Como Acalmar Um Gatinho Hiperativo

Como Acalmar Um Gatinho Hiperativo

A hiperatividade pode estar presente nos gatinhos também, principalmente quando eles são filhotes e provavelmente, você já deve ter escutado alguém te dizendo “parece que seu gato tá ligado nos 220V”.

Pode parecer impossível tentar controlar uma bolinha de fofura extremamente ativa, mas há solução!

Não perca a sua paciência acima de tudo e continue lendo para conferir as dicas para driblar esse problema.

Veja Mais:

Dê ao seu gatinho um espaço para chamar de seu

Como Acalmar Um Gatinho Hiperativo

Se seu gatinho estiver muito agitado, ele irá procurar um cantinho para chamar de refúgio, onde ele se sentirá protegido, e também mais tranquilo no local.

Pode ser uma sala, um quarto, qualquer cômodo que possa ser um cômodo com os brinquedos e todas as coisas dele, para que ele possa brincar e liberar toda a sua energia!

Caso a sua casa não tenha um cômodo exclusivo só para isso, não tem problema, mas foque em ter um ambiente em conjunto, para que ele se sinta da mesma forma.

Porque um gatinho muito ativo, pode acabar destruindo algumas coisas sem querer, ou até se machucar acidentalmente com alguns objetos do local.

Com um espaço seguro e cheio de brinquedos para gatos, arranhadores, uma árvore para gatos, uma caixa de areia e comida e água, seu gatinho estará pronto para explorar, brincar e praticar a se tornar o predador natural que ele é!

Música para gatos

Como Acalmar Um Gatinho Hiperativo

A hiperatividade pode estar associada com comportamentos de medo e ansiedade, que podem ser estimulados com situações que mudem a rotina, pessoas que ele não está habituado.

Então, uma dica muito poderosa, é usar a música a seu favor, pode ser uma música clássica ou somente instrumental, em um volume baixo, para que o seu gato se sinta mais tranquilo no ambiente que ele estiver.

A música é ótima para acalmar, e pode ser tocada não só em momentos que o seu gato fica extremamente ativo, mas durante o dia inteiro, é uma ótima ferramenta, até mesmo para nós, ajuda muito a relaxar.


Leia Mais: Livros Digitais Sobre Gatos Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até Duas Vezes Mais Que a Média Normal


Não tenha medo de brincar com o seu gato

Como Acalmar Um Gatinho Hiperativo

Brincar com o seu gato é uma ótima terapia, além de fazer com que ele consiga liberar toda a sua energia naquele momento!

As brincadeiras podem ser diversas, como imitar jogos que simulam a caça:

  • Utilize varinhas com pena ou que façam sons, elas vão atrair a atenção do seu gato, para que ele fique tentando caçar o que está na ponta da varinha.

Comece a mover o brinquedo mais devagar, e deixe seu gatinho persegui-lo sem tanta energia por trás dos movimentos dela, para que ele possa entender que é hora de relaxar. 

Se isso não funcionar, lance uma bola, ou outro brinquedo com o qual ela possa brincar sozinha para se cansar.

Se você percebeu que o seu gatinho já está cansando da brincadeira, é hora de agradá-lo, dar algum petisco e então, seguir com as atividades normais, como a refeição e pode ter certeza, que ele vai sentir muito sono durante a noite!

Não tenha medo de brincar com o seu gato, isso gasta a energia e faz com que ele sinta mais sono a noite.

  • Lembre-se, não deixe seu gatinho morder ou coçar as mãos e os dedos, pois esse hábito será difícil de ser retirado, porque pode pensar que as mãos são brinquedos também.

Veja Mais:

Arranhadores para gatos com árvores

Como Acalmar Um Gatinho Hiperativo

É uma boa ideia dar ao seu gatinho um arranhador, eles são ótimos para afiar as garras e também para alongar toda a musculatura.

Atualmente os arranhadores já vem com árvores, passarelas, e é uma ótima opção!

Escolha um local que tenha a vista bonita, que seja telado e pronto, é um ótimo playground para seu amigo.

Tente brinquedos de quebra-cabeça

Como Acalmar Um Gatinho Hiperativo

Os brinquedos de quebra-cabeça são uma ótima maneira de os gatinhos fazerem algum exercício físico, e juntamente fazerem um treino mental.

Esses brinquedos são bem práticos, você pode esconder algum petisco e fazer com que o seu bichano tente encontrá-lo nas peças que estão ali.

Os petiscos devem ser os que o seu gato está acostumado a comer, para que o cheirinho seja tentador para ele querer participar da brincadeira.

Benefícios extras: depois que seu gatinho se tornar um gato adulto, você poderá continuar usando esses brinquedos para ajudá-lo a permanecer ativo e reduzir o tédio.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Como Acalmar Um Gatinho Hiperativo

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Já pensou em ter mais um gatinho?

Como Acalmar Um Gatinho Hiperativo

Muitas vezes, ter um outro animal, pode não ser a solução, mas se, o seu bichano é novo e brinca muito tempo sozinho, talvez uma companhia seja a melhor maneira de ele liberar toda a energia.

Além de ainda ter mais um amigo, seja para crescerem juntos e formarem uma incrível dupla!

Dê bastante atenção ao seu gatinho

Como Acalmar Um Gatinho Hiperativo

Verifique se o seu hiper gatinho se sente amado prestando muita atenção a ele. 

Além de brincar com ela todos os dias, deixe-o próximo de você, enquanto você estiver trabalhando, assistindo televisão, na cama, não importa, faça com que ele se sinta incluído na sua rotina!

Essa é uma ótima maneira de evitar comportamentos negativos.

Veja Mais:

Aprecie cada momento com seu gatinho filhote!

Como Acalmar Um Gatinho Hiperativo

Os gatinhos crescem muito rápido, então aproveite cada momento ao longo do caminho. 

Antes que você perceba, seu filhote já será um gato adulto totalmente crescido e naturalmente mais calmo. 

Lembre-se de que os gatinhos são brincalhões, curiosos e ativos, porque estão aprendendo e crescendo através da brincadeira, imaginação e exploração, assim como as crianças humanas. 

Ter toda essa energia lúdica é simplesmente parte de ser um gatinho, e também é uma das coisas que os torna tão adoráveis ​​e divertidos.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *