Bile De Vômito De Gato: Um Motivo De Preocupação?

Bile De Vômito De Gato: Um Motivo De Preocupação?

O seu gato já vomitou bile alguma vez? Se você não sabe responder, aqui vai uma informação: a bile é um líquido verde-amarelo que o fígado produz para auxiliar na digestão.

Muitas vezes ela pode estar presente no vômito, fazendo com que ele fique com a mesma coloração.

Agora você provavelmente deve estar se perguntando se isso é normal ou não. Para te auxiliar, separamos informações importantes sobre esse caso, para você entender os motivos do vômito sair dessa cor e o porquê de você ficar atento a esses sinais.

Obviamente, sempre é importante ter a opinião de um médico veterinário sobre o assunto, porque nós sabemos que vomitar, além de ser uma experiência totalmente desconfortável, não pode ser considerada “normal”.

Por que um gato vomitaria bile?

Bile De Vômito De Gato: Um Motivo De Preocupação?

Os especialistas não sabem ao certo se existe uma causa diretamente ligada que leva o gato a vomitar bile, mas esse sinal clínico já pode indicar alguma alteração na motilidade gastrointestinal do seu bichano.

Basicamente, se a bile está no fígado, como ela foi parar no estômago? Ela não deve ficar no estômago, ela provoca muita irritação no local e por isso ocorre o vômito, para expulsar a bile dali de dentro.

Seu Médico Veterinário também pode examinar o seu bichano para chegar a um diagnóstico mais conclusivo, para tentar descobrir se há algo no estômago ou no intestino que pode estar alterando o funcionamento correto de ambos.

Quais são alguns sinais clínicos quando o gato vomita bile?

Bile De Vômito De Gato: Um Motivo De Preocupação?

Geralmente o vômito costuma acontecer após o horário da refeição, mas pode acontecer antes de comer também. Nós notamos esse comportamento em gatos que recebem uma alimentação durante o dia – o que é totalmente errado, afinal, os bichanos precisam ter até três refeições durante o dia.

Para saber mais sobre como alimentar corretamente o seu gatinho assista a esse vídeo completo, ele literalmente pode salvar a vida do seu bichano.

Além do vômito, também pode haver outros tipos sinais de sinais clínicos que o seu bichano pode manifestar para indicar que ele não está se sentindo tão bem. Por exemplo, você pode perceber:

  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Náuseas – geralmente aqui há formação de saliva em excesso
  • Desconforto abdominal
  • Vômito com presença de bile

O que pode ser feito por um gato que está vomitando bile?

Bile De Vômito De Gato: Um Motivo De Preocupação?

Mudanças na dieta podem ser um bom lugar para começar se o seu gato estiver vomitando bile.

Seu veterinário pode recomendar a alimentação de comidinhas mais úmidas para o seu gato, bem como alimentos que contenham o equilíbrio certo de nutrientes, como fibras e gorduras, para melhorar a digestão.

O vídeo que citamos acima também poderá te ajudar com isso.

Além disso, alimentar o gatinho com refeições menores e com mais frequência ao longo do dia pode ser uma ótima ideia, para que reduza o vômito.

Volumes muito grandes de alimentos podem provocar o vômito, por mais que os gatos tenham a tendência de comer pouco e várias vezes ao dia.

Fazer esse tipo de alternativa impede que o estômago do seu gato fique vazio por muito tempo, além de melhorar muito a motilidade.

Lembre-se, seu veterinário pode diagnosticar seu bichano para descobrir se há algo que pode estar ocasionando o vômito com bile. Se for esse o caso, o veterinário irá propor o tratamento adequado para que esses sinais clínicos deixem de estar presentes.

Lembre-se, é sempre melhor consultar um veterinário

Bile De Vômito De Gato: Um Motivo De Preocupação?

É aconselhável levar a sério o vômito, especialmente a bile. 

Sempre que seu gato apresentar sinais clínicos preocupantes, como vomitar bile, é melhor conversar com seu veterinário sobre o que pode estar causando esse problema, bem como o que você pode fazer para resolvê-lo. 

Dessa forma, você pode dar ao seu gatinho o que ele precisa para melhorar sua digestão e se sentir melhor.

Caso precise de veterinários gratuitos ou a preços populares, esse artigo certamente ajudará você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *