Como Cuidar Da Caixa De Areia Do Gato

Tempo de leitura: 4 minutos

como cuidar da caixa de areia do gatoVocê realmente sabe como cuidar da caixa de areia do gato? Então descubra nesse artigo!

Índice da Matéria

  1. Como cuidar da caixa de areia do gato: Primeiras Dicas
  2. Como cuidar da caixa de areia do gato: Troque a areia sempre
  3. Como esterilizar a caixa de areia
  4. Como cuidar da caixa de areia do gato: Troque a caixa de areia
  5. Deixe a caixa de areia em um local ventilado

Você sabia que pode estar cuidando incorretamente a caixa de areia do seu gato?

Não se preocupe, porque isso é normal de ocorrer, e é por isso que você precisa ter o conhecimento de alguns cuidados básicos de como cuidar da caixa de areia do gato.

Acima de tudo, vamos começar com uma dica que pode parecer boba, mas não é.

Não utilize produtos que possam ser tóxicos, tanto para seu gato, quanto para você ou mesmo para o meio ambiente. A água sanitária é uma delas e ela é comumente utilizada na limpeza da caixa.

Conteúdo VIP

Coloque o seu de email abaixo para receber gratuitamente dicas exclusivas!>

Assine nossa lista VIP e receba muitas outras informações além de como cuidar da caixa de areia do gato!

Como cuidar da caixa de areia do gato: Primeiras Dicas

Antes de começarmos com as dicas sobre como cuidar da caixa de areia do gato, é muito aconselhável que todos os passos sejam seguidos de maneira regular. Afinal, a caixa de areia precisa ser limpa regularmente.

A areia escolhida pode ser da sua preferência e ela deve ser despejada em uma única camada, que pode ter 3 centímetros em média, que é o suficiente para não ter muita sujeira e o seu gato se sentir a vontade.

A respeito da sujeira, a informação mais básica é que as fezes devem ser removidas toda vez que elas forem vistas. Isso porque, os gatos não vão querer utilizar a caixa novamente se ela estiver suja ou com mau cheiro.

  • Uma dica é recolher as fezes com luva e papel higiênico e jogá-las no vaso sanitário.

Como cuidar da caixa de areia do gato: Troque a areia sempre

Existem duas medidas que podem ser realizadas, a primeira delas é acrescentar um pouco de areia na caixa, porém, essa medida acaba deixando mau cheiro. A segunda medida, é trocar toda a areia pelo menos duas vezes na semana.

No momento da troca de areia, você deve higienizar a caixa, que pode ser com bicarbonato de sódio e então depois com álcool. As duas substâncias ajudam a remover odores e a sujeira também.

  • Nós não indicamos perfumes, porque os gatos possuem o olfato mais sensível e podem acabar se incomodando com o cheiro.
  • Uma dica para saber quando é a hora de trocar a areia, você pode comprar bolinhas de argila e deixar na caixa, quando ela começar a ficar úmida, já é a hora de trocar.

Veja Também: 07 Doenças Que Podem Levar Os Gatos à Morte Que São Causadas Por Seus Donos Sem Querer e Como Evitá-las

Como esterilizar a caixa de areia

Além do bicarbonato de sódio e do álcool, você também pode utilizar o vinagre, que é uma ótima dica caseira para neutralizar o odor de urina, além da caixa de areia. É só borrifar o vinagre na caixa e deixá-lo agir de 15 a 30 minutos.

  • O vinagre pode ser qualquer um, seja ele de maçã ou branco, o que você tiver em casa, vai fazer efeito.

Caso você queira uma opção mais fácil ainda, é só adicionar água na caixa de areia e então limpar com esponja e detergente. A água da torneira pode ser substituída por água oxigenada também.

Como cuidar da caixa de areia do gato: Troque a caixa de areia

A caixa de areia deve ser trocada anualmente e isso quase nunca é feito pela maioria dos responsáveis.

E isso é bem importante, sabe por que?

Com o uso da caixa, os gatos acabam arranhando e nesses espaços pequenos, vão se acumulando bactérias e fungos.

A caixa pode ser doada também ou então queimada e jogada fora.

Veja Também: Afinal, Qual É A Melhor Ração Para Gatos?

Deixe a caixa de areia em um local ventilado

Esse é o último erro: deixar a caixa de areia em um local muito abafado, e isso não deve ser feito! É ideal que o local seja fresco e tenha bastante ventilação de ar.

  • Uma dica é deixar no terraço, pátio ou em uma varanda, só se lembre de proteger a caixa para impedir que a chuva entre em contato.

O mais importante, é deixar sempre a caixa de areia do seu gato limpa, assim, ele irá se sentir mais confortável para realizar as suas necessidades e evitar os odores.

Claro, ainda existem diversos outros cuidados para a saúde do seu filhinho de 4 patas, para saber mais 3 dicas essenciais para a saúde do seu bichano que podem DOBRAR a expectativa de vida do gato, assim como evitar um erro terrível cometido por milhares de donos, assista a esse vídeo que separamos para você.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a aprender sobre como cuidar da caixa de areia do gato! E se tiver mais sugestões de artigos só mandar pra gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *