Ajudando Seu Gato A Lidar Com A Perda De Um Animal De Estimação

Ajudando Seu Gato A Lidar Com A Perda De Um Animal De Estimação

A perda de um amigo pet, e a tristeza que o seu gato pode estar sentindo, são difíceis e dolorosas, até mesmo para os tutores, isso pode ser um desafio quando se trata de fazer os animais de estimação entenderem essa perda.

E de fato, os gatos sofrem, sentem tristeza e possuem sentimentos.

Infelizmente, eles não podem nos dizer como se sentem, apenas demonstram por alguns sinais. 

Alguns tutores desatentos podem ignorar essas mudanças de comportamento, enquanto estão lidando com seus próprios sentimentos de perda.

Nem todo gatinho irá reagir, mas muitos podem sofrer muito, e quando isso acontece, notamos mudanças significativas no seu comportamento, até mesmo a ansiedade de separação é uma forma de luto.

Perda de animais de estimação e considerações sobre gatinhos

Ajudando Seu Gato A Lidar Com A Perda De Um Animal De Estimação

O gato começa a agir de forma diferente quando algum animal de estimação começa a adoecer e se tornar menos ativo.

Para nós tutores, entendemos que esse é um momento de preparação, em muitos casos, já sabemos quando estão chegando os últimos dias de algum pet nosso, quando eles estão muito doentes.

Ainda é um mistério para muitos, se alguns dos animais já sentem quando algum outro pet irá morrer em breve, mas certamente, os gatos agem como se estivessem cientes de que alguma mudança ocorreu ou ocorrerá.

Na verdade, muitos gatos (e cachorros) sensíveis reagem às perturbações emocionais de seus donos, e sofrem em resposta às nossas próprias mudanças de comportamento devido à dor no coração.


Leia Mais: Livros Digitais Sobre Gatos Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até Duas Vezes Mais Que a Média Normal


O luto para os gatos

Ajudando Seu Gato A Lidar Com A Perda De Um Animal De Estimação

O gato pode se apresentar no primeiro momento retraído e deprimido, frequentemente, sua personalidade pode acabar mudando.

Por exemplo, um gato que era muito tímido, pode passar a querer mais atenção, enquanto um que era super extrovertido, pode passar a se esconder.

Uma das situações mais dolorosas de se ver, é quando o gato acaba chorando, e procura em todos os lugares pelo pet que morreu.

Essa busca pode durar alguns dias apenas, mas para outros gatos, podem durar semanas, necessitando de acompanhamento de um especialista em comportamento animal.

Embora pareça macabro, às vezes pode ser útil permitir que o gato, diga “adeus” ao corpo após a morte de um amigo peludo. 

Eles podem cheirar e examinar o corpo, chorar ou ignorar tudo junto – e qualquer reação deve ser considerada normal.

Essa é a única maneira de explicar a eles o que aconteceu com seu amigo e por que, um querido amigo gato ou cachorro desapareceu de sua vida. 

Ver o corpo do amigo permite que eles entendam que ele não vai voltar, eles ainda sofrem, mas não são levados a procurar seu amigo desaparecido.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

Ajudando Seu Gato A Lidar Com A Perda De Um Animal De Estimação

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Estágios de luto para os gatos

Ajudando Seu Gato A Lidar Com A Perda De Um Animal De Estimação

Nós podemos passar por vários estágios do luto, como a negação, raiva, depressão, aceitação – não necessariamente nessa ordem.

Os gatos também passam por algo parecido, alguns acabam deixando brinquedos favoritos em algum local, esperando que o seu amigo volte.

E é possível, que eles também sintam raiva ou depressão pela perda, eles também passam pela fase de superação e aceitação – obviamente cada gato tem um tempo diferente para lidar com essas situações.

Esse é o momento que nós tutores, devemos permitir que todos sintam o luto, mas ao mesmo tempo devemos validar um com o outro, oferecendo compaixão e apoio.

Veja Mais:

Como ajudar os gatos que estão em luto?

Ajudando Seu Gato A Lidar Com A Perda De Um Animal De Estimação

Como você ajuda seus animais de estimação a controlar o luto? 

O simples fato de estar com eles por um tempo extra individual pode ajudar.

  • Fale com seu gato: tente ser positivo em relação ao seu gatinho de luto, eles podem não entender todas as palavras, mas vão captar suas emoções. Simplesmente diga, estou triste e me sinto péssimo, mas não é sua culpa – e eu sei que você se sente péssimo também.
  • Toque música, especialmente ritmos mais rápidos e estimulantes para aliviar a depressão: a música pode ter um efeito calmante e existem várias delas disponíveis para auxiliar nesse momento.
  • Florais ou outros remédios naturais: os florais são muito especiais nesse momento, eles podem ajudar a aliviar tristeza e dor, muitos estão disponíveis em lojas de produtos naturais. Lembre-se de comprar um específico para pets, pois a sua composição é diferente.
  • Uso antidepressivos: Nesse caso, é preciso ter o acompanhamento de um médico veterinário, afinal, medicações desse gênero não podem ser fornecidas sem indicação.

Dê ao seu gato o momento de luto para ele também, dói muito para os dois, tanto perder um pet, quanto ter que ficar sem ele vendo o outro sofrendo.

Ainda assim, a capacidade de lamentar honra a memória do falecido, e é uma medida da profundidade de nosso amor. 

E esse é realmente um legado a ser celebrado.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *