Benefícios De Decifrar a Personalidade Do Seu Gato

Benefícios De Decifrar a Personalidade Do Seu Gato

Cada bichano tem uma personalidade diferente, assim como nós, seres humanos.

Muitos estudos até dizem, que eles podem ter alguns traços da personalidade parecidos com o nosso.

E isso é algo bem interessante de se verificar, porque se você conseguir decifrar a personalidade do seu felino, você será capaz de se relacionar ainda mais com o seu amigo.

E decifrar essas questões é de extrema importância, para ajustar as preferências e necessidades do seu bichano, para criar um ambiente que ele se sinta totalmente à vontade e que tenha muito enriquecimento, para também, você e seu bichano terem uma relação de maior companheirismo.

Agora é hora de avaliar o comportamento do seu gato e, com base no tipo de personalidade dele, ajustar toda casa e rotina de uma forma que o ajudará a se sentir seguro, confiante e relaxado.

Quais são alguns dos traços de personalidade comuns aos gatos?

Benefícios De Decifrar a Personalidade Do Seu Gato

Os gatos têm algumas personalidades como:

  • Dominante
  • Impulsivo
  • Espontâneo
  • Extrovertido
  • Amável
  • Simpático
  • Tímido

De acordo com os pesquisadores da área de comportamento animal, um gato pode ter diversos desses traços, alguns podem ser mais perceptíveis e outros não.

E para descobrir essas características, pense em como você descreveria o seu gato para um amigo, e deixe os adjetivos e palavras virem em sua cabeça.

Ainda pode parecer difícil né?

A chave é tentar analisar seu animal de estimação para descobrir o quão dominante, agradável, impulsivo, extrovertido, neurótico, arisco ou amigável ele é.


Leia Mais: Livros Digitais Sobre Gatos Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até Duas Vezes Mais Que a Média Normal


Algumas informações sobre as personalidades dos gatos e como identificar qual se encaixa mais com o seu:

Benefícios De Decifrar a Personalidade Do Seu Gato
  • Dominante: existe uma forma muito simples de você perceber se o seu bichano é dominante ou não, muitas vezes eles manifestam isso com os outros integrantes da casa, podendo ter comportamentos de estresse ou agressividade quando fazem algo que invada bruscamente o espaço dele, ou quando ele se sente ameaçado também. Mas não se preocupe, a dominância pode ocorrer de formas mais simples, como pela comida ou brinquedos. O ambiente pode precisar ser modificado para evitar interações agressivas e dar a cada gatinho bastante espaço, junto com suas próprias camas, tigelas, brinquedos e caixas de areia. Interação extra e tempo extra de brincadeira podem ser necessários para provar a seu gato que ele tem tudo que precisa, sem ter que lutar por isso.
  • Amável ou simpático: se o seu gatinho for agradável e amigável, provavelmente ele está feliz e se adaptou ao ambiente. Esses tipos de gatos também podem se dar bem em lares com vários gatos, pois foram socializados para se darem muito bem tanto com pessoas como com outros animais de estimação! É claro que, se o seu gato não tem esses comportamentos, necessariamente não quer dizer que ele não está feliz, cada gato demonstra de forma diferente as suas emoções, basta ter um pouco de paciência e fazer com que a rotina dele seja leve, agrade e elogie bons comportamentos que aos poucos, o comportamento pode deixar de ser envergonhado.
  • Impulsivo / espontâneo: um gato descrito como imprudente, impulsivo ou errático pode estar vivendo em um ambiente que considera estressante. Os gatos com a personalidade assim, tendem a se esconder ou fugir quando se deparam com algo novo, ter comportamentos de ansiedade e agressividade também. Localizar a (s) fonte (s) de estresse em sua casa pode ajudá-lo a resolver esses problemas para que seu gatinho possa relaxar. Alguns desses problemas podem aparecer caso o seu gato não tenha uma rotina definida, com horários de alimentação e também horários para brincar.
  •  Extrovertido: gatinhos extrovertidos também podem ser descritos como curiosos e inteligentes, essa é uma característica muito boa, mas quando eles se acostumam muito rápido com alguma novidade, podem ficar entediados com facilidade. Para resolver esse problema, dê opções para seu gato explorar e se aventurar com frequência. Não tenha medo de gastar tempo com brincadeiras ativas, e também com a troca de brinquedos a cada 15 dias, use brinquedos que estimulem a mente, que chamem a atenção e que o mantenha ocupado. Essas opções servem para evitar comportamentos de destruição. No entanto, se seu gatinho for introvertido, ele pode se beneficiar de um ambiente estável com vários lugares para relaxar e brinquedos com os quais pode brincar sozinho. Você como tutor, precisa ser mais paciente nesse momento, enquanto ele conhece o ambiente e tenta criar mais afeto por você a cada dia.
  • Arrisco ou neurótico: o gato pode ter o comportamento arrisco, que é considerado tímido, ou então neurótico, esses comportamentos podem levar ao estresse dos bichanos. Para resolver isso, é importante ter lugares tranquilos na sua casa, para que o bichano se sinta protegido e possa se esconder quando se sente ameaçado ou estressado, acima de tudo, elimine as fontes e causas que podem gerar estresse no seu bichano. E se você classifica seu gatinho como arisco, ele pode estar propenso a fugir de estranhos ou até mesmo de pessoas que ele ainda não tem certa intimidade quando entram no território dele. Gatos neuróticos ou ariscos vão construindo lentamente sua confiança à medida que começam a perceber que não há nada demais para se preocupar. 

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Benefícios De Decifrar a Personalidade Do Seu Gato

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Conhecer o seu gato é importante

Benefícios De Decifrar a Personalidade Do Seu Gato

E a personalidade do seu bichano pode começar a mudar com o passar dos anos, isso pela questão do amadurecimento, os gatos mais filhotes tendem a ser mais brincalhões e desbravadores.

Mas se o comportamento do seu bichano começar a mudar de repente, consultar seu veterinário é uma boa ideia, pois algumas doenças podem levar a alguns distúrbios de comportamento.

No geral, ser capaz de decifrar a personalidade do seu gatinho pode auxiliar de quando se trata de cuidar dele, e dar a ele o que ele precisa para se adaptar e criar uma vida com sua família.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *