Alimentos Para Aumentar a Imunidade Do Gato

Tempo de leitura: 6 minutos

Índice da Matéria “Alimentos Para Aumentar a Imunidade Do Gato

  1. O que é o sistema Imunológico?
  2. Ok. Mas como reforçar o sistema imunológico do meu gato?
  3. Vitamina C Para Gatos?
  4. Remédio de Gripe Para Gatos
  5. Mas e os Alimentos Para Aumentar a Imunidade Do Gato?
  6. Informações extras e links importantes

alimentos para aumentar a imunidade do gato

Qual a importância dos alimentos para aumentar a imunidade do gato?

Gatos realmente têm 7 vidas ou apenas uma imunidade inacreditável? Já pensou nisso?

O sistema imunológico do seu gato, assim como o nosso, é o que o protege de várias ameaças, como bactérias, germes, fungos, vírus, etc. E saber disso pode nos ajudar a ter um gato mais saudável. É isso que vamos aprender na matéria dessa semana.

O que é o sistema Imunológico?

Sem muita complicação, o sistema imunológico dos gatos é como um pequeno exército de células com o objetivo único de manter seu gato ultra saudável. (É claro que todo exército precisa se fortalecer e se alimentar, então, daqui a pouco, vamos falar sobre alguns alimentos para aumentar a imunidade do gato).

Gatos têm milhões de células com esse objetivo pelo corpo todo. Elas começam na medula óssea e viajam o corpo todo e estão o tempo todo se comunicando e fazendo “relatórios” de doenças que existiram e como combatê-las.

Existe uma LIGAÇÃO DIRETA entre a má alimentação e um sistema imunológico deficiente, que alguns especialistas chamam de imuno-nutrição, um novo campo de estudo que vem contribuindo muito para a saúde dos nossos pets.

É importante ressaltar que comer bem é bem diferente de comer muito!

As mamães que fazem parte do nosso informativo por e-mail já sabem disso há muito tempo, rações de baixa qualidade fazem seu gato comer sem controle.

(Inclusive você pode entrar para a nossa lista de e-mails aqui embaixo 🙂

Conteúdo VIP

Coloque o seu de email abaixo para receber gratuitamente dicas exclusivas!>

Por isso, além de tomar conhecimento dos alimentos para aumentar a imunidade do gato, é importante saber sobre as doenças que afetam diretamente o sistema imunológico como a FIV e a FELV.

Ok. Mas como reforçar o sistema imunológico do meu gato?

Na internet sempre achamos informações no mínimo duvidosas… Exatamente por isso eu sempre tirei as informações sobre a saúde dos gatos do Guia Para Um Gato de 14 Vidas.

Primeiro precisamos falar de stress. Sim, seu gato também se estressa! E isso pode baixar a imunidade dele a doenças. Manter uma casa livre de fontes de stress, limpar sempre a caixinha de areia e disponibilizar bastante espaço para brincar e explorar.

Em segundo lugar é preciso lembrar que felinos selvagens têm exercício constante, então não deixe seu peludo ficar preguiçoso. É importante encorajar brincadeiras e atividades SEMPRE.

Um gato ativo e exercícios regulares ajudam o sistema imunológico do gato a ficar sempre em dia, além de evitar a obesidade e deixar os músculos e a mente fortes.

alimentos para aumentar a imunidade dos gatos

Alimentos para aumentar a imunidade do gato: A vitamina C para gatos ajuda? E o remédio de gripe para gatos?

Vitamina C Para Gatos?

Vez por outra recebemos algumas dúvidas sobre remédio de gripe para gatos ou vitamina c para gatos. Bom, temos que explicar algumas coisas antes.

Existe vitamina C para gatos vendida separadamente e eles podem até se beneficiar dela, mas o ideal que é eles retirem todas as vitaminas e nutrientes que precisam da alimentação que damos a eles. Só fazendo a complementação em caso de deficiência grave e por recomendação médica.

Ou seja, em vez de comprar vitamina c para gatos, invista em uma alimentação melhor.

vitamina c para gatos

Alimentos para aumentar a imunidade do gato: A vitamina C para gatos faz efeito? E o remédio de gripe para gatos realmente funciona?

Remédio de Gripe Para Gatos

Quanto ao remédio de gripe para gatos não temos antivirais efetivos atualmente. Alguns antibióticos podem ajudar porque podem prevenir outras coisas, como pneumonia, por exemplo.

Caso seu gato fique gripado é importante cuidar de perto, porque isso pode levá-lo a parar de ingerir líquidos e até mesmo o alimento, o que pode ser bem perigoso.

Ajude seu gato a beber bastante líquido para ajudar na liberação de secreções e limpe o que for saindo, para tirar do caminho respiratório. Também use soro fisiológico para limpar olhos e nariz.

Vale sempre a recomendação, nada de inventar remédio de gripe para gatos ou administrar algo que alguém falou sem nenhuma pesquisa, ok? Isso pode botar seu filho em perigo.

Uma excelente dica é deixar seu gato no banheiro com você, quando for tomar um banho quente. Os vapores podem fazer o papel de uma nebulização abrindo as vias aéreas.

remédio de gripe para gatos

Remédio de gripe para gatos: cuidados caseiros têm um resultado incrível.

Mas e os Alimentos Para Aumentar a Imunidade Do Gato?

Se você se preocupa DE VERDADE com a saúde com a saúde do seu gato e em não gastar uma fortuna em veterinários é importante que você comece a entender sobre a alimentação natural.

Isso porque uma dieta saudável precisa ser rica em proteínas, em especial aquelas com aminoácidos, como a taurina, a arginina e a carnitina.

As proteínas ajudam o sistema imunológico a reparar os problemas, reconstruir o estrago feito e permanecer forte para futuras invasões. Então podemos citar carnes cruas (desde que a gente tenha certeza da procedência) como uma bela fonte de proteína!

Como vimos no Guia Para Um Gato de 14 Vidas, é realmente muito importante que insira o alimento natural se quiser quer seu gato viva mais!

É indispensável que os alimentos para aumentar a imunidade do gato sejam baixos em carboidratos, conforme explicamos aqui: Afinal, Qual é A Melhor Ração Para Gatos? 

Alimentos para aumentar a imunidade do gato: Informações extras e links importantes

É interessante saber que essas dicas não vão ajudar só o sistema imunológico do gato, mas estudos mostram que gatos domésticos podem aumentar a nossa própria saúde!

Se quiser saber mais sobre o  Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Photo Credits: MoniqueNewtown grafittiK-nekoTR

 

2 Comentários


  1. Boa tarde,
    É a segunda vez tento contato e não recebi resposta do primeiro.
    A minha duvida é sobre vacinação; sei que existem vacinas para imunizar doenças que não ocorrem no Brasil.
    Qual a sugestão para um plano de vacinação mais coerente. Marcos “Assinante”

    Responder

    1. Marcos, na verdade já existem protocolos de vacinação implementados e que devem ser seguidos. O ideal é levar o gato assim que for adotado e começar a bateria de exames e posterior vacinação, ok? Recomendo que dê uma lida nesse tópico do Guia Para um Gato de 14 Vidas. 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *