Brincadeiras Para Um Gato Sênior

Brincadeiras Para Um Gato Sênior

Ao contrário do que muitos pensam, um gato idoso ou sênior, pode não ser extremamente ativo e energético, comparado com anos atrás.

Mas definitivamente ele ainda gosta de brincar, essas brincadeiras podem ser mais suaves, e é uma ótima forma de fazer com que sua mente continua ativa e manter-se em forma.

E, além de ser uma ótima experiência de vínculo para você e seu gato, a hora de brincar também é uma ótima maneira de evitar o estresse e o tédio, para que seu idoso permaneça bem ajustado e contente.

Aqui estão algumas dicas sobre como brincar com segurança com seu gato sênior.

Seu gato idoso é saudável?

Brincadeiras Para Um Gato Sênior

Uma variedade de problemas de saúde pode se desenvolver nos gatos idosos, e alguns acabam afetando a capacidade de mobilidade, fazendo com que as brincadeiras sejam mais complicadas.

Por exemplo, brincadeiras exaustivas podem prejudicar gatos com problemas cardíacos.

Os gatinhos com diabetes ou obesidade, por outro lado, podem obter benefícios de brincadeiras ativas durante o dia.

Dependendo do estado de saúde do seu gato, e de quaisquer limitações que possam ser resultado de uma doença, você pode criar sessões de jogo personalizadas para atender às necessidades dele.

Os idosos também podem sofrer de dores que podem ser resultado de doenças crônicas, como artrite, que causam dor ao se movimentar em excesso.

Um médico veterinário poderá te orientar sobre como você deve brincar com seu bichano, e também pode sugerir terapias para aliviar a dor, como fisioterapia e acupuntura.

Pergunte a ele que tipos de brinquedos, e brincadeiras são melhores para seu amigo felino em particular, bem como por quanto tempo e com que frequência você deve brincar com ele.


Leia Mais: Livros Digitais Sobre Gatos Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até Duas Vezes Mais Que a Média Normal


Escolhendo os brinquedos certos para idosos

Brincadeiras Para Um Gato Sênior

Após saber com qual frequência você deve realizar as brincadeiras com seu gato, bem como o tempo de duração das brincadeiras, o próximo passo é escolher brinquedos adequados para esse momento.

E na verdade, não existe muita diferença em relação com os brinquedos, o ideal é não utilizar brinquedos muito duros, porque podem machucar a gengiva e os dentes, já que gatos idosos acabam tendo mais sensibilidade nessas regiões.

Você pode descobrir que seu gatinho gosta dos mesmos brinquedos de que gostava quando era mais jovem. 

Eles podem variar de varinhas com penas, a brinquedos para gatos e tudo mais.

É uma boa ideia evitar brincar com brinquedos que façam o seu gato mais velho pular muito, porque após a brincadeira ele pode acabar sentindo desconforto, não querendo brincar mais.

Novamente, a forma de como você brinca com seu gato dependerá, em última instância, do estado de saúde atual do animal e das recomendações do veterinário. 

Mas esteja ciente de que um gatinho mais velho pode ser atraído a pular no ar, mas se arrepender de fazer isso depois, especialmente se ele ainda não estiver acostumado a esse nível de atividade.

Foque em brincadeiras com menor intensidade, elas causam o mesmo prazer no bichano, elas podem ser mais simples como usar caixas de papelão, sacolas de papel, árvores para gatos, prateleiras, quebra-cabeça de comida.

Basta apenas utilizar a criatividade que o seu gato irá adorar.

Veja Mais:

Descarte brinquedos potencialmente perigosos

Brincadeiras Para Um Gato Sênior

Supervisione seu gatinho durante a brincadeira, assim como você fazia quando ele era mais jovem. 

E quando terminar de brincar com seu gatinho, certifique-se de guardar os brinquedos potencialmente perigosos em um lugar seguro. 

  • Isso inclui brinquedos com cordas e fios. 

É importante guardar esse tipo de brinquedos, para que o seu gato não brinque com eles sem a sua supervisão.

Já que, fios, elásticos, fitas e itens semelhantes também podem ser perigosos, pois podem sufocar e podem causar obstruções se ingeridos. 

Evite também brinquedos com peças soltas que possam ser mastigadas e engolidas.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Brincadeiras Para Um Gato Sênior

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Brinque regularmente e divirta-se

Brincadeiras Para Um Gato Sênior

Mesmo que seu gatinho não se mova como antes, e não brinque por tanto tempo quanto antes, ele desfrutará de um nível de atividade saudável e seguro todos os dias.

Assim como as pessoas, permanecer ativo pode ajudar os gatos mais velhos a se sentirem mais jovens.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *