Como Dar Banho Em Gato?

Tempo de leitura: 6 minutos

como dar banho em gato

Como dar banho em gato? Dependendo de como for feito pode ser um pesadelo ou uma experiência super agradável!  

Índice da Matéria ‘Como dar banho em gato’

  1. Como dar banho em gato
  2. O que você precisa para dar o banho no seu gato
  3. Como dar banho no seu gato
  4. Como dar banho em gato bravo
  5. Como dar banho em gato de rua
  6. Conclusão: O que você precisa saber

Como dar banho em gato

Nós sabemos que os gatos fazem parte dos animais mais limpos do mundo, isso porque eles quase sempre estão se higienizando, devido a sua língua ser mais áspera, facilitando a remoção da sujeira.

Mas os gatos precisam tomar banho? As vezes um banho é necessário sim.

E se você está aqui para saber quais são os cuidados com gatos no banho, tenha a noção que alguns não são muitos fãs de água. Vamos te ensinar como dar um banho rápido, eficaz e tranquilo no seu gato, para evitar o máximo de estresse, ok?

O que você precisa para dar o banho no seu gato

Tenha separado os seguintes materiais, eles vão facilitar muito a tornar o banho do seu gato mais rápido:

  • Luvas – podem ser até aquelas luvas de lavar a louça, caso você não goste da sensação de estar com as mãos encharcadas
  • Xampu para gato – existem várias marcas e podem ser encontrados com facilidade
  • Jarra ou um chuveirinho – para espalhar melhor a água
  • Uma toalha grande
  • Algodões – para limpar as orelhas
  • Uma toalha de rosto – para você limpar seu rosto (Acredite, você vai precisar!)
  • (Opcional, mas recomendável) Música calma – algumas músicas instrumentais auxiliam a deixar os gatos mais relaxados

Ah! Rapidinho: Antes de continuar, que tal receber dicas como essa grátis e garantir uma vida feliz e saudável pro seu peludinho? Não demora nem 10 segundos! 😉

Conteúdo VIP

Como Dar Banho Em Gato?

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Como dar banho no seu gato

Dar um banho no seu gato é mais fácil do que você imagina, o banho pode ser dado no banheiro – seja no chuveiro ou na pia, ou então em uma banheira ou em um local que tenha uma pia grande.

Siga os passos para dar um banho tranquilo:

  1. Encha o recipiente com água, de preferência para a água morna, mas sempre realize o teste na sua pele para ver se não está muito quente.
  2. Coloque o seu gato gentilmente começando com as patinhas traseiras. Sempre faça tudo lentamente para ele não se assustar.
  3. Aplique o xampu diretamente no gato e então massageie, comece pelo dorso e depois para os membros.
  4. Lembre-se de limpar o seu próprio rosto, porque é normal que os gatos façam bagunça jogando água no seu rosto.
  5. Use o algodão para limpar as orelhas, mas não use nenhum objeto para auxiliar. A limpeza deve ser apenas na região externa, sem pressionar o algodão para pingar lá dentro.
  • Não jogue água dentro dos ouvidos! Essa região é bastante sensível.
  1. Passe o xampu nas suas mãos e gentilmente passe no rosto do seu gato, sem deixar entrar em contato com a boca, olhos e narinas.
  2. Deixe a água suja sair e então com a ajuda da jarra ou do chuveirinho, retire o xampu que ficou no seu gato.
  3. Use a toalha para envolver o seu gato nela e aperte-a contra o pelo para retirar todo o excesso de água. Passe também a toalha com cuidado para secar os ouvidos.
  4. Gatos com o pelo muito longo podem ter que repetir o processo de banho

Após o banho é muito importante lembrar de secar o seu gato, pode ser um pesadelo para alguns ter que usar o secador, mas é necessário.

Principalmente em gatos com a pelagem mais longa, entre os dedos e superficialmente nos pelos para evitar que fungos se hospedem no local.

Veja Também: 07 Doenças Que Podem Levar Seu Gato A Morte Causadas Pelos Donos De Gatos Sem Querer E Como Evitá-las.

Como dar banho em gato bravo

como dar banho em gato

Como dar banho em gato bravo: o segredo é a paciência!

Se você realmente não conseguiu dar banho no seu gato porque ele ficou muito agitado e até agressivo, talvez você tenha que contratar o serviço de uma pessoa para realizar a tarefa.

Você pode levar o seu gato em uma petshop que realize banho em gatos, os preços podem variar, mas o serviço feito é completo!

Inclusive algumas empresas trabalham dando banho em vans e você pode até acompanhar o banho.

Caso você ainda queira tentar dar antes de contratar algum serviço, tente tornar o momento do banho o mais relaxante o possível, falando tranquilamente com seu gato, explicando o que vai acontecer.

Ele pode não entender as palavras, mas percebe a sua calma e sua expressão corporal e isso ajuda a relaxar.

E ir acostumando com o banho de pouco em pouco, por exemplo, em um dia encher uma banheira com um pouquinho de água e colocar algum brinquedo dentro dela, para ele ir se acostumando com a água e a banheira.

  • Se o seu gato realmente ficar incomodado, não fique forçando ele a fazer algo que não quer, sempre respeite o ritmo dele. Se você tiver a persistência necessária, independente de ter tentado 80 vezes, você consegue!

Como dar banho em gato de rua

O processo do banho aqui é o mesmo comentado acima, porém, exige alguns cuidados extras! Aqui é muito importante usar luva, pois não tem como saber se o gato que mora na rua está sadio ou não.

Se o gato for manso, é possível que ele aceite o banho com facilidade, mas se o gato já for mais arisco, é melhor evitar fornecer esse tipo de estresse para ele.

E você, tem alguma técnica ou dica infalível que gosta de utilizar na hora de dar banho no seu gato? Conta pra gente! 

Conclusão: Como dar banho em gato. O que você precisa saber

gato não gosta de você

Gatos são muito higiênicos, logo não precisam de banhos frequentes. E eles mesmos tratam de se manter bem limpinhos o tempo todo. Mas de vez em quando vamos precisar dar um banho.

Essa história de que dar banho em gato é um terror não passa de mito. Com paciência e sabendo como fazer, você tira isso de letra.

Mas pode ser que você não tenha condições físicas ou mesmo o tempo necessário pra dar um bom banho no seu peludo e por vezes pode chamar a ajuda de profissionais (e não tem nada de errado com isso!).

Eu espero que você também tenha gostado da matéria! Se gostou, deixe seu comentário aqui abaixo e compartilhe com seus amigos que também amam gatos.

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Photo Credits: Neil McCabeTambako The Jaguar

(Ahhhh! E Clique no botão nesse botão “Share” do Facebook, aqui embaixo, e compartilhe essa matéria com outros amantes de gatos!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *