Como Cuidar De Seu Gato E A Influência Disso Na Expectativa De Vida De Um Gato

Saiba quais são as terríveis mentiras que a indústria alimentícia e a mídia contam sobre o bem estar dos gatos que está diminuindo a expectativa de vida de um gato – eles gastam milhões para que você nunca descubra a verdade!

Você também cuida do seu gatinho como um filho? Então leia esse artigo até o final!

Você já perdeu um gatinho ou viu-o adoecer gravemente? A sensação é horrível, afinal, nossos animais são como filhos, como membros da família! A perda é uma dor terrível.

Muitas vezes nossos bichinhos acabam contraindo doenças comuns em gatos e não podemos fazer nada, pois são problemas genéticos ou oriundos da vida que ele teve na rua, no caso dos gatos adotados.

No entanto, a maioria dos gatos pode viver ATÉ TRINTA ANOS, caso seja tratada do modo adequado, pois essa é a verdadeira expectativa de vida de gatos domésticos.

 

O que significa “de modo adequado”?? A verdade sobre como cuidar de seu gato pode te chocar…

Você vê muitas propagandas de rações e alimento de gatos por aí, não vê? Todas elas afirmam que são a alimentação ideal para gatos, que a marca é maravilhosa e garante aos bichanos todos os nutrientes necessários.

Assim, você acaba acreditando que todas as rações são boas e que é melhor comprar aquela que seu gato come mais, e acaba acreditando que esse é o modo certo sobre como alimentar gatos.

E na televisão, você costuma ver os gatos bebendo leite? E caminhando sozinhos pelas ruas, atrás de alguma caça? Isso é normal e certo, não é? Você está realmente certo que sabe como cuidar de seu gato?

E se eu te disser que muito disso tudo que eu falei são os principais responsáveis por doenças comuns em gatos?

Como cuidar de seu gato
Como cuidar de seu gato: Aprenda a evitar doenças de gatos e seus sintomas

Expectativa de vida: gato pode viver até os 30 anos. Eles estão nos enganando e diminuindo a expectativa de vida de gatos domésticos.

Nesse vídeo aqui eu conto um pouco da minha história e faço algumas importantes revelações, às quais cheguei após passar por um grande susto com meu filho de quatro patas, o Odin.

Caso queira ver onde eu conto em detalhes do que aconteceu comigo e com o Odin, meu filhinho de 4 patas, você pode clicar aqui e conferir nesse vídeo. Só espero que você nunca passe pelo mesmo que eu passei…

Tudo isso serviu para me abrir os olhos sobre do que se alimentam os gatos, a expectativa de vida de gatos domésticos, e tudo relacionado ao assunto sobre como cuidar de seu gato.

Mas para você ter uma boa noção sobre como cuidar de seu gato e também sobre a principal causa das doenças comuns em gatos, nesse artigo contarei também outra história, mas de uma amiga minha.

Certo dia apareceu uma gatinha na rua da casa dela, e ela tinha certeza que ela foi jogada por alguém, pois ia de um lado para o outro da rua, miando, completamente perdida.

Ela não tinha experiência alguma com gatos, por isso não tinha conhecimento da alimentação ideal para gatos, mas ela sempre viu na televisão que eles amam leite, então ofereceu leite e água para ela.

Depois ela comprou um pouco de ração e continuou alimentando a gatinha.

Ela foi ficando, ficando, até que ela a levou para castrar, deu todas as vacinas, deu um banho e levou para dentro de sua casa, onde ela está até hoje. No primeiro exame não apresentou nenhuma das doenças de gatos e seus sintomas. O nome dela é Vivi.

A experiência dela com gatos era nenhuma, então ela comprava uma ração famosa, que tinha várias propagandas na televisão, e complementava a alimentação dela com leite. Pois ela tinha certeza que era disso de que o gato se alimenta.

Ela comia tanto dessa ração, tanto, que minha amiga tinha certeza que a Vivi adorava o que estava comendo.

Até que ela começou a achá-la muito parada, muito triste e muito sonolenta (algo similar também havia acontecido com o Odin na história que falei).

Ela levou a gatinha dela ao veterinário e ele fez um exame de sangue completo. Resultado: todas as taxas da gata estavam desreguladas, algumas assustadoramente menores do que deveriam!

O veterinário passou a medicação e perguntou qual ração ela dava para a Vivi. Quando ela respondeu, ele simplesmente disse “Então está explicado”. Na hora ela não entendeu. Algo muito similar também havia acontecido comigo e com meu gato e eu ouvi praticamente a mesma resposta.

Ele disse “Você sabe por que só vendemos algumas marcas de ração na clínica veterinária? Porque a maior parte das rações é inadequada tanto para cães quanto para gatos, são feitas com sobras de cartilagem e com doses altíssimas de corantes e outras substâncias que causam inúmeras doenças e diminuem drasticamente a expectativa de vida de um gato. Alimentação inadequada é uma das grandes responsáveis por doenças comuns em gatos. E o leite é um veneno para os gatos, pois a maioria deles é intolerante.”

Foi aí que ela também descobriu qual expectativa de vida de um gato, o motivo de diversas  doenças comuns em gatos (que poderiam ser facilmente prevenidas caso fossem melhores divulgados aos donos como cuidar do gato de verdade e também sobre como alimentar gatos corretamente).

==> Veja nessa breve apresentação como cuidar de seu gato do jeito certo, aprendendo alimentação ideal para gatos (como alimento caseiro para gatos), sobre doenças de gatos e seus sintomas (e como evitar as doenças comuns em gatos), aumentando assim a expectativa de vida de um gato (com todos os cuidados certos a expectativa de vida de gatos domesticos pode chegar aos 30 anos!)

Talvez você esteja matando o seu gato

Você está tão assustado quanto eu me senti ao saber a verdade sobre a alimentação dos gatos?

Também pensava estar dando alimentação ideal para gatos quando na verdade não conhece qual é a alimentação dos gatos correta, com alimentos para aumentar a imunidade do gato e deixá-los viver até o dobro da expectativa esperada.

Dando alimentação errada podemos ser responsáveis pela maioria das doenças comuns em gatos!

Os gatos podem viver até TRINTA ANOS, mas nós estamos deixando a indústria acabar com a vida deles! Diminuindo drasticamente a expectativa de vida de gatos domésticos.

Tudo isso porque não pesquisamos e nos deixamos influenciar por propagandas enganosas.

Já saiu inclusive uma matéria no site da Discovery falando sobre a expectativa de vida de um gato:

alimentação ideal para gatos
Expectativa de vida de um gato: a expectativa de vida de gatos domésticos pode chegar aos 30 anos

Conteúdo VIP

Como Cuidar De Seu Gato E A Influência Disso Na Expectativa De Vida De Um Gato

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Não se engane, a ração é necessária na alimentação ideal para gatos

Está na hora de você finalmente saber de verdadade do que se alimentam os gatos.

Entenda algo fundamental: nossos gatos precisam de ração. É na ração que os nutrientes dos quais os bichanos precisam estão concentradas.

A ração é um dos alimentos ricos em taurina para gatos, por exemplo.

O problema é a qualidade da ração. Nossos gatos precisam de ração de boa qualidade, que realmente sejam feitas com carne e que verdadeiramente contenham os nutrientes fundamentais para a alimentação ideal para gatos e a qualidade de vida dos animais.

No geral, as rações são divididas em Standard, Premium e Super Premium, sendo as Standard as piores e as Super Premium as melhores.

O problema é que não há uma legislação que diga o que cada tipo de ração deve ter. Cada empresa qualifica seu alimento de gatos como quer.

O que devemos fazer para não sermos enganados? Precisamos ler as informações nutricionais das embalagens!! (ou seria DECIFRAR as embalagens? Pois eles deixam complicado de propósito! Nesse vídeo fala mais sobre isso e sobre como escolher a ração correta decifrando as embalagens)

Saber realmente de que o gato se alimenta, para assim saber como cuidar de seu gato de verdade sem ser enganado pela indústria, para que assim ele alcance a verdadeira expectativa de vida de um gato e evite também doenças comuns em gatos.

O problema é que as tabelas dessas rações e alimento de gatos são feitas para que a gente não compreenda aqueles nomes científicos.

==> Veja nessa breve apresentação como cuidar de seu gato do jeito certo, aprendendo alimentação ideal para gatos (como alimento caseiro para gatos), sobre doenças de gatos e seus sintomas (e como evitar as doenças comuns em gatos), aumentando assim a expectativa de vida de um gato (com todos os cuidados certos a expectativa de vida de gatos domesticos pode chegar aos 30 anos!)

“O que pode ter de ruim na ração que dou ao meu gato? Qual é a alimentação dos gatos?”

alimento caseiro para gatos
Alimento caseiro para gatos: Como isso ajudará a prevenir doenças comuns em gatos e também a aumentar a expectativa de vida de gatos domesticos

Uma boa ração para gatos precisa ter porcentagem adequada de proteínas, pouco carboidrato e baixa dosagem de sal (lembre-se que os rins do seu gato são sensíveis).

A indústria quer lucrar e, para isso, utilizaria qualquer coisa para baratear os custos de produção das rações.

Pegue agora mesmo o pacote de ração que você dá ao seu gato. Procure, na lista de ingredientes, pelo termo “derivados de carne” ou “farinha de carne”. Achou? Então a saúde de seu gato está em risco. De verdade.

Você deve saber escolher corretamente e decifrar os termos científicos das embalagens, conseguindo assim escolher alimentos para aumentar a imunidade do gato e também alimentos ricos em taurina para gatos.

Para saber mais sobre a verdade das rações para gatos, saber do que se alimentam os gatos e também qual a alimentação ideal para gatos, recomendo que assista a dois vídeos depois:

  1. Vídeo Apresentação Com os 3 Pilares da Vida Saudável Dos Gatinhos, que falará a verdade sobre rações, sobre alimento caseiro para gatos, e o que é necessário para que seu gato viva 2 vezes mais.
  2. O Documentário chamado Pet Fooled, disponível na Netflix, que revela a verdade por trás da indústria alimentícia para animais, especialmente cães e gatos, assim você terá uma noção maior de qual é a alimentação dos gatos.
expectativa de vida de um gato
Documentário: fala da Alimentação ideal para gatos e alimento caseiro para gatos

Como alimentar gatos: O que são “derivados de carne” ou “farinha de carne”

São elementos que qualquer um de nós jamais consumiria como carne. Trata-se dos pés, cabeça, entranhas, rins, pulmões, estômago, ossos, sangue…carcaças.

Ruim não? Pois tudo pode piorar. Animais mortos em estradas podem ir para a indústria de ração, assim como animais que morrem nos zoológicos. Gado doente e quase morto também é super bem vindo.

Há indícios de que até mesmo cães e gatos mortos são utilizados no processo. Eu também me senti consternado e enojado quando soube de que o gato se alimenta disso em determinadas marcas de rações.

==> Veja nessa breve apresentação como cuidar de seu gato do jeito certo, aprendendo alimentação ideal para gatos (como alimento caseiro para gatos), sobre doenças de gatos e seus sintomas (e como evitar as doenças comuns em gatos), aumentando assim a expectativa de vida de um gato (com todos os cuidados certos a expectativa de vida de gatos domesticos pode chegar aos 30 anos!)

Pode ficar pior?

Pode. Nossos gatos estão consumindo doses altíssimas de elementos químicos. Pense num gado doente e que não pode ser utilizado comercialmente. Para matar esses animais são utilizados produtos químicos, os quais continuam ativos mesmo depois do cozimento em alta temperatura.

Sabe o que isso significa? Que o comedouro do seu gato está preenchido com veneno, grãos baratos e transgênicos, carcaças, conservantes e corantes. Imagine tudo isso sendo consumido por seu gato diariamente, entrando no organismo dele.

Por isso, novamente recomendo que você assista a esse vídeo com a verdade sobre as rações e também o documentário Pet Fooled da Netflix.

Alimentação natural (alimento caseiro para gatos) NÃO é composta por restos de comida

A alimentação natural (ou alimento caseiro para gatos) tem crescido como complementação à ração dos gatinhos.

A verdade é que uma alimentação ideal para gatos obrigatoriamente possua alimentação natural em seu cardápio, o alimento caseiro para gatos é extremamente benéfico, servindo esses alimentos para aumentar a imunidade do gato.

Atenção: oferecer alimentos naturais ao seu gato não tem absolutamente nada a ver com dar a ele as sobras de comida da sua dieta. De restos já basta a ração! O alimento caseiro para gatos deve ser preparado com ingredientes certos e de forma específica. Para saber mais como preparar alimentos caseiros de forma específica para gatos você pode clicar aqui.

==> Veja nessa breve apresentação como cuidar de seu gato do jeito certo, aprendendo alimentação ideal para gatos (como alimento caseiro para gatos), sobre doenças de gatos e seus sintomas (e como evitar as doenças comuns em gatos), aumentando assim a expectativa de vida de um gato (com todos os cuidados certos a expectativa de vida de gatos domesticos pode chegar aos 30 anos!)

“Então o que devo fazer? Como alimentar gatos corretamente?”

Eu também me fiz essa pergunta quando descobri a situação que aconteceu com o Odin, meu gatinho, nesse vídeo onde contei o que houve comigo e com ele, e que provavelmente eu era o culpado.

Antes de tudo, entenda que precisamos deixar de acreditar no que a mídia e muito da cultura popular nos diz sobre como cuidar de seu gato.

A indústria quer ganhar o máximo de dinheiro gastando o mínimo possível, e muito do que as pessoas dizem sobre como cuidar do gato é baseado nas mentiras propagadas por essa indústria.

doenças comuns em gatos
doenças de gatos: sintomas podem ser identificados se você souber como cuidar do gato de forma correta

Como cuidar de seu gato: Do que seu gato REALMENTE precisa

O bem estar dos nossos gatos deve ser baseado nos três pilares da vida saudável dos gatinhos:

  1. Conhecimento dos princípios básicos da saúde dos bichanos, as principais doenças de gatos, sintomas, etc

Sim, nós precisamos saber de quais nutrientes nossos animais necessitam para viver de modo saudável. Também precisamos conhecer quais são as principais doenças dos gatos e como evitá-las.

Ter conhecimento das doenças comuns em gatos é fundamental, sempre, para que a gente também saiba quais remédios ministrar e em qual dosagem, para não correr o risco de intoxicar nossos animais e sem querer acabar diminuindo a expectativa de vida de um gato.

Saber sobre doenças de gatos e seus sintomas irá fazer com que você identifique qualquer doença cedo, conseguindo levar rapidamente seu gato ao veterinário e assim evitando que doenças, como doença renal cronica em gatos, por exemplo, acabe levando seu bichano a óbito.

Para saber sobre a saúde dos nossos animais, ir a um veterinário confiável é fundamental. Como eu, aposto que você já levou seu bichinho a algum veterinário que não inspirou confiança.

 

  1. Alimentação de qualidade. O poder do alimento caseiro para gatos e da alimentação ideal para gatos.

Você já percebeu que nossos gatos precisam de ração, mas uma ração de qualidade.

Lembre-se: gastar um pouco mais com a alimentação de seu gato é igual a gastar muito menos com veterinário, remédios e sofrimento. Mas é preciso realmente saber escolher a ração para garantir uma alimentação ideal para gatos.

Sabendo escolher você até consegue saber quais são os alimentos ricos em taurina para gatos.

Até agora, só falamos sobre ração, mas a dieta do seu gato não deve parar aí. Introduzir a alimentação natural (alimento caseiro para gatos) como complementação das refeições ajuda na saúde do seu gato e faz com que você economize na ração.

Esse tipo de alimento caseiro para gatos é de SUMA importância e está diretamente ligada a expectativa de vida de um gato, evitando inclusive doença renal cronica em gatos e outras doenças dos gatos.

A coisa funciona assim: quanto pior a alimentação de seu gato, menos elementos nutrirão o corpo dele.

Por isso, ele sempre comerá em grande quantidade e fará muitas fezes. Já com alimentação adequada, seu gato estará adequadamente nutrido, mas comendo em menor quantidade, mantendo o peso e produzindo menos fezes.

A dieta balanceada e a alimentação ideal para gatos faz com que o organismo do seu animal funcione de modo mais natural e menos forçado, o que aumenta a expectativa de vida de gatos domésticos.

Para ter uma vida saudável, o que o humano deve fazer: comer frutas, verduras e legumes ou fast food e comida processada? O mesmo vale para nossos gatos! Dar ração de má qualidade é o mesmo que encher o coitado de porcarias!

Quando falamos sobre alimentação natural ou alimento caseiro para gatos nos referimos principalmente à carne crua, mas de boa qualidade.

Você estará dando ao seu gato um alimento livre de corantes conservantes e outros elementos químicos, e estará oferecendo níveis equilibrados dos nutrientes que ele precisa, com tudo do que se alimentam os gatos de verdade.

Para mais detalhes sobre alimento caseiro para gatos clique aqui.

 

  1. Exercícios (outro dos 3 pilares que aumenta a expectativa de vida: gato que se exercita do jeito certo pode viver até os 30 anos)

Se você tem um gato filhote, sabe a energia que ele tem! O bichinho não para! Para que o gato não acabe com móveis e sapatos, você precisa brincar com ele.

Brincadeiras e exercícios são uma parte importante de como cuidar de seu gato.

Há diversas opções de brinquedos e você mesmo pode fazer alguns. Seu gato precisa se exercitar, em especial porque ele possui instinto de caça.

E os gatos adultos? Precisam de exercícios também, mas obviamente já possuem menos energia, então o tempo de atividades é menor.

Quer que seu gato viva mais? Quer que a expectativa de vida de um gato seja maior e de quebra também evitar doenças comuns em gatos? Coloque-o para se movimentar! Em razão de os gatos dormirem muitas horas por dia, podemos achar normal caso eles fiquem lá parados o dia todo. Não é normal e você precisa ajudá-los!

Caso perceba que seu bichano está muito desanimado e sem energia, não hesite em levá-lo ao veterinário, pois algo pode estar errado.

Aprender a identificar tudo isso faz parte da cartilha sobre como cuidar do gato, e você pode saber como fazer tudo isso de forma correta aqui.

==> Veja nessa breve apresentação como cuidar de seu gato do jeito certo, aprendendo alimentação ideal para gatos (como alimento caseiro para gatos), sobre doenças de gatos e seus sintomas (e como evitar as doenças comuns em gatos), aumentando assim a expectativa de vida de um gato (com todos os cuidados certos a expectativa de vida de gatos domesticos pode chegar aos 30 anos!)

Os resultados de investir nessas três áreas são incríveis (aumentando assim a expectativa de vida de um gato)

Conhecendo os princípios da saúde de seu animal (conhecendo as doenças de gatos e seus sintomas), investindo na alimentação (sabendo assim qual é a alimentação dos gatos e sobre alimento caseiro para gatos) e exercícios (com isso aumentando a expectativa de vida: gato vivendo até o dobro da média), você verá:

  • Seu animal com mais energia;
  • Fezes com menos odor;
  • Redução da queda de pelos;
  • Pelo mais saudável;
  • Redução do estresse;
  • Redução de coceiras.

 

Ama seu gato? Então cuide dele. Aprenda como cuidar de seu gato de verdade.

Quando assumimos os cuidados de um gato, ele passa a ser nossa responsabilidade, então saber como cuidar do gato é fundamental.

E se ele fica doente ou morre porque não fomos responsáveis com sua alimentação e segurança, qualquer coisa de ruim que aconteça é nossa culpa!

E agora a situação é pior, sabe por quê? Porque agora você sabe a verdade!

Não podemos continuar contribuindo para essa diminuição da expectativa de vida de gatos domésticos!

O que fazer agora?

Muita informação, não? Quando eu soube de tudo isso, não sabia o que fazer e me senti culpado por não ter tratado meu gato direito até aquele momento que eu conto aqui nesse vídeo. E olha que eu realmente achava que sabia tudo que havia pra saber sobre como cuidar do gato.

Eu tive que tomar uma atitude. A partir desse momento você tem informação e há duas coisas que pode escolher fazer:

  1. Eliminar tudo o que faz mal para o seu gato, pesquisar uma boa ração, saber mais sobre alimentação natural e inclui-la na alimentação de seu bichano, prestar atenção nos hábitos e necessidades do seu gato.
  2. Deixar pra lá, achar que sabe como cuidar de seu gato com base na mídia e sendo comum e continuar intoxicando seu gato e, a cada dia, diminuir a expectativa de vida de gatos domésticos.

 

Precisamos parar de errar como nossos gatos (só assim para aumentar a expectativa de vida de gatos domésticos e evitar doenças comuns em gatos)

Temos nossos gatos como filhos e sempre queremos fazer o melhor, ninguém tem dúvidas disso. Como todo pai e mãe, nós erramos, mas nem sempre é por nossa culpa.

A indústria e a mídia nos bombardeiam com informações falsas sobre como cuidar de seu gato. Sabe o que eles querem? Ganhar dinheiro!

Não, eles não se importam com a saúde de nossos animais, por isso há tantas rações feitas com restos e com carne podre por aí, aumentando o número de doenças comuns em gatos.

==> Veja nessa breve apresentação como cuidar de seu gato do jeito certo, aprendendo alimentação ideal para gatos (como alimento caseiro para gatos), sobre doenças de gatos e seus sintomas (e como evitar as doenças comuns em gatos), aumentando assim a expectativa de vida de um gato (com todos os cuidados certos a expectativa de vida de gatos domesticos pode chegar aos 30 anos!)

Precisamos cuidar da segurança de nossos gatos

Você já sabe o quanto temos sido enganados, mas há ainda outras coisas que podem estar colocando nossos gatos e risco. Onde? Na nossa casa. E quem está fazendo isso? A gente mesmo!!!

Sem querer, você já deu remédio para o seu gato sem saber a dose exata? Agora pense no tamanho de um humano e nas consequências que a dosagem errada de um medicamento podem trazer. Então pense no tamanho do seu gato, esse ser pequeno que você ama. As consequências podem ser bem piores!

Não subestime os erros que podemos cometer na hora de medicar nossos animais.

Precisamos conhecer as principais doenças de gatos e seus sintomas, para que dessa forma a gente consiga prevenir com eficiência ou identificar o mais rápido possível para levar ao veterinário, aumentando, assim, a expectativa de vida de um gato.

 

“Gatos precisam dar voltinhas”

Já ouviu essa frase? Eu também e por muito tempo acreditei nisso e esse é um dos maiores erros sobre como cuidar de seu gato. Para mim, fazia parte do instinto e do hábito do gato sair pela vizinhança, passar a noite fora, brigar um pouquinho.

Até que um belo dia eu descobri que lugar de gato é…dentro de casa!! Reflita um segundo comigo: o que há na rua para o gato?

  1. Risco de atropelamento;
  2. Risco de envenenamento;
  3. Risco de brigar e se machucar;
  4. Risco de ser vítima de outro animal;
  5. Risco de ser vítima de um humano (humanos podem ser bem ruins);
  6. risco de contrair doenças comuns em gatos;
  7. Risco de simplesmente desaparecer.

Há algo bom na lista acima? Você gostaria que seu gato passasse por alguma dessas situações de sofrimento? Eu também concluí que não e decidi agir.

O mais provável que alguém vai conseguir deixando o bichano ir a rua é diminuir a expectativa de vida de um gato.

A melhor solução que possuímos é telar a casa, esse é um conceito básico sobre como cuidar do gato. Isso mesmo, telar todas as portas, janelas, enfim, todas as aberturas pelas quais nosso gato possa passar. Assim, podemos manter as janelas abertas sem correr o risco de nossos animais saírem e correrem risco.

 

“Mas o gato da minha tia vive na rua e já tem 15 anos… isso é frescura”

Você também já deve ter ouvido essa frase. Saiba que esse gato que vive na rua e está bem é a exceção da exceção. Viver na rua diminui drasticamente a expectativa de vida de um gato.

O gato que tem acesso à rua pode viver um terço dos anos de vida de um gato criado em casa. UM TERÇO! Isso significa cinco ou seis anos.

E se você investir nos três pilares da qualidade de vida dos gatos, seu bichinho pode viver até TRINTA ANOS!

Isso significa até o dobro da expectativa de vida de gatos domésticos!

 

Ainda dá tempo?

Claro que sim! Se o seu gato ainda não manifestou nenhum problema de saúde, está na hora de cuidar da alimentação dele, dando alimentação ideal para gatos evitando assim as doenças comuns em gatos.

Aproveite também para levar o bichano ao veterinário e fazer alguns exames para realmente saber como está a saúde dele, verificando dessa forma se ele está com alguma das doenças de gatos e seus sintomas.

Procure escolher uma ração de boa qualidade para comprar ao seu gatinho, pesquise sobre ela antes de comprar. Intercale também com a ração a alimentação natural para gatos (alimento caseiro para gatos).

Tudo o que não podemos fazer, a partir do momento em que sabemos a verdade, é manter tudo como está, principalmente agora que sabemos a verdadeira expectativa de vida de um gato.

A mudança terá o melhor resultado: anos de vida a mais para os gatos que tanto amamos.

Para saber mais sobre os 3 pilares da vida saudável dos gatinhos e tudo o que você precisa saber sobre a expectativa de vida de um gato, doenças comuns em gatos,  alimento caseiro para gatos (alimentação ideal para gatos) e tudo sobre como cuidar de seu gato, clica no link abaixo:

==> Veja nessa breve apresentação como cuidar de seu gato do jeito certo, aprendendo alimentação ideal para gatos (como alimento caseiro para gatos), sobre doenças de gatos e seus sintomas (e como evitar as doenças comuns em gatos), aumentando assim a expectativa de vida de um gato (com todos os cuidados certos a expectativa de vida de gatos domesticos pode chegar aos 30 anos!)