Alimentação Natural Para Gatos: Todas As Vantagens da Comida Natural Para Gatos

Tempo de leitura: 15 minutos

alimentação natural para gatosAlimentação natural para gatos: você verá nessa matéria tudo sobre comida de gato natural e como fazer comida natural para gatos com uma receita de alimentação natural para gatos.

Índice da matéria “Alimentação natural para gatos: Todas as vantagens da comida natural para gatos”

  1. O que você precisa saber sobre a alimentação natural para gatos?
    1. Dar sobras de alimentos é alimentação natural para gatos?
    2. Seu gato não é vegano ou vegetariano
    3. Não faça a alimentação natural para gatos sem uma fonte de informações confiável
    4. Tenha responsabilidade ao introduzir a comida natural para gatos
  2. Benefícios da alimentação natural para gatos
    1. Alimentação natural para gatos possui mais água
    2. Comida natural para gato melhora as fezes
    3. Comida natural para gatos pode ser associada a tratamentos
    4. Comida natural para gatos reduz a placa bacteriana
  3. Quais são as indicações da comida natural para gatos?
  4. Como fazer comida natural para gatos?
  5. Como dar a alimentação natural para gatos?
  6. Receita de alimentação natural para gatos

Diversas alternativas de alimentação tem se tornado mais comum e principalmente despertado o interesse de muitos tutores.

Hoje, vamos comentar sobre um tema que adoramos, a alimentação natural para gatos.

Ela é uma opção muito viável para pessoas que gostam de ter o controle daquilo que seu bichano está se alimentando. E ainda ter o prazer de selecionar os produtos e preparar da maneira que preferir.

Talvez você já acompanhe nosso blog e tenha se interessado nessa matéria para ler, ou mesmo tenha chegado aqui pesquisando por temas como alimentação natural para gatos, comida natural para gatos ou mesmo sobre receita de alimentação natural para gatos.

Seja como for, pode apostar que você faz parte de um seleto grupo de mamães ou papais de gatos preocupados de verdade com seu gatinho e com isso farão com que eles vivam mais tempo a seu lado, e por isso parabéns!

Então vamos ao assunto?

O que você precisa saber sobre a alimentação natural para gatos?

comida natural para gatosGatos: alimentação natural para pets é algo que você precisa saber. Saiba tudo sobre como fazer comida natural para gato. Você também verá aqui receita de alimentação natural para gatos.

A comida natural para gatos deve ser totalmente balanceada para cada gato, ela deve ser formulada de maneira correta, afinal, cada gato tem a sua exigência nutricional e esse cálculo deve ser realizado por um profissional.

A notícia boa é que a alimentação natural para gatos traz diversos benefícios para o seu felino. A única exigência é que ela seja realmente balanceada e que haja suplementação, porque nem todos os nutrientes que o gato precisa estarão inseridos nela.

Justamente por isso é que tiramos todas as nossas informações do Guia Para Um Gato de 14 Vidas, pois assim a gente já se livra de informações erradas ou duvidosas da internet.

  1. Dar sobras de alimentos é alimentação natural para gatos?

Dar petiscos de alimentos para o seu gato não é considerado uma alimentação natural, esta é exclusiva e não apenas em pequenas quantias de um determinado alimento.

  1. Seu gato não é vegano ou vegetariano

O seu gato não tem a opção de sobreviver sem se alimentar de carne, ou apenas de alguns miúdos. A alimentação do gato exige proteína e ela é vinda da carne de outros animais.

  1. Não faça a alimentação natural para gatos sem uma fonte de informações confiável

A internet está sempre cheia de informações, inclusive de receitas que você pode preparar e fornecer para o seu gato.

Porém, muitas pessoas tornam essas informações como base para tudo e acabam esquecendo de consultar alguma fonte confiável que te ensine a fazer receita de alimentação natural para gatos de forma específica.

E esse desequilíbrio na alimentação pode ocasionar diversos problemas para o seu gato, principalmente pela falta de nutrientes exigidos, mas sabendo como fazer comida natural para gatos de forma específica você poderá se tranquilizar.

  1. Tenha responsabilidade ao introduzir a comida natural para gatos

Querer introduzir uma alimentação natural para gatos na vida do seu bichano? É ótimo, as vantagens são INÚMERAS, mas você terá algumas responsabilidades como:

  • Realizar a compra dos produtos com frequência
  • Armazenar os alimentos de maneira correta
  • Suplementar corretamente
  • Preparar os alimentos

Benefícios da alimentação natural para gatos

alimentação natural gatosAlimentação natural: gatos se beneficiam muito da alimentação natural para pets. Veja todos os benefícios de fazer receita de alimentação natural para gatos.

  • Alimentação natural para gatos possui mais água

Comparado com as rações secas, a alimentação natural contém níveis mais elevados de água. Mas isso não indica que o seu gato vai parar de tomar água por conta da alimentação. O seu gato deve continuar tomando água sim!

  • Comida natural para gato melhora as fezes

Diversos tutores falam que as fezes de gato são extremamente fétidas, isso devido as fibras e carboidratos que estão nas rações secas. Quando a dieta é natural, as fezes possuem o odor diferente, menos fétido e mais secas.

  • Comida natural para gatos pode ser associada a tratamentos

Muitos gatos apresentam diversos problemas de saúde, alguns deles podem ser resultados de uma alimentação inadequada. Inclusive, diversos veterinários indicam a dieta caseira para resolução de problemas com hipersensibilidade alimentar e entre outras doenças.

  • Comida natural para gatos reduz a placa bacteriana

Obviamente você deve realizar a escovação dos dentes do seu gato, mas é importante saber que a dieta natural é uma aliada nesse processo, pois ela reduz o acúmulo de conteúdo nos dentes.

Quais são as indicações da comida natural para gatos?

receita de alimentação natural para gatosAlimentação natural: gatos precisam de comida natural para gatos, receita de alimentação natural para gatos é indicada a todos os felinos.

Quando o assunto é alimentação natural, gatos de todas as raças e idades são beneficiados, é indicado para todos eles, especialmente para aqueles que possuem alergia ou hipersensibilidade alimentar.

As rações são comuns causadoras desse tipo de problema, principalmente por conta de algumas proteínas inseridas como:

  • Proteína da carne do frango
  • Proteína da carne de boi
  • Proteína da carne de peixe

E como muitos gatos podem não se identificar com a ração hipoalergênica ou até mesmo alguns tutores não se adequam ao preço, a dieta caseira é bastante indicada.

Temos um artigo aqui no nosso blog onde indicamos qual é a melhor ração para gatos, pode ser muito útil para uma boa dieta e saúde do seu gatinho.

Caso seu gato tenha problemas de saúde, converse com seu veterinário se a alimentação natural para gatos pode trazer benefícios para ele. Especialmente se ele apresenta alguns desses sinais:

  • Vômito
  • Diarreia
  • Alergias como coceira
  • Obesidade
  • Diabetes

As mamães que fazem parte da nossa lista VIP de e-mails já estão mais familiarizadas com essas indicações de comida natural para gatos já há algum tempo… Caso também queira fazer parte é só colocar seu e-mail abaixo. 😉

Conteúdo VIP

Alimentação Natural Para Gatos: Todas As Vantagens da Comida Natural Para Gatos

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE dicas exclusivas!>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO! E só enviaremos informações para manter seu gatinho mais saudável!

.

Como fazer comida natural para gatos?

comida natural para gatoAlimentação natural: gatos adoram comida natural para gato! Por isso muitos querem saber como fazer comida natural para gatos.

Vamos comentar a respeito de alguns alimentos que podem ser introduzidos na alimentação natural para gatos e quais são os seus benefícios. Vamos lá?

  1. Carnes cruas

Os gatos particularmente gostam muito de peixe! Mas você pode optar por qualquer opção que seja mais acessível para você.

Caso você prefira cozinhar a carne, não existe nenhum problema, só devemos lembrar que se ela for consumida crua, sua absorção será mais eficiente.

Lembre-se também, de comprar carnes que tenham a procedência confiável, para não colocar nenhum risco a seu bichano, combinado?

  • Carne suína: lombo ou filé mignon
  • Carne bovina: músculo, lagarto, língua, patinho, coxão mole e coxão duro
  • Frango: peito, coxa desossada, moela e sobre coxa desossada
  • Carne de coelho
  • Carne de carneiro
  • Carne de peixe
  • Carne de rã
  • Carne de codorna

Evite dar carnes extremamente gordurosas, como:

  • Carne de cordeiro
  • Carne de pato
  • Costela, cupim ou pernil suíno

Pique em cubos e então forneça para o seu gato. Apenas tenha cuidado com a carne de peixe, pois quando os gatos são apresentados a ela, eles acham que só existe peixe para comer.

Existem peixes que devemos evitar, pois muitos deles são frequentemente contaminados com diversos tipos de metais.

Esses metais são, por exemplo, o chumbo, arsênico ou mercúrio. E fazem mal para diversos sistemas do seu gato. Portanto evite ou procure dar em poucas quantias os seguintes peixes:

  • Cação
  • Espada
  • Atum

Se o peixe não for fresco, não tem problema, ele pode ser congelado também. Ou uma opção mais acessível ainda, é buscar peixes enlatados, que de preferência sejam conservados no azeite de oliva ou na água. Só lembre de jogar o conteúdo líquido fora.

  • Sardinha
  • Atum
  1. Legumes ou vegetais

Os gatos podem e devem comer legumes ou vegetais, é uma opção saudável e também bem barata.

O consumo deles auxilia na expulsão dos pelos que podem ficar presos no trato gastrointestinal e também ajudam no melhoramento do intestino. Algumas das opções são:

  • Batata-doce
  • Agrião
  • Salsão
  • Alface
  • Brócolis
  • Rúcula
  • Folha de beterraba ou cenoura
  • Quiabo
  • Couve-flor
  • Pimentão amarelo ou vermelho
  • Abobrinha
  • Chuchu
  • Pepino
  • Palmito
  • Abóbora
  • Ervilha
  • Cenoura
  • Beterraba
  • Tomate
  • Nabo
  • Jiló
  • Batata salsa

Outra opção interessante são as ervas ou especiarias, nós comumente usamos para temperar nossas refeições. Para os gatos elas também têm o mesmo efeito, além de atuar como antioxidantes, proteção contra fungos e redução do excesso de açúcar.

Você não precisa adicionar todos os dias na alimentação do seu gato e se ele não gostar, não tem problema! É apenas mais uma opção criativa.

  • Salsinha
  • Alecrim
  • Tomilho
  • Gengibre
  • Orégano
  • Hortelã
  • Cheiro verde
  1. Miudezas

As miudezas são facilmente encontradas e também são ótimas alternativas repletas de nutrientes.

Lembre-se sempre de comprar miudezas de qualidade e de fornecimento conhecido. Algumas das miudezas que você pode fornecer são:

  • Fígado
  • Rim
  • Baço
  • Cérebro
  • Pâncreas

O coração, é uma fonte extremamente rica em ferro, proteínas, vitaminas e aminoácidos. Fazendo muito bem para o coração do gato, além de possuir a  L-taurina e L-carnitina, que ajudam no funcionamento do coração.

O fígado, contém excelentes fontes de vitamina A, C, D, E, K, selênio, manganês, ferro, zinco, vitaminas do complexo B, ácidos graxos e ômega 3 e 6.

O rim também pode ser bem parecido com o fígado, contendo todas as vitaminas, ácidos graxos e em adição também o zinco e ferro.

O baço contém muito e muito mais ferro do que o fígado, porque ele faz a liberação de diversos eritrócitos. Ele contém ótimas fontes de potássio, selênio e magnésio.

O cérebro pode parecer um pouco nojento o seu fornecimento, mas ele também possui muita glicose, vitamina C, B12, niacina, selênio, gorduras e ômegas!

O pâncreas contém muitas enzimas, e essas enzimas são responsáveis por melhorar a digestão dos alimentos. Porém, é bastante difícil conseguir encontrá-lo.

Receita de alimentação natural para gatos que tem alguma dessas miudezas em sua composição é bem nutritiva.

  1. Ovo cozido

O ovo é uma ótima fonte de cálcio. Porém, tenha alguns cuidados, nunca forneça o ovo cru! As cascas também podem ser fornecidas trituradas e bem misturadas.

O ovo é rico em uma vitamina muito importante, que é a colina, que auxilia no funcionamento vital do coração, cérebro e outras membranas.

A gema por si só, contém a fosfatidilcolina, que atua na redução do colesterol e gorduras. Ele também auxilia no crescimento dos pelos e unhas por conter o enxofre! E fortalece a imunidade pela presença do selênio.

5. Iogurte desnatado

Os gatos possuem o paladar bem diferenciado, e eles costumam gostar muito do iogurte, porque ele possui o gosto mais azedo. É uma ótima opção, pois o iogurte não tende a ser tão doce e tem bastante aceitação.

6. Frutas

Por incrível que pareça, infelizmente os gatos não são muito fãs de frutas, mas algumas delas podem ser fornecidas caso ele goste. Como os exemplos:

  • Maçã – sem sementes
  • Pêra – sem sementes
  • Pêssego – sem o caroço
  • Ameixa – sem caroço
  • Banana
  • Melancia – sem sementes
  • Melão – sem sementes
  • Goiaba
  • Morango
  • Mamão – sem sementes
  • Mirtilo
  • Kiwi
  • Caqui – sem semente
  • Figo
  • Laranja

E entre outras frutas, lembre-se que as principais que fazem mal para os gatos são as uvas e carambola!

As frutas cítricas podem ser fornecidas, porém com muita cautela, devido ao pH do estômago que já é acido.

Veja aqui uma lista de 15 alimentos que você não deve dar para seu gato.

7. Óleo de coco ou azeite de oliva

O óleo de coco auxilia no funcionamento de todo o intestino, deixa a pele e pelagem mais macia! Você pode adicionar na refeição diariamente.

O azeite de oliva, possui fontes importantes de vitamina E e K, ele atua sendo anti-inflamatório e melhora o fluxo intestinal. Pode ser fornecido alternando com o óleo de coco.

8. Gelatina sem sabor

A gelatina é feita de cartilagem e toda cartilagem possui excelentes fontes de colágeno. O seu fornecimento para os gatos previne contra diversas doenças articulares.

Sempre forneça alimentos frescos e com qualidade, fazendo um planejamento de quantas vezes e em quais dias você irá fornecer o determinado alimento.

Forneça as refeições em um local limpo, pois os gatos são totalmente higiênicos. E também sempre dê água fresca para o seu gato.

Como dar a alimentação natural para gatos?

como fazer comida natural para gatosAlimentação natural: gatos se acostumam com comida natural para gatos, mas é preciso saber como fazer comida natural para gatos. Por isso aprender receita de alimentação natural para gatos é tão importante.

Não introduza a dieta bruscamente, pois desse modo o seu gato pode se sentir prejudicado. O ideal é ir intercalando cada refeição, deixando a alimentação natural para gatos na primeira semana uma vez por dia pulando um dia.

Ou até misture em uma refeição com ração um pouco da comida natural para gatos.

Se o seu gato for mais novo, provavelmente ele irá se interessar pela receita de alimentação natural para gatos muito mais do que já se interessou por ração seca.

A principal dica aqui é não deixar a ração seca a disposição se você quer acostumá-lo desde cedo. Ou se for ocorrer processo de transição entre as duas, que o horário de cada uma seja intercalado.

O ideal é intercalar ração de boa qualidade (escolhida a dedo!) com comida natural para gatos.

Há gatos adultos que não possuem dificuldade para comer qualquer coisa, isso varia de como ele foi acostumado.

Mas não se preocupe, a grande maioria dos gatos são assim. Ainda mais se o gato for sem raça definida ou um gato caçador eles vão amar facilmente a mudança.

Porém, sempre há gatos que podem não gostar da transição com alimentação natural, existem gatos que tem o paladar mais refinado ou preferem comer só um tipo de ração e até mesmo gatos que não gostam de alimentos naturais.

Para isso, entre com o processo que comentamos acima, de inserir a alimentação de pouco em pouco.

Receita de alimentação natural para gatos

alimentação natural para petsAlimentação natural: gatos podem viver até os 30 anos com alimentação correta. Veja aqui receita de alimentação natural para gatos e como fazer comida natural para gatos.

Se você ficou animada (o) para introduzir a alimentação natural para gatos na rotina do seu filhinho de 4 patas, nós já separamos uma receita de alimentação natural para gatos nessa matéria aqui!

Lá, além de falarmos sobre como fazer comida natural para gatos, também comentamos como você pode economizar bastante no processo!

No Guia Para Um Gato de 14 Vidas também tem diversas opções de receita de alimentação natural para gatos fáceis de serem feitas para o seu pet, não deixe de conferir!

2 Comentários


  1. Queridos agradeço ao post mas há contradições! Nos proprios links que voces fornecem sobre a alimentos para os gatos diz que eles NÃO devem comer leite e derivados, nem figado e outros enquanto aqui estão dizendo que pode! Quando puderem deem uma conferida!
    Grata

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *