao ensinar seus filhos a cuidar de seus animais de estimação, incluindo um gatinho, eles podem se relacionar cada vez mais com seus animais e, ao mesmo tempo, ganhar um senso de responsabilidade em relação a outra vida. 

Essas lições são levadas para a vida toda, e ajudam muito no processo de amadurecimento de uma criança.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *