Afinal, Qual é A Melhor Ração Para Gatos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Qual é a melhor ração para gatos?

Melhor ração para gatosSem sombra de dúvidas essa é a MAIOR dúvida, especialmente para as mamães de primeira viagem. Isso porque escolher a melhor ração para gatos é um verdadeiro enigma e isso não é coincidência, como você vai ver na matéria dessa semana.


Seja seu peludo um comilão ou controlado na dieta, com certeza ele vai ter uma opinião sobre o que você bota no potinho de ração dele, certo?

Gatos têm uma opinião forte sobre o que querem comer, mas nunca é uma boa ideia escolher a ração pelo gosto ou cheiro. É importante analisar os valores nutricionais de cada uma.

As mamães que fazem parte do nosso informativo por e-mail já sabem disso há muito tempo, rações de baixa qualidade fazem seu gato comer sem controle.

(Inclusive você pode entrar para a nossa lista de e-mails aqui em baixo:)

Conteúdo VIP

Coloque o seu de email abaixo para receber gratuitamente dicas exclusivas!>

"Mas como assim, Felipe?"

Eu explico: a ração do seu gato pode estar obrigando ele a comer mais do que precisa. E o motivo pra isso é super simples: o consumo de proteína e de gordura indicam ao cérebro dos peludos a hora de parar de comer.

Com as rações de péssima qualidade (mesmo com preços altos) que vendem por aí, a gente encontra uma quantidade mínima de gordura e excessiva de carboidratos.

Mas os carboidratos não mandam esse sinal pro gato!

Resultado? É muito difícil pra eles entenderem que já comeram o suficiente... Com isso temos Obesidade, Diabetes e (infelizmente) mortes prematuras.

Ok. Mas como dizer se a ração é de boa qualidade?

Na internet sempre achamos informações no mínimo duvidosas... Exatamente por isso eu sempre tirei as informações sobre a melhor ração para gatos do Guia Para Um Gato de 14 Vidas.

Principalmente porque a embalagem da ração para animais é praticamente mais difícil de identificar do que qualquer código alienígena!

Por isso é tão complicado comprar uma ração para o seu animal de estimação sem ficar coma pulga atrás da orelha, pensando que pode ter comprado uma ração de qualidade duvidosa.

Os felinos apresentam deficiência de algumas enzimas, isso quer dizer que o organismo deles não é capaz de produzir determinados nutrientes. Para isso, algumas rações precisam de substâncias fundamentais como:

  • Vitamina A;
  • Ácido Araquidônico; e
  • Taurina.

A taurina, por exemplo, é responsável pelo funcionamento e toda regulação da retina, que é uma parte funcional do olho. A sua deficiência acarreta em degeneração e, posteriormente, ocasionando a cegueira.

É importante ainda, analisar em conjunto todos os níveis de garantia, a matéria-prima utilizada para compor a ração.

Para saber se a ração é de qualidade, um dos indicadores é se ela possui ou não corantes.

Algumas marcas acrescentam corantes em produtos de qualidade superficial unicamente para deixar a ração com uma aparência melhor e vender mais.

Identificar todos esses sinais pode fazer com que você repense seus conceitos sobre a indústria de ração para gatos... Porque é difícil encontrar empresas que pensem nos critérios de qualidade e cuidados com a saúde dos animais.

Não podemos esquecer que a indústria farmacêutica também sai ganhando quando os animais adoecem, logo devemos redobrar os cuidados com nossos bichinhos!

Então... Qual é a melhor ração para gatos?

Essa é uma das maiores polêmicas no mundo dos Pets. Gatos são como nós, o que é delicioso para uns pode não ser para outros.

Mas o que realmente importa é o que faz bem ou não. Então para maximizar as chances eu sempre indico 3 marcas (que não pagam nada a esse blog por indicação!):

A primeira é a linha "N&D" da Farmina. Essa ração tem qualidade, pois possui uma quantidade baixa de cereal e de grãos, algumas chegam a não ter cereal nenhum mesmo.

Fora que os conservantes são feitos de produtos naturais. Uma excelente pedida!

A segunda é a ração para gatos Royal Canin. Uma marca de grande nome entre as fabricantes de ração para gato. Quase todo mundo conhece e tem pelo menos a mesma qualidade da anterior.

Eu recomendo da Royal a ração para gatos Indoor e a Sterilised para gatos adultos. Temos boas opções também para gatos castrados desta mesma marca.

Essas duas são um pouco mais caras, mas valem a pena se puder pagar!

"Felipe, eu quero comprar a melhor ração para gatos, mas eu preciso de uma versão mais acessível"

Ok. Diria que em segundo lugar está a ração da Golden para Gatos castrados (mesmo que o seu não seja).

Não entenda mal, a Golden é uma boa marca, mas não tem tanta qualidade quanto as anteriores. Ela ainda é muito boa, que fique bem claro isso, mas ela ainda tem mais sódio e não tem tantas proteínas, entre algumas coisas. Consequentemente é mais barata.

Existem outras mais acessíveis, mas aí tem que saber escolher as rações mesmo. E por mais qualidade que a ração tenha, também é importante mesclar com Alimentação Natural.

Conclusão: O que procurar na hora de escolher a melhor ração para gatos

  • Proteína deve ser a prioridade. Nossos peludos precisam e MUITO! Se vier de fonte orgânica é ainda melhor.
  • Ver se a marca é livre de cereais (arroz ou quaisquer outros cereais). Ainda que eles sejam considerados saudáveis para nós, o sistema digestivo dos gatos não foi feito para lidar com carboidratos desnecessários.
  • Confirmar que não contém subprodutos, como milho, soja, entre outros que não agregam valor nutricional.

Eu espero que seus peludos gostem da escolha que fizer e espero que você também tenha gostado da matéria! Se gostou, deixe seu comentário aqui abaixo e compartilhe com seus amigos que também amam gatos.

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Abraços,
Felipe.

PS. Lembre-se de participar da nossa lista de e-mails para receber dicas INCRÍVEIS para melhorar a saúde dos seus bichanos, ok?

Photo Credits: Anne White

 

 

29 Comentários


  1. Eu dou a muitos anos a ração PREMIER considerada super prêmio, nunca tive problemas , são todos de rua vindos de maus tratos , tenho gatos com mais de 10 anos . O que vocês acham?

    Responder

    1. Olá, Denise. Obrigado por separar um tempo pra escrever pra nós. Como dissemos no post, existem várias rações de qualidade. Citamos algumas marcas que podemos afirmar com certeza, mas sem dúvida existem outras. O mais importante é mesclar a alimentação seca da ração com o alimento natural, ok? Abraços. =)

      Responder

  2. Olá , sou uma apaixonada por gatos . Tenho 5 , todos foram chegando…só a 1a é de feira de adoção. Peguei todos filhotes.
    Mas tem uma que chegou adulta . É de uma colonia do fim da minha rua. Todo dia vinha pro meu predio, miava , eu dava comida. Passou a me seguir na rua…resultado, peguei ela . Colocar a mao, fazer festa, sempre deixou , ela chega a se enroscar na gente . Mas quando quer, se nao for uma boa hora, da patada ! Ela esta há mais de 2 meses aqui , passeia por tudo, dorme no sofa, isto quando as outras deixam , ficam olhando pra ela, ate a pobre ir embora pra debaixo de um móvel qualquer. Sei que tenho que aumentar a alto estima dela, brinco com ela , ofereço petiscos…quando se encoraja vem sempre uma …
    Muitas vezes isolo as outras, mas queria que melhorasse mais
    Ah, tomo mundo aqui é castrado, inclusive ela .Moro num ap razoavelmente espaçoso, tudo telado, tenho umavaranda legal na frente e uma pequena atras, telada tb

    Responder

    1. Primeiramente, parabéns pela iniciativa! 🙂
      Você é uma ótima mamãe de gatinhos e está contribuindo para o fim do abandono dessas criaturinhas que amamos tanto! Bem legal! ^^

      Tenta uma dica simples pra ver se vai resolver essa situação da rejeição:

      Pega um pano com o cheiro dessa gatinha nova e põe debaixo do pote de comida dos seus gatinhos que jás estavam na casa. Isso vai fazê-los associar a nova irmã a coisas boas!

      Depois dá o feedback aqui! 😉

      Abraços e parabéns por ser uma mamãe responsável e preocupada!

      Responder

    2. Oi , meu gato já é adulto eu dou para ele qse sempre a goldem, agr estou dando a Matise tbm as vezes dou a Ultima trato urinário e ele aceita bem todas…será que faz bem estas raçoes ?

      Responder

  3. Bom dia Felipe!!! Tenho 4 gatos adotados e não aceitaram a ração super Premium da premier, me indicaram uma ração da chronos, que estou dando aos filhotes é o gato adulto urinary da Royal canin, o q vc me diz dessa ração chronos? Obrigada… Érica

    Responder

    1. Olá, Érica. Tudo bem? Obrigado por separar um tempinho pra escrever pra nós.

      Olha, eu não conheço a marca suficientemente bem para atestar a qualidade dela. Mas alguns indicadores são importantes de se ter em mente. Por exemplo: Qual a quantidade de sódio que ela traz? Ela tem muitos subprodutos? Qual a quantidade garantida de proteína que ela apresenta? Todas esses são parâmetros. Existem outros? Sim, mas esses são alguns dos principais, sem dúvida.

      Além disso, pergunte a outras mamães. Esse diálogo é super saudável e recomendado. Eu aprendo muito até hoje, com recomendações e troca de ideias. Se quiser um um lugar onde pode obter essa recomendação, recomendo esse grupo no Facebook (do qual eu faço parte e ADORO!):

      https://www.facebook.com/groups/paixaoporgatos

      Sempre que precisar é só chamar. 😉

      Responder


  4. Minha gata tem um ano, é castrada! Eu só comprava a Golden, mas ela enjoou e se recusa a comer! Ela não gosta de nada além de ração, nem carne, frango, ração úmida de sachê, nada mesmo! Ela só gosta de ração seca, mas bebe água regularmente! Já dei Naturalis, mas ela enjoou também… por favor, me indique uma ração Premium, que é mais acessível pra eu dar pra ela sem medo!
    Obrigada

    Responder



  5. Olá. Parabéns por blog.
    Qual a opinião de vcs quanto a ração. Acionar super Premium Guabi Natural para gatos castrados, comparada a N&D e a Royal Canin analisadas? Particularmente me chamou a atenção nessa nacional a proteína de melhor qualidade (frango mecanicamente separado) enquanto as outras somente tem (na versão brasileira, eh bom deixar isso claro) farinha de vísceras de frango.

    Responder

    1. Olá, Fernando. Tudo bem? Bom, na teoria parece muito bom, mas…

      A questão é que é um termo ultra genérico, entende? Os dois apresentam vísceras de frango, mas ser “mecanicamente separado” não diz nada sobre a qualidade do frango em questão, não concorda?

      A questão é que esses termos são genéricos e isso não é coincidência. Até mesmo a expressão “Super Premium” não tem uma regulação específica. Se e eu você abrirmos uma fábrica de ração hoje, a gente pode fazer uma ração “Ultra Premium” e isso não vai dizer absolutamente NADA sobre a qualidade do alimento, porque não tem um órgão que controle isso.

      Muito cuidado com as expressões desse tipo, ok?

      Precisando de qualquer coisa é só chamar. =)

      Responder

    2. A título de informação : carne mecanicamente separada é um tipo de carne que é recolhido a partir de carcaças de animais depois que todos os cortes de músculo foram removidos.

      A fim de não perder a chamada sucata da carne, matadouros removem a carne do osso raspando-a, ou simplesmente pressionando mecanicamente através de um crivo que faz a extrusão da carne e deixa os ossos para trás (na maioria das vezes).

      A carne sai com uma cor avermelhada brilhante, o qual é misturado em produtos de baixo teor de carne, tais como salsichas e hambúrgueres. As salsichas não podem conter mais que 20% de carne mecanicamente separada.

      A carne mecanicamente separada pode custar até 10 vezes menos do que outros tipos de carnes e é exatamente por causa do preço, que ela é exclusivamente utilizada para fabricação de certos produtos.

      Lembrando que além da carne, as salsichas contêm alguns outros ingredientes, como corantes, água, nitratos, etc.

      Fonte Wired BBC

      Responder

      1. Exatamente, Lisa. Obrigado por ajudar a esclarecer!

        Esses termos nos levam a conclusões muito equivocadas. Segundo a informação passada, na verdade a tal carne mecanicamente separada é PIOR do que muita coisa.

        Responder

  6. Adotei uma gatinha de Rua, que se encontrava a 3 meses com gatinhos mortos dentro da barriga e com suspeita de rinotraquinoide ou uma pneumonia, fiz uma histerectomia nela, fiz um tratamento nela com antibibiotico “chemitril ” e dei um expectorante, ela não melhorou do catarro ainda, estou na expectativa de que não tenha se tornado crônico, minha dúvida é: ela está magrinha queria deixar ela engordar e ficar com pelos macios para começar a dar ração para gatos castrados. Já dei para ela ração wiska e Docat. E agora o veterinária pediu pra eu dar a ração para gatos castrados a naturalli. Gostaria de saber qual a melhor ração para ela dessa que já citei e se eu der ração para castrados ela vai ganhar peso e pêlos sedosos ?

    Responder

    1. Oi, Luana. Obrigado por separar um tempinho pra escrever pra nós. A gente recomenda as linhas de ração das marcas que citamos, todas elas são excelentes e possuem versões para gatos castrados. Lembrando que, conforme a gente aprendeu no GUIA PARA UM GATO DE 14 VIDAS, o alimento natural é realmente o que garante a saúde duradoura dos nossos peludos, ok?

      Responder

  7. Olá,

    Parabéns pela iniciativa. Minha gatinha está meio acima do peso e estou dando a ração Vet Life Obesity da Farmina. Queria saber se eu posso dar exclusivamente essa ração pra ela. Fico na duvida se não faz mal dar somente uma ração restritiva como essa. Tenho oferecido também a Guabi Natural mas ela não gosta nenhum um pouco e come praticamente só a Vet Life.

    Obrigado
    Fabiano

    Responder

    1. Olá, Fabiano. A questão não é só a ração restritiva, mas diversos outros fatores. Por exemplo, você está limitando a quantidade de alimento por dia? Geralmente as embalagens de ração apresentam as medidas por idade e peso. Você faz ela se exercitar? É absolutamente INDISPENSÁVEL que ela se exercite e mantenha isso como hábito. Ela está ingerindo água suficiente diariamente? A alimentação natural pode ajudar bastante nesse sentido. Falamos bastante sobre ela aqui no site, dá uma olhada se informe também sobre isso, ok?

      Precisando é só chamar, ok? =)

      Responder

  8. Papais também podem escolher ração né Felipe? Rs estava dando a Golden para elas (2 gateeenhas) e percebi que houve queda frequente a excessiva dos pelos, veterinário disse que está tudo ok, resolvemos trocar pela Royal Canin Hair & Skin Care, vamos ver… elas aceitaram muito bem a nova oferta (claro rs). Obrigado pelas dicas e pela matéria! Há animais apenas com papais viu rs

    Responder

    1. Podemos, Rafael. Claro! rsrs

      A Royal é uma excelente marca, eu só teria cuidado de ir trocando a ração aos poucos, para evitar alguma diarreia, ok?

      Eu sei que existem vários papais por aí, inclusive toda hora algum me puxa a orelha lembrando disso, rsrs. Mas é que quando começamos a gente tinha um público de 99.99% de mamães. Então, além de alguns textos daquela época já estarem chamando as mamães, o próprio hábito é um pouco difícil de perder, rs. Mas estou tentando me policiar, juro. rsrs

      Abraços pra você e para todos os papais de bichinhos por aí!
      Felipe.

      Responder

    1. Daniel, não é uma marca que EU recomendo devido a quantidade excessiva de sódio, que pode, com muita facilidade causar problemas renais, ok? Existem alternativas na mesma faixa de preço (ou até mais baratas) que oferecem menos sódio, como a Golden, por exemplo. Abraços.

      Responder

    1. Olá, Tauane. Como a gente sempre diz no nosso Guia, o alimento natural de preferência será carne, ok? A partir dos 6 meses.

      Qualquer coisa é só chamar.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *