Como Cuidar de Gatos – Descubra Tudo Que Precisa Saber!

Tempo de leitura: 13 minutos

Índice da Matéria

  1. Como Cuidar de Gatos
  2. Como Cuidar de Gatos Filhotes
    1. Como Cuidar de Gatos Filhotes – Menos de 8 Semanas
    2. Como Cuidar de Gatos Filhotes – Entre 8 e 11 semanas
    3. Como Cuidar de Gatos Filhotes – Entre 3 e 6 meses
  3. Como Cuidar de Gatos Castrados
    1. Como Cuidar de Gatos Castrados – Eu castrei meu gato e agora?
    2. Como Cuidar de Gatos Castrados – Meu gatinho Já Chegou Castrado
  4. Como Cuidar de Gatos Idosos
  5. Como cuidar de gatos abandonados
  6. Como cuidar de gatos com gripe
  7. Como cuidar de gatos no inverno
  8. Informações extras e links importantes

como cuidar de gatos

Nessa matéria você vai aprender, entre outras coisas, como cuidar de gatos filhotes, como cuidar de gatos castrados, como cuidar de gatos idosos, como cuidar de gatos abandonados, como cuidar de gatos com gripe e como cuidar de gatos no inverno para que eles cresçam cheios de saúde.

shadow-ornament

IMPORTANTE: Nessa matéria, você vai aprender aprender tudo que precisa sobre como cuidar bem dos gatos,  mas infelizmente, ainda vemos muita informação trocada e perigosa pela internet... Exatamente por isso que todas as informações do nosso site são baseadas no Guia Para Um Gato de 14 Vidas, só assim a gente garante a qualidade do conteúdo passado para nossas leitoras.

Pegar um gatinho de estimação é muita responsabilidade e muita gente acaba subestimando o tempo, energia e dinheiro que são necessários para dar os cuidados que nossos peludos precisam. Como consequência as pessoas descobrem que não têm ideia de como cuidar de um bichano e acabam, infelizmente, abandonando.

Mas mesmo quem está determinada(o) muitas vezes não sabe por onde começar. Por isso, resolvemos tentar abranger essa matéria em vários tópicos, para ajudar um número maior de mamães e papais. Além do básico, você vai aprender como cuidar de gatos filhotes, como cuidar de gatos castrados, como cuidar de gatos idosos, como cuidar de gatos abandonados, como cuidar de gatos com gripe e como cuidar de gatos no inverno.

Antes ou após ler essa matéria também recomendo que assista a esse vídeo, com 3 dicas sobre cuidados a ter com gatinhos que podem fazer com que seu bichano viva até o dobro da expectativa esperada. 

Conteúdo VIP

Como Cuidar de Gatos - Descubra Tudo Que Precisa Saber!

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Como Cuidar de Gatos - Básico

Bom, se você ainda não tem um peludinho, o primeiro passo é decidir se você vai querer um filhote ou um gato já adulto. Os dois tem pontos e contrapontos. Por exemplo, um gato filhote pode ser mais fácil de educar e não criar hábitos ruins, mas um gato adulto requer menos cuidados ininterruptos e, via de regra, sofrem menos com a separação.

O segundo passo é considerar quanto tempo você tem disponível para seu gato. Mesmo que gatos não exijam caminhadas diárias como os cães, eles ainda são animais bem ativos e precisam gastar a energia com brincadeiras e demandam bastante atenção. Sem falar o tempo necessário para limpeza do ambiente e preparar refeições mais elaboradas, de preferência SEMPRE COM ALIMENTAÇÃO NATURAL.

O último passo básico, mas não menos importante, é pense em quanto você pode gastar. Cuidar de um pet, qualquer um deles, não é de graça. E isso precisa  ser levado em consideração. Você soma os gastos com alimentação, areia, visitas ao médico e eventuais acessórios, como caixa de transporte, etc. Ainda está dentro do orçamento da família? Ótimo! Então agora é só receber o novo membro.

Agora vamos falar de cuidados específicos.

Como Cuidar de Gatos Filhotes

A primeira coisa a se ter em mente é que você não deve tratar um filhote como um gato adulto. Se a gente parar pra pensar as necessidades de uma criança é bem diferente de um adolescente, por exemplo, certo? Funciona da mesma forma e existem alguns estágios.

como cuidar de gatos filhotes

Como cuidar de gatos filhotes: Os pequenos precisam de atenção e cuidados diferenciados em relação a como cuidar de gatos idosos.

Como Cuidar de Gatos Filhotes - Menos de 8 Semanas

Nessa idade os filhotes, idealmente, precisam estar com a mãe e os irmãos. Gatinhos nessa fase sequer conseguem controlar a temperatura do próprio corpo e precisam de outro corpo para se aquecer e ficarem saudáveis. Além disso, nessa fase eles também estão desenvolvendo a visão e coordenação motora.

(Se você adotar um filhote órfão vai ter que tomar alguns cuidados bem especiais, como alimentação na mamadeira a cada duas horas até ele ter um mês de vida, por exemplo e possivelmente ajudar o filhotinho a fazer as necessidades.

(Mas você pode ler mais sobre o assunto no link ao lado: Como Cuidar De Gato Filhote Abandonado).

como cuidar de gatos filhotes

Como cuidar bem de gatinhos filhotes: Nos 2 primeiros meses o contato com a mãe é indispensável

Como Cuidar de Gatos Filhotes - Entre 8 e 11 semanas

Aqui os filhotes já devem estar comendo alimento próprio para filhotes, que precisa trazer energia e ser rico em proteína, porque nessa fase começa o espírito explorador e curioso. O que quer que escolha dar, tenha certeza de que é indicado para filhotes.

Além disso, mantenha o filhote sob supervisão constante, lembre-se de que eles ainda são crianças.

como cuidar de gatos

Como cuidar de gatos filhotes: Depois de 2 meses de idade é importante incluir proteína na alimentação

Como Cuidar de Gatos Filhotes - Entre 3 e 6 meses

Nessa fase o filhote está atingindo a adolescência e, consequentemente, a maturidade sexual. Com alguma margem, é nessa fase que você deve considerar SERIAMENTE castrar seu gato, levando ao veterinário para ver se já está na hora.

Além de todas as vantagens de saúde, a castração cedo pode trazer benefícios de higiene, como evitar a marcação de território com urina.

Depois disso é importante você manter seu gatinho socializado com outras pessoas e animais, vacinado sempre e criar o bom hábito de prevenir as doenças, visitando o veterinário preventivamente e aprendendo mais sobre elas, tirando suas informações de fontes confiáveis.

No nosso caso, tiramos tudo do Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que é simplesmente incrível!

como cuidar de gatos

Como tratar os Gatos filhotes: Entre 3 e 6 meses é hora de pensar em castração!

Como Cuidar de Gatos Castrados

Bom, vamos por partes. Podemos ter gatinhos que nós castramos ou um que nós adotamos, mas que já entrou para a família castrado. E como as duas situações têm algumas diferenças, vamos separar pra te ajudar a entender.

como cuidar de gatos

Como cuidar de gatos castrados: Precisamos ter cuidados específicos com eles.

Como Cuidar de Gatos Castrados - Eu castrei meu gato e agora?

Se o seu gatinho acabou de ser castrado, você vai precisar criar um espaço confortável e quieto para ele se recuperar. É bem possível que ele sinta enjoo por até 24 horas depois do procedimento.

Ele pode estar mais irritado que o normal, então é bom um cantinho só dele por enquanto, até para não se esforçar muito ou ser perturbado por crianças ou outros pets.

É interessante, se possível, criar um ambiente com luz não muito forte e deixar a caixinha de areia, água e a alimentação bem acessíveis, de forma que ele consiga acesso a tudo sem se esforçar muito.

Além disso, o médico provavelmente vai indicar um colar elisabetano ou uma roupa de pós-operatório e pedir para monitorar o comportamento do bichano. Em especial se há falta de apetite, vômito, diarreia ou sinais de dor contínua. É importante checar o local da incisão também para ter certeza da cicatrização.

como cuidar de gatos castrados

Como cuidar de gatos castrados: Se acabou de castrar, cuidado com o período pós operatório.

Como Cuidar de Gatos Castrados - Meu gatinho Já Chegou Castrado

Agora se você já adotou um gato castrado é interessante ver que eles também precisam de cuidados específicos. Por exemplo: um gato castrado tende a engordar bastante, então é importante que você vigie mais de perto a quantidade de comida ingerida para evitar a obesidade.

Outro fator é que eles podem ficar mais sedentários, então cabe a você estimular brincadeiras e fazer com que eles se movimentem, nem que seja em seções de 10 minutos cada.

Além disso, nós recomendamos a alimentação natural, mas se optar por ração é importante também escolher uma própria para gatos castrados, ok?

como cuidar de gatos castrados

Como cuidar de gatos castrados: Se ele já chegou adulto e castrado é importante fazer exercícios.

Como Cuidar de Gatos Idosos

Conforme seu bichano envelhece, as necessidades dele mudam. Por idosos, nós entendemos gatos com mais de 10 anos. (A gente sabe que infelizmente muitas mamães perdem seus gatinhos antes disso, mas com os cuidados certos, inclusive sabendo como cuidar de gatos idosos, eles podem viver até 30 anos!)

Bom, na medida que seu gato fica mais velho ele perde um pouco da visão e também da audição e isso quer dizer que ele vai esbarrar em mais coisas. Por isso é importante que, na medida do possível, a gente não deixe nada no caminho que eles fazem regularmente.

Entre as prioridades de como cuidar de gatos idosos, talvez uma das mais importantes seja manter as coisas dele nos mesmos locais, isso também é importante para que ele ache com facilidade. Isso é especialmente necessário para gatos que estão tendo problemas de visão. Durante a noite você também pode deixar alguma luz acesa, pra ajudá-lo a se guiar.

Com relação a alimentação é preciso passar para um alimento mais macio, já que eles não têm tanta força para mastigar e alimentos duros podem trazer problemas dentais e nas gengivas.

Também é importante escovar o seu gato mais idoso, especialmente nas áreas onde ele não alcança mais por si só e manter o ambiente o mais confortável possível pra ele.

Além disso é indispensável que você mantenha a vacinação do seu gato em dia, fique alerta para as doenças mais comuns e leve seu gatinho ao veterinário preventivamente, evitando problemas ou diagnosticando cedo.

como cuidar de gatos idosos

Como cuidar de gatos idosos: É preciso ter em mente as dificuldades naturais que a idade traz para eles.

Como cuidar de gatos abandonados

É comum encontrar gatos abandonados, normalmente filhotes. E caso queira saber como cuidar de gatos abandonados siga os passos básicos abaixo e cuide da:

- Temperatura (um paninho ajuda)

- Alimentação (leite específico para gatos indicado pelo veterinário em caso de filhote e alimentação conforme recomendado aqui para adultos)

- Um lugar para acomodá-lo (caixa de papelão com uma manta

- Procure saber se é o gato de alguém que fugiu, pode haver um dono preocupado a procura

- Em caso de filhote limpe-o com pano macio e álcool diluído em água morna (meio a meio).

- Leve-o ao veterinário na primeira oportunidade.

Como cuidar de gatos abandonadosComo cuidar de gatos abandonados: é importante levar o gato ao veterinário o quanto antes para uma checagem.

Como cuidar de gatos com gripe

Os gatos não estão alheios aos problemas respiratórios e muita gente tem dúvidas sobre como cuidar de gatos com gripe.

Veja algumas dicas de como cuidar de gatos com gripe abaixo que podem te ajudar:

- Primeiro passo é levar no veterinário, sempre! Caso o bichano seja medicado, siga as orientações;

- Ele terá dificuldades para se alimentar, ofereça comidas quentes, pois elas aguçam o olfato dos bichanos;

- Deixo-o bem aquecido;

- Mantenha sempre os olhos e nariz limpos, evitando infecções e irá ajudar a descongestionar as vias respiratórias;

- Como toda gripe, o gatinho precisa descansar, então não force brincadeiras.

Não sumindo os sintomas da gripe em seu gato, retorne ao veterinário.

Caso o seu gato esteja espirrando, pode haver outros motivos que você pode conferir aqui.

Como cuidar de gatos com gripeComo cuidar de gatos com gripe: fique atenta aos sintomas e siga orientações do veterinário. Caso seu gato seja mais velho lembre-se de seguir junto as orientações de como cuidar de gatos idosos.

Como cuidar de gatos no inverno

Para evitar possíveis doenças provocadas pelo frio, tenha em mente a melhor maneira sobre como cuidar de gatos no inverno.

Igual aos humanos, eles sentem muito frio, e aqui listamos algumas dicas para ajudá-los nessa época do ano:

- Não dê banho frio, tente dar preferência a banhos a seco com produtos específicos par gatos. Existem lenços umedecidos e sprays para isso, consulte com seu veterinário os melhores;

- Deixe em dias as vacinas contra gripe, para evitar que o frio deixe seu bichano doente;

- Providencie um lugar quente na casa para colocar a caminha do bichano; forre com mantas ou cobertores.

Essas são algumas das dicas sobre como cuidar de gatos no inverno, mas claro que todas as recomendações gerais continuam valendo.

Como cuidar de gatos no invernoComo Cuidar de Gatos no Inverno: Dê preferência para banhos a seco

Informações extras e links importantes

Seja você uma dona ou dono de primeira viagem ou experiente, você precisa pensar um pouco no quadro mais amplo na hora de adotar um gatinho. Além disso, é necessário ter em mente que a idade do gato também traz obrigações e cuidados extras, ok?

Nessa matéria a gente tentou abordar um pouco de vários temas sobre cuidados com gatos e tentamos abordar como cuidar de gatos filhotes, como cuidar de gatos idosos e outros.

Caso queira mais informações sobre cuidados com gatos assine também nossa Lista VIP clicando aqui, onde damos dicas exclusivas e gratuitas aos assinantes.

Tem alguma sugestão de matéria? Gostaria de ler algo em especial? Escreva pra gente nos comentários.

Se quiser saber mais sobre nossa fonte de consulta, o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, clique AQUI

Photo Credits: yoppykcxdJennifer C.karmablueDe'Nick'niseK-nekoTR

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *