Características dos Gatos: O Que é Necessário Saber?

Características dos Gatos: O Que é Necessário Saber?

Como os cães, os gatos são seres muito diferentes, assim como de nós seres humanos e você já deve ter se perguntado, como funcionam todas as funções do seu bichano, seja sobre o corpo, circulação, respiração, digestão, sistema nervoso e outras características dos gatos.

Para esclarecer qualquer tipo de dúvida, separamos algumas informações importantes, que podem ajudar você que é gateiro de primeira viagem ou já mais experiente.

Características dos Gatos: Metabolismo dos gatos

Características dos Gatos: O Que é Necessário Saber?
Cortesia de Jill Williams

Os gatos possuem o metabolismo acelerado, com isso, a sua frequência cardíaca, respiratória e temperatura, são mais rápidas e elevadas comparadas com nós humanos.

  • Outra curiosidade, é que os gatos vivem mais do que os cães, podendo até chegar aos 20 anos ou mais!

Os valores fisiológicos são:

Temperatura corporal (média)

38,6 ° C (101,5 ° F)

Frequência cardíaca

120 a 140 batimentos por minuto

Frequência respiratória (em repouso)

16 a 40 respirações por minuto

Vida média

12 a 20 anos (depende de cuidados de saúde, comportamento, dieta, genética e outros fatores)

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Características dos Gatos: O Que é Necessário Saber?

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Regulação da temperatura

Características dos Gatos: O Que é Necessário Saber?

Mais uma das características dos gatos, agora com relação à temperatura. Os gatos perdem calor pelo mecanismo chamado de radiação externa, eles têm algumas glândulas sudoríparas que ajudam no resfriamento evaporativo, o que nós chamamos de transpirar. Outro fator que ajuda, é lamber os pelos, melhora esse processo.

O calor também é perdido pela respiração ofegante, apesar de que, essa ação não é comum nos gatos, os cães possuem o comportamento de respirar com a boca aberta.

  • Quando o gato respira com a boca aberta, não é um bom sinal na maioria das vezes

Os gatos amam ficar em locais mais escuros e frescos em dias de muito calor, por isso, vale lembrar de nunca deixar o seu bichano em um local muito quente, porque isso pode levar a insolação e complicações graves.

Características dos Gatos: Os sentidos dos gatos

Características dos Gatos: O Que é Necessário Saber?

Os gatos têm os mesmos cinco sentidos que os seres humanos, claro que seus graus são completamente diferentes e mais desenvolvidos do que os nossos.

Visão

Além disso, entre as características dos gatos, é lembrar que eles têm uma visão maravilhosa, conseguem ver muitos detalhes que os cães não conseguem.

Isso porque no centro da retina, eles possuem uma estrutura chamada cone super desenvolvida, que aumenta a acuidade visual e visão binocular.

  • Os cones servem para julgar a velocidade e distância dos objetos

O cone também é responsável pela visão em cores, mas ninguém sabe como funciona esse processo da visão nos animais. Eles também possuem os bastonetes, que servem para enxergar melhor no escuro, e eles conseguem fazer isso 6 vezes mais que os humanos.

Os olhos do gato quando estão no escuro e bate a luz ficam com um brilho azul ou esverdeado, graças a uma camada reflexiva, chamada de tapetum lucidum. E como forma de proteção, eles possuem a terceira pálpebra ou membra nictitante, que se estende quando necessário, para proteger os olhos de arranhões e age em resposta a uma inflamação.

Audição

Os gatos são muito sensíveis ao som, com uma faixa de audição acima e abaixo da faixa de frequências que podem ser detectadas pelas pessoas. Eles podem ouvir melhor que as pessoas e até melhor que a maioria dos cães. A audição felina também atua como um localizador de direção, útil para fins de caça. 

Os canais semicirculares, encontrados no ouvido interno, são preenchidos com líquido e são importantes para manter o equilíbrio. Estes são altamente desenvolvidos em gatos, respondendo por sua agilidade e excelente senso de equilíbrio. 

Uma das características dos gatos mais intrigantes é que eles geralmente podem determinar a posição do corpo o tempo todo e podem se endireitar rapidamente quando caem, o que explica a origem da frase: “Gatos sempre caem de pé”.

Olfato e paladar

O sentido do olfato é menos desenvolvido em gatos do que em cães. Como as pessoas, os gatos são cheios de odores e tentam cobrir cheiros desagradáveis. Também como as pessoas, o odor é uma parte extremamente importante do gosto e da comida para gatos. 

Gatos que perderam o olfato devido a doenças (como infecção respiratória nasal ou grave, danos nos nervos ou certos tipos de câncer) geralmente param de comer completamente.

Conteúdo VIP

Características dos Gatos: O Que é Necessário Saber?

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

(Mais de 150 mil Mamães de Gato Já Participam)

Locomoção

Características dos Gatos: O Que é Necessário Saber?

Mais uma das características dos gatos, os músculos, tendões, articulações, ligamentos e coluna vertebral dos gatos são extremamente flexíveis, tornando-os caçadores ágeis. Os gatos podem andar, correr, pular, torcer e até rolar em uma bola. 

Eles podem saltar longas distâncias e torcer no ar para obter um melhor ângulo de ataque. Os ossos felinos que são comparáveis ​​aos ossos longos de nossas mãos e pés estão localizados na parte inferior das pernas do gato se movem juntas.

Coxins

Uma das características dos gatos mais amadas! Conhecidos também como almofadas, o fundo da pata em gatos é coberto por almofadas grossas e resistentes que amortecem o pé e ajudam a proporcionar uma aderência segura em muitos tipos de superfícies. 

As garras felinas são muito afiadas e curvas, o que facilita a captura de presas durante a caça ou arranhar durante brigas por território. As garras são retráteis, para não atrapalhar ou fazer barulho ao caminhar ou correr, por isso, que é proibido realizar procedimentos de retirada.

Dentes e boca

Como ótimos carnívoros, sua dentição foi feita para perfurar e rasgar a carne, quando ainda filhotes, possuem 26 dentes decíduos, que são substituídos por dentes 30 dentes permanentes.

  • Isso acontece principalmente durante os 5 e 7 meses de vida.

A boca contém as glândulas salivares, que lubrificam os alimentos e iniciam a digestão. A língua ajuda a guiar os alimentos para o fundo da garganta e é importante para lamber pequenos pedaços de comida e beber água. 

Além disso, a língua felina é coberta com pequenas estruturas espinhosas que lhe conferem uma textura áspera e lixa. A língua áspera ajuda na preparação e pode ser usada para raspar a carne dos ossos.

Características dos Gatos: Aparelhos digestivo e urinário

Características dos Gatos: O Que é Necessário Saber?

O trato gastrointestinal inclui o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso (cólon). Esse sistema digere os alimentos em nutrientes úteis, absorve a água e elimina o desperdício. 

Problemas digestivos geralmente aparecem como vômitos ou diarreia, que podem ter muitas causas, incluindo infecções virais; vermes; estresse; ou ingestão de ossos, barbantes, cabelos ou outros corpos estranhos.

O sistema urinário elimina os resíduos da quebra de proteínas e ajuda a controlar os níveis de líquidos. Os resíduos são filtrados pelos rins e enviados pelos ureteres para a vesícula urinária para armazenamento. A urina é expelida do corpo através da uretra. 

Gatos comumente desenvolvem uma condição chamada doença felina do trato urinário inferior, que também é chamada síndrome urológica felina. Os sinais podem ser semelhantes aos sinais de infecção. 

A doença felina do trato urinário inferior é causada por um acúmulo de cristais na urina, que se transformam em lodo que irrita o trato urinário, isso é mais uma das características dos gatos. 

Isso é particularmente perigoso em gatos do gênero masculino, porque a uretra, que transporta a urina da vesícula urinária para fora do corpo, é estreita e dobra e gira. 

Se o trato ficar bloqueado e o gato não conseguir passar a urina, pode resultar em insuficiência renal e morte sem tratamento imediato.

Problemas urinários e digestivos

Falando sobre as características dos gatos, agora com relação à saúde. Estes problemas são frequentemente associados a esforços ao urinar ou defecar. À primeira vista, pode ser difícil para os tutores de gatos saberem a origem do problema. 

Portanto, é importante observar o seu gato enquanto ele elimina e verificar a ninhada quanto ao caráter e cor da urina e das fezes. 

A diarreia geralmente consiste em fezes frequentes, moles ou escorrendo, que podem ter uma cor diferente (geralmente amarela, cinza ou preta) do que o habitual. Qualquer sinal de sangue nas fezes exige atenção veterinária. 

Existem diversas particularidades sobre os felinos e seu organismo, dessa forma, você acaba tendo noção de algumas delas e já está preparado para diferenciar o que é normal e o que não é.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Características dos Gatos: Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi donde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *