Como Cuidar De Filhote De Gato Recém-Nascido

Tempo de leitura: 8 minutos

Como Cuidar De Filhote De Gato Recem NascidoComo Cuidar De Filhote De Gato Recém-Nascido

Índice da Matéria Como Cuidar de Filhote de Gato Recém-Nascido

  1. Como cuidar de filhote de gato recém-nascido
  2. Como cuidar de filhote de gato recém-nascido: Como alimentar?
  3. A Importância Da Água em Como cuidar de filhote de gato recém-nascido
  4. Como cuidar de filhote de gato recém-nascido: O que não dar?
  5. Como cuidar de filhote de gato recém-nascido: Moradia

Como cuidar de filhote de gato recém-nascido

Ao adotarmos um filhote ou termos a nossa felina com suas crias recém-nascidas, temos que tomar os devidos cuidados com os bichinhos. Eles necessitam de cuidados especiais e selecionamos algumas dicas de como cuidar de um filhote de gato recém-nascido.

Os cuidados vão além de higiene, temos que saber o que dar para eles comerem ou ainda o que não dar para eles consumirem, onde deixar eles ficarem e doenças que serão adquiridas por não possuirem a proteção e o ser materno (se for o caso).

Como cuidar de filhote de gato recém-nascido: Como alimentar?

como cuidar de um filhote de gato recém-nascido
Como cuidar de filhote de gato recém-nascido

O primeiro aspecto sobre como cuidar de um filhote de gato recém-nascido que temos que nos atentar, é com relação a sua alimentação:

  • Os filhotes podem iniciar a alimentação através de rações secas, a partir da quarta semana de idade, enquanto ele ainda está se alimentando da mãe.
  • É recomendado que esses filhotes também sejam alimentados com comidas prontas para gatos, os famosos sachês ou enlatados, que é a comida de uma forma mais úmida. Devemos nos atentar também, para procurar uma ração que contenha todos os ingredientes necessários que os filhotes precisam. É preciso realmente saber escolher a ração correta. Para saber mais sobre isso assista a esse vídeo.
  • Também sugerimos que os potinhos com comida fiquem disponíveis por todo o tempo, para que eles possam comer quando sentirem vontade. Ressaltamos a importância da variação do cardápio também, pela ração ser demasiado seca e não possuir todos os nutrientes necessários, você pode oferecer carne moída de frango ou de boi, assim você não cria um gato viciado em ração e sim um muito mais saudável. Clique aqui se quiser aprender como fazer comida natural específica para gatos.
  • Alimente o filhote várias vezes por dia. Como já dissemos, é importante que os filhotes tenham a comida a sua disposição, porém quando esta for a úmida ou a carne, você deve retirá-las dos recipientes, porque quando ficam expostas elas podem acabar sendo contaminadas.
  • Alertamos para que você nunca guarde o resto dessas comidas na geladeira, pois também serão alvos de bactérias que podem causar doenças em seus gatinhos. Então, pra que fique à disposição dos filhotes enquanto você não estiver em casa, deve ser a ração seca.

Conteúdo VIP

Como Cuidar De Filhote De Gato Recém-Nascido

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

A Importância Da Água em Como Cuidar De Filhote de Gato Recém-Nascido

Quando os gatos se alimentam de forma natural, sem serem domesticados, eles costumam ingerir água pelo próprio animal que eles se alimentam, uma vez que este tem 80% de água na composição de seu corpo.

As rações secas que normalmente alimentamos os gatos não possuem essa fontes de água, muito pelo contrário! Elas contém apenas 7% de água em sua composição. Então, uma outra dica:

  • Dê bastante água para os gatos filhotes! Eles geralmente gostam dela fresca e não costumam bebê-la depois de muito tempo parada, então é indispensável que você troque a água deles diariamente.
  • Alguns felinos também gostam de bebê-la diretamente da torneira, na pia ou nos tanques, sendo assim, se você treiná-los para que o façam isso só vai contribuir para a autonomia deles.
  • Nesse vídeo em nosso canal do YouTube também damos mais dicas sobre como fazer seu gato beber água.

Outro tema que devemos nos atentar é com relação às substâncias que os filhotes de gato recém-nascidos precisam ingerir quando não têm mais suas mães.

Substâncias para o crescimento e desenvolvimento para gatos que não possuem o ser materno, por isso você e a mamadeira é que farão esse serviço.

Antes da mamadeira, veja se não tem nenhum conhecido com gata amamentando, assim, o seu felino poderia ter uma ama de leite, no entanto tome algumas precauções, afinal as gatas podem rejeitar o filhote e agredi-los.

Mas se a ama não der certo, voltamos a etapa inicial que era a mamadeira, lembre-se de jamais usar colheres, isso pode causar uma aspiração (leite no pulmão) e seu gatinho falecer.

Lembre-se que existem materiais especiais e feitos com exclusividade para os gatos, por isso procure um pet shop e um veterinário e se informe sobre o assunto.

Veja uma relação de substitutos para o leite materno:

  • Leite para filhotes felinos:

Muito semelhante ao leite que damos para as crianças que não amamentam nos primeiros meses, esses leites são os mais indicados, pois são feitos sob medida para as necessidades do gato. Informe-se com o veterinário a respeito.

  • Leite sem lactose:

É um bom substituto, pois possuem grande quantidade de nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento do gato.

  • Leite de soja:

No mesmo tocante do item interior, esse leite possui muitas das substancias que é necessária ao organismo do gato.

Tome cuidado com a quantidade que vai dar ao filhote lembre que eles são pequenos e não precisam de muita coisa, então o recomendado é de 4 ml para cada 100 gramas do gato.

E lembrando também que é essencial consultar o veterinário antes para ver o mais indicado.

O modo de como cuidar de filhote de gato recém-nascido varia de acordo com o gato, alguns crescem mais rápido, enquanto outros precisarão de sua atenção por mais tempo.

Ressaltando que gatos criados sem a mãe tendem a ser mais agressivos, por isso converse com seu veterinário sobre o que fazer nesse caso.

Em nossa lista de e-mails também damos diversas outras dicas sobre como cuidar de gatos que podem lhe ser úteis, você pode ter acesso colocando o e-mail abaixo:

Conteúdo VIP

Como Cuidar De Filhote De Gato Recém-Nascido

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Como cuidar de filhote de gato recém-nascido: O que não dar?

como cuidar de filhote de gato recém-nascido
Como cuidar de filhote de gato recém-nascido

Este item é basicamente consistido de todos os alimentos que existem, pois, o gatinho recém-nascido não pode consumir nada até a 4 semana de vida.

Veja uma lista de principais alimentos determinantemente proibidos, mesmo depois do desmame:

  • Alimentos com cafeína;
  • Alimentos com lactose;
  • Alimentos gaseificados;
  • Alimentos com açúcar;
  • Alimentos de cão;
  • Alimentos de humanos;
  • Alimentos alcoólicos;
  • E demais alimentos nocivos a sua saúde.

Para saber mais sobre o que você não deve dar para seu gato, veja essa outra matéria que temos aqui no site clicando aqui (15 Alimentos Que Você Não Deve Dar Para O Seu Gato (O 7º É Uma Surpresa!).

Entenda que seu filhote não tem vontade desses alimentos, pois não os conhece. É mais a curiosidade falando.

Mantenha o filhote em lugares que outros animais não tenham acesso, lembre-se que sem a mãe eles ficam desprotegidos e propícios a várias doenças.

Mantenha o local seco e quente, afinal os filhotes ainda não conseguem manter uma temperatura adequada.

O desmame pode acontecer a partir da 4ª semana e a caixa de areia pode ser inserida a partir da 6ª semana, sempre tomando cuidado para o gato não dormir dentro dela e nem comer a areia ou os flocos.

Cuidado com a saúde, afinal sem a mãe eles não produzem da forma correta os anticorpos, assim no vestígio de nariz escorrendo, olhos inchados, carência e demais sintomas procure um veterinário.

⇒ Leia também:  Como Fazer Seu Gato Viver Até os 30 Anos de Idade

Como cuidar de filhote de gato recém-nascido: Moradia

Outro dos pontos essenciais sobre como cuidar de um filhote de gato recém-nascido que não podemos esquecer é sobre a moradia.

A gente deve reservar um local quente e aconchegante, que pode ser até bem simples como uma caixa de papelão com algum cobertor.

Também temos que providenciar uma caixa de areia, para que eles se higienizem, a única coisa que você precisará fazer é depois de um longo tempo de soneca ou após as refeições, colocar os gatinhos na caixa de areia, assim eles já saberão instantaneamente o que tem que fazer.

Essas foram algumas dicas de como cuidar de um filhote de gato recém-nascido, mas o que não podemos esquecer é de dar sempre muito amor e cuidado para nossos felinos e proporcionar diversas brincadeiras com eles, para que eles se sintam incentivados e amados.

Para saber em detalhes sobre como cuidar de gatos e também como evitar um erro terrível cometido por diversos donos de gatos, assista a esse vídeo que, além de te ensinar como evitar esse erro, te dará 3 dicas que farão com que você consiga dobrar a expectativa de vida esperada do gato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *