Como Alimentar Filhote de Gato Com 1 Mês a 2 Meses

Tempo de leitura: 6 minutos

alimentação gato filhote 1 mêsSabe sobre alimentação do gato filhote de 1 mês ou de 2 meses? Veja nesse artigo como alimentar filhote de gato com 1 mês a 2 meses

Índice da Matéria ‘Como Alimentar Filhote de Gato Com 1 Mês a 2 Meses’

    1. Como alimentar filhote de gato com 1 mês a 2 meses?
    2. Dúvida comum sobre alimentação do gato filhote de 1 mês a 2 meses: Posso dar comida de cachorro para meu gato?
    3. Alimentação de gatos de 1 mês e 2 meses: Meu gato filhote pode tomar água?
    4. Alimentação do gato filhote de 1 mês / 2 meses: Meu gato filhote pode tomar leite?
    5. Quais são as necessidades de um gato filhote?

Os gatinhos quando filhotes passam pelo processo de desmame quando chegam aos 30-40 dias de vida.

Geralmente nessa etapa, eles já vão para adoção. E então, chega a vez do tutor ficar responsável pela alimentação, e é aí que surge a dúvida: o que fazer com a alimentação do gato filhote de 1 mês ou 2 meses?

Diversas opções sobre como alimentar gato de 1 mês estão disponíveis em lojas e mercados, contendo rações, latas, pacotes com sachês e misturas que oferecem uma dieta equilibrada.

No caso, não estamos aqui para falar de um produto em específico ou dizer qual é o melhor. Para isso o ideal é identificar os valores nutricionais das embalagens, a gente fala até sobre essa tema também nesse vídeo aqui que recomendo que você assista após ler esse artigo.

Nessa matéria agora você irá saber os pontos principais e mais importantes que devem ser observados ao alimentar o seu gato filhote com 1 a 2 meses de idade.

E, claro, além das informações desse artigo você também encontra diversas dicas exclusivas de cuidados com gatos em nossa lista VIP de e-mail abaixo caso queira se aprofundar:

Conteúdo VIP

Como Alimentar Filhote de Gato Com 1 Mês a 2 Meses

Receba GRATUITAMENTE dicas exclusivas no seu Messenger!>

Fique tranquilo, é completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

Como alimentar filhote de gato com 1 mês a 2 meses?

É fundamental que a dieta seca seja introduzida desde cedo, pois esse será um dos alimentos que o gato consumirá a sua vida inteira, então é bom que ela esteja disponível e que ele se acostume com isso.

Você pode complementar a ração seca adicionando alguns petiscos que o seu gato pode gostar, como um pouco de sachê ou então alguma carne picada, geralmente os gatos amam peixes. Vale a pena ter cuidado para colocar esse aditivo apenas em uma refeição, não em todas.

Para saber mais sobre alimentação natural para gatos e sua importância você também pode conferir essa matéria aqui.

A refeição sempre deve ser trocada, é ideal que você coloque a ração para seu gatinho todas as vezes que for se alimentar também. Um exemplo é utilizar o horário do café da manhã, almoço e jantar.

Algumas observações importantes sobre como alimentar gato de 1 mêsalimentação de gatos de 2 meses:

• É normal que quando muito novos, os gatos acabem comendo em pequenas porções por dia. Isso por terem o estômago muito pequeno e não gastarem tanta energia.

• Com o passar das semanas, as refeições podem passar de três para duas. Isso depende muito de cada gato. Mas caso você não fique em casa em algum período, sempre deixe a ração disponível (Veja essa matéria sobre alimentador automático para gatos se esse for o seu caso).

alimentação gato filhote 2 mesesComo Alimentar Filhote de Gato Com 1 Mês a 2 Meses: conheça os aspectos importantes da alimentação do gato filhote de 1 mês e da alimentação gato filhote 2 meses.

Dúvida comum sobre alimentação do gato filhote de 1 mês a 2 meses: Posso dar comida de cachorro para meu gato?

Não! Os cães e os gatos possuem organismos e metabolismos bem diferentes, ou seja, todos os nutrientes que o seu gato precisa, estão inseridos exclusivamente na ração para gatos!

Quais cuidados devo ter com a ração?

Comentamos que a ração deve ficar disponível, seja em pequenas quantias e em locais diferentes na sua casa. Apenas tenha cuidado, com a comida úmida, caso você tenha adicionado algum petisco nela, pois alguns insetos podem se aproximar e até outros animais.

Por isso, escolha deixar somente a ração seca disponível quando você não estiver em casa, assim evitará com que outros animais se aproximem e que também a ração acabe estragando.

⇒ Leia também: Afinal, Qual a Melhor Ração Para Gatos?

gato 1 mes alimentação

Como Alimentar Filhote de Gato Com 1 Mês a 2 Meses: gato de 1 mês tem alimentação diferenciada.

Alimentação de gatos de 1 mês e 2 meses: Meu gato filhote pode tomar água?

Sim! A água é fundamental e também deve estar inserida em potes e em locais que o seu gato frequenta. Vale lembrar que os gatinhos adoram beber água fresca.

E se você puder optar em comprar uma fonte, ótimo! Eles adoram água com “correnteza” para beber.

Caso essa opção não esteja disponível, em determinadas horas do dia você pode abrir uma torneira e deixar com que ele se refresque com a água dali.

• Tem gatinhos que são treinados e sabem até abrir e fechar a torneira quando querem tomar água! Você pode saber mais sobre adestramento de gatos aqui.

alimentação gatos 2 mesesComo Alimentar Filhote de Gato Com 1 Mês a 2 Meses: a alimentação de gatos de 2 meses também requer atenção

Alimentação do gato filhote de 1 mês / 2 meses: Meu gato filhote pode tomar leite?

O ideal é que não! Uma coisa é o gato quando ainda filhote apenas tomar o leite da sua mãe, porque aquele é o alimento que ele precisa para o início da sua vida.

Após o desmame, não é indicado que o gato tome leite de vaca, porque muitos gatos têm problemas com a lactose, o que acaba ocasionando problemas no trato gastrointestinal, promovendo diarreias e até vômitos.

• Quando o gato é filhote, qualquer diarreia ou vômito já pode ser capaz de ocasionar a desidratação.

Como Alimentar Filhote de Gato Com 1 Mês a 2 Meses, alimentação do gato filhote de 1 mês ou 2 meses, alimentar gato de 1 mês, alimentar gato de 1 mês e alimentação de gatos de 2 meses

Como alimentar filhote de gato com 1 mes a 2 meses

Quais são as necessidades de um gato filhote?

Para finalizarmos, vamos comentar a respeito das necessidades que o seu gato filhote necessita para o seu organismo. Essas necessidades são supridas pela alimentação.

• Ração com alta energia e balanceada
• Ração com digestibilidade fácil
• Ração especial para filhotes, que contenha antioxidantes

Esses são os principais cuidados que você deve ter com a alimentação do seu gato filhote.

Temos outras duas matérias onde também damos mais detalhes sobre o assunto. Essa onde também falamos sobre alimentação de gatos filhotes recém-nascidos e também essa sobre cuidados com gatos filhotes de forma geral.

Ainda há outros cuidados com gatos que podem fazer com que eles vivam 10… Até 15 anos a mais do que a expectativa comum! Para saber mais sobre o isso assista a essa apresentação em vídeo.

Espero que essa matéria tenha te ajudado na alimentação do seu gato filhote de 1 mês a 2 meses.

Caso tenha alguma dúvida sobre como alimentar filhote de gato com 1 mês ou 2 meses você pode entrar em contato com a gente ou então procurar o seu médico veterinário.

Abraços!

Photo Credits: Brian Gautrey

10 Comentários


  1. Olá eu adotei um gatinho e acho que ele já tem um mês… No dia em que adotei ele fui comprar whiskas sachê… Ele comeu bem pouco na verdade ele bebeu mais o caldinho da ração do que comeu a ração… No dia seguinte de manhã ele vomitou a ração ai então comprei a ração seca para filhotes mais ele nem tocou ai eu pus um pouco de carne dasfiada pra ele e ele comeu … Ai no outro dia dei mingau de mucilon na seringa porque eu estava preocupada com ele porque ele havia apenas comido carne desfiada no dia anterior e fiquei com medo que isso não fosse o suficiente para mate-lo forte… Até porque eu nunca havia criado antes um filhote de gato tão pequeno ! Eu já tive outro filhote de gato mais ele já era bem maiorzinho tinha em media uns 3/4 meses e não foi difícil cuidar dele porque facilmente ele se adotou a ração seca. Ele era forte gordinho e tinha um pelo lindo e bem peludo… E uma pena que morreu tão cedo morreu com 1 ano e 8 meses porque ele comeu algo envenenado… Bom mais enfim decidi depois de três meses da morte do meu antigo gato adotar outro… E eu queria saber se e normal isso de ele não querer comer ração? Ele só quer comer carne ou frango desfiado e e ainda e pouco ele não comi muito ai fico preocupada e o pior e que não tenho condições de leva-lo ao veterinário pois dependo dos meus país financeiramente porque só tenho 16 anos e ainda não trabalho! Mais assim… Ele bebe água direitinho urina direitinho defeca normal mais as únicas coisas que me dão medo e que ele dorme muito brinca pouco e… Não comi muito e o que come e só carne ou frango o que você me diz disso?

    Responder

    1. Oi, Débora. Obrigado por escrever pra nós. =)

      Olha, via de regra os gatinhos sempre vão preferir o alimento natural, porque é da natureza deles. Mas sem dúvida ele vai gostar de alguma. Eu recomendo que você não dê só as rações de marcas que sejam fáceis de encontrar em mercados. Aqui no site a gente tem uma matéria falando sobre as melhores rações e sobre umas que são um pouco mais baratas e ainda boas. Dá uma olhadinha. 😉

      A alimentação é um dos 3 pilares da vida saudável dos gatos. É um pouco longo (eu sei), mas se quiser entender melhor, eu recomendo que veja esse vídeo, ok?

      Responder

  2. Meu gato completou dois meses e o adotei quando tinha uns quarenta dias. Ele ja havia desmamado mas varias vezes peguei ele mamando na cobertinha dele. É normal? Outra coisa q me deixa preocupada é que meu gatinho é muito guloso. Alimento ele com a racao da Golden filhotes e dou uma pequena porcao do sache de filhote mas, nao é o suficiente. Na hora das minhas refeicoes ele fica perturbando querendo comer comigo. É. Terrivel! Para nao dar minha comida faco tb peito de frango cozido sem tempero e desfio deixando umido para ele comer. Gostaria de saber se faz mau a ele e o que devo fazer.

    Responder

    1. Ana, o comportamento é de bebê mesmo. É normal. Mas o que você tem que se atentar é a quantidade de comida que ele pode ingerir por dia pra não gerar obesidade, ok? É um pouco longo (eu sei), mas se quiser entender melhor, eu recomendo que veja esse vídeo, ok?

      Responder

  3. Oiê , meu filho de 2 anos encontrou na rua num dia de chuva, nossa gatinha Jhoy. Ele pegou no colo e trouxe pra casa, então ela foi adotada por ele kkk
    Enfim, só que ela já estava prenha e ganhou os filhotinhos há um mês.
    Teve uma campanha de vacinação antirrábica aqui no meu bairro e levei ela pra tomar, sem saber que secaria o leite. O rapaz que o fez, não me avisou nada é só depois que eu perguntei se os gatinhos poderiam ser vacinados também, ele se assustou dizendo que ela não poderia tomar. Na hora eu chorei pq os gatinhos são muito pequenos ainda.
    Você poderia me dizer o que posso fazer para que o leite dela não seque (pois ainda não secou) e quanto tempo demora pra secar depois da vacina dada?
    E se não houver jeito, o que posso fazer para alimenta-los. Obrigada desde já ?

    Responder

  4. Tenho um filhote de gato de um mes, ele esta mamando ainda, queria saber se ele pode beber agua, e qual metodo devo utilizar para q ela beba. Desde ja, agradeço!

    Responder

  5. Bom dia
    Estou tentando introduzir a ração para o meu gatinho, mas toda vez que ele come ele vomita , e mesmo que eu de uma apenas pra ele acaba soltando aquela que comeu

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *