Acupuntura em Gatos – Quais doenças trata?

Tempo de leitura: 7 minutos

Neste artigo você vai entender a acupuntura em gatos. Desde o que é, de onde surgiu, como é aplicada e quais doenças podem ser tratadas com a acupuntura.

Acupuntura em gatos

Acupuntura em Gatos – Quais doenças trata?

A acupuntura pode ser uma modalidade de cura muito poderosa para gatos, especialmente quando combinada com os tratamentos médicos ocidentais.

Veja Também: 07 Doenças Que Você Mesmo Pode Estar Causando Em Seu Gato Sem Querer E Como Evitar Que Isso Ocorra.

Acupuntura em gatos? Não é tão estranho quanto pode parecer a princípio, especialmente se você não teve nenhuma experiência com o tratamento. De modo que, ao decorrer do artigo você consiga entender melhor.

O que é acupuntura?

O antigo tratamento chinês surgiu da crença de que todos nós temos ciclos de energia que se movem através de nossos corpos e nos mantêm saudáveis. Quando um dos pontos de energia fica bloqueado, ficamos doentes.

Desbloquear o ponto de energia através do ato de inserir agulhas nesses pontos de pressão é o caminho para liberar a energia e assim curar.

Acupuntura em Gatos – Quais doenças trata?

Curiosamente, os chineses antigos também acreditavam que essa técnica funcionaria em gatos. Nossos amigos felinos peludos têm pontos de energia em seus corpos semelhantes aos nossos. Portanto, um acupunturista veterinário habilidoso é capaz de tratar seu gato adequadamente.

A acupuntura ajuda o corpo a se curar. Quando os pontos de acupuntura são estimulados por pequenas agulhas, são liberadas substâncias químicas naturais que agem centralmente no sistema nervoso.

Artigo importante: 6 Maneiras de Fazer Seu Gato Mais Feliz.

Elas liberam substâncias naturais causadoras de dor chamadas endorfinas. Elas também estimulam o sistema de defesa do corpo e aumentam a circulação. Assim como o sistema nervoso percorre todo o corpo, as substâncias químicas liberadas de um local, podem afetar um órgão ou músculo mais distante.

Como surgiu a Acupuntura? Entenda esse tratamento!

A acupuntura foi descoberta pelos chineses antigos há cerca de 5.000 anos. Eles aprenderam que podiam afetar as mudanças fisiológicas, controlar a dor e estimular órgãos ou partes do corpo inserindo agulhas em certas partes do corpo.

Acupuntura em Gatos – Quais doenças trata?

As agulhas não são inseridas aleatoriamente, mas sim em pontos de energia, também chamados de pontos de acupontos. Esses acupontos são áreas focais que aumentam a resistência energética. Quando estimulados, eles também têm a capacidade de produzir uma resposta em um órgão alvo.

Os chineses mapearam esses acupontos em humanos e cavalos, juntamente com os efeitos produzidos pela estimulação desses pontos. Com isso, o primeiro livro de acupuntura, o Neijing, foi escrito pelo Imperador Amarelo (Huang Di ou Huang-Ti) há cerca de 4.700 anos. Por isso, é o livro médico mais antigo do mundo.

Como a acupuntura pode ajudar o meu gato?

A acupuntura é segura e indolor para você e seu gato. Porque quando as agulhas são inseridas corretamente (a razão pela qual você vai a um verdadeiro acupunturista), não enviam sinais de dor ao cérebro. Na verdade, a maioria dos gatinhos relaxam durante o procedimento e muitos tiram até mesmo uma soneca.

Acupuntura em Gatos – Quais doenças trata?

O tipo de tratamento é específico para cada paciente. Os pontos selecionados, o número de agulhas usadas e a duração da sessão dependem da condição a ser tratada. Em geral, a maioria dos pacientes fazem uma ou duas sessões por semana no começo, em seguida o número de tratamentos é diminuído.

Embora uma resposta possa ser vista após apenas uma sessão, geralmente são necessárias de quatro a seis. Essas sessões podem durar de dez a 20 minutos.

Tempo de sessão de tratamento de acupuntura em gatos

A acupuntura pode ser um grande remédio para seu gato e trará bons resultados. Pois com ela seu gato pode ficar mais alerta, relaxado, social e pode se movimentar mais. Tudo isso em uma ou duas sessões.

Para condições crônicas, seu gatinho pode ter que fazer sessões para o resto da sua vida para mantê-lo sem dor e desconforto. Sendo assim, dependendo da doença, você pode querer usar a terapia em conjunto com o tratamento médico tradicional, como um backup, ou simplesmente como uma alternativa.

Acupuntura em Gatos – Quais doenças trata?

Ela pode ser usada para ajudar gatos com quase todos os distúrbios, incluindo dor crônica, artrite, asma, alergias e até problemas renais e hepáticos. A acupuntura também pode ser usada para aliviar os efeitos colaterais dos tratamentos de câncer.

As sessões dos tratamentos podem durar de menos de dez a trinta minutos. E, claro, você deve estar autorizado a ficar com seu animal de estimação durante todo o procedimento.

Método de Acupuntura

Existem alguns métodos diferentes que um acupunturista veterinário pode usar. O uso tradicional de agulhas que são giradas à mão, é o que a maioria das pessoas conhecem.

Acupuntura em Gatos – Quais doenças trata?

Mas alguns terapeutas podem usar lasers com injeções de fluidos estéreis, ou mesmo usar rajadas curtas de corrente elétrica para estimular a área. O tipo de acupuntura que seu gatinho recebe dependerá do terapeuta.

Quais doenças a acupuntura em gatos pode tratar?

A Acupuntura pode ser usada junto com a medicina veterinária comum para tratar uma variedade de condições felinas. Geralmente tratam gatos com problemas musculoesqueléticos, renais e gastrointestinais. Mas muitas outras condições podem ser abordadas, incluindo:

Certamente, a acupuntura pode ser uma modalidade de cura muito poderosa para gatos, especialmente quando combinada com tratamentos médicos ocidentais. (veja como fazer seu gato viver o dobre da sua expectativa de vida)

Os gatos toleram a acupuntura?

A Acupuntura não é dolorosa ou angustiante para os gatos, quando é feita por um veterinário qualificado e experiente. Acima de tudo as agulhas de acupuntura são muito pequenas – um pouco menores que as agulhas hipodérmicas usadas para administrar as vacinas.

Acupuntura em Gatos – Quais doenças trata?

Pode haver uma leve sensação de calor ou formigamento quando a agulha é inserida, mas é muito transitória. Também pode haver uma sensação na picada de uma agulha. Mas isso não dura quando a agulha é deixada no acuponto.

Alguns pontos são mais sensíveis do que outros e a maioria dos veterinários irá evitá-los completamente ou usar outros métodos. Como por exemplo o laser de baixo nível, para estimular esses pontos.

Acupuntura em Gatos – Quais doenças trata?

Dessa forma, a maioria dos acupunturistas veterinários que praticam em gatos tentam usar o mínimo possível de agulha, usam agulhas muito pequenas, como Agulhas de Mão Coreanas, ou usam laser de baixa intensidade.

Por fim, agora que você sabe um pouco mais sobre acupuntura, pode ser algo para discutir com seu veterinário na próxima visita.

E se quer prevenir 7 doenças que você mesmo pode estar causando e evitar esse processo de tratamento, veja essa apresentação.

Então, se gostou desse texto compartilhe em suas redes sociais. Porque a saúde dos gatos e sua felicidade é minha prioridade. Obrigado por ter lido e até amanhã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *