7 Problemas Comuns De Saúde Em Gatos

7 Problemas Comuns De Saúde Em Gatos

Mesmo os gatos mais saudáveis ​​podem contrair doenças e, na maioria das vezes, não há nada com o que se preocupar.

Obviamente, todos nós devemos estar preparados caso algo acometa a saúde do nosso bichano. É muito importante saber quais são as doenças e problemas de saúdes mais comuns em gatos, para que assim você consiga identificar alguns desses sinais clínicos, além de identificar quais são os cuidados preventivos.

             Nós já havíamos falado AQUI de 7 doenças que os próprios tutores causam em seus gatos sem querer e como evitar que isso aconteça, e nesse artigo separamos os 7 problemas mais comuns de saúde nos gatos:

1. Vômito

7 Problemas Comuns De Saúde Em Gatos

Provavelmente o problema de saúde mais comum em gatos é o vômito.

Tem gatos que têm essa propensão. Você já deve ter visto o seguinte cenário: se a tigela de comida fica vazia por mais de 5 minutos, muitos reclamam, e quando é colocado alimento nela ele comerá tudo de uma vez. E o resultado disso? Vômito!

Se o seu gato vomitar uma vez por causa de uma causa evidente (comer demais), isso não é algo com que se preocupar. Mas se o seu gato vomitar mais de uma vez, chame seu veterinário; o vômito pode deixar seu gato desidratado rapidamente e pode ser um indicativo de um problema mais sério.

2. Diarreia

7 Problemas Comuns De Saúde Em Gatos

Este é outro problema de saúde bastante comum que geralmente é um sinal clínico de algo maior. Você mudou recentemente a comida do seu gato? Ele foi exposto a um novo ambiente?

Se a diarreia durar mais de um dia, chame seu veterinário, pois, assim como o vômito, pode deixar seu gato desidratado.

Também preste atenção de como está sendo essa diarreia, a coloração, se há presença de muco, sangue ou outro conteúdo. Essas informações são importantes para auxiliar no diagnóstico.

Aproveite e leia também o artigo ‘O que causa diarreia em gatos?’.

3. UTI

7 Problemas Comuns De Saúde Em Gatos

As infecções do trato urinário são provavelmente a doença mais comum em gatos.

Elas ocorrem na bexiga e na uretra (o tubo que sai da bexiga que transporta a urina do gato para fora do sistema) e o sinal clínico mais comum é presença de sangue na urina. 

Embora ver algo vermelho na caixa de areia do gatinho seja realmente chocante, uma UTI não é motivo de pânico. 

Leve seu gato ao veterinário imediatamente, mas é normal que com a medicação prescrita e uma mudança na dieta do seu gato, a infecção cesse em cerca de 10 dias.

A maioria dos veterinários realiza análises de urina para monitorar a presença do vírus e, se isso acontecer mais de uma vez, seu veterinário pode recomendar uma dieta especial com prescrição e um ambiente de baixo estresse.

Quando se trata de doenças do trato urinário é muito importante ficar atento e fazer um acompanhamento bem detalhado, porque os gatos são muito propensos a desenvolver problemas urinários.

4. Pulgas

7 Problemas Comuns De Saúde Em Gatos

Os gatos internos e externos podem pegar pulgas. Isso é algo normal, porque a pulga pode andar por diversos lugares.

Elas são desconfortáveis, mas fáceis de detectar; se o seu gato está constantemente coçando ou lambendo, ele provavelmente tem pulgas.

As pulgas parecem sujeira na pele do seu gato. Caso você as note, é melhor ligar para o seu veterinário para ajudá-lo a descobrir qual medicamento funciona melhor para você e seu gato.

5. Vermes

7 Problemas Comuns De Saúde Em Gatos

As tênias são as mais comuns em gatos, pois vivem dentro do intestino deles.

Se o seu gato está perdendo peso rapidamente, tem diarreia ou está vomitando sem motivo, é melhor verificar como estão as fezes dele na caixinha de areia e também a cama, no momento que o bichano está dormindo. 

Normalmente, as tênias saem do ânus do seu gato enquanto ele está dormindo ou relaxado e, como resultado, sua cama é a melhor área para verificar.

Se a cama dela tiver pequenos vermes brancos, que se assemelham a arroz, provavelmente ela tem vermes. 

Ligue para o seu veterinário para descobrir qual tratamento de vermífugo funciona melhor para você; remédios de vermífugo oral são sempre minha escolha.

Limpeza, controle de pulgas e manter seu gato dentro de casa ajudará a evitar que os vermes se tornem uma ocorrência comum em sua casa, além de cuidar da alimentação.

Para complementar, leia também o artigo ‘Como Saber Se Meu Gato Está Com Verme?’.

6. Gengivite

7 Problemas Comuns De Saúde Em Gatos

A gengivite, ou gengiva inflamada, é um problema dentário comum em felinos.

Possui a mesma causa em humanos e gatos; por placa bacteriana. A combinação da película bacteriana pegajosa e as partículas de alimentos que se acumulam ao longo da linha da gengiva irrita a gengiva e a torna hipersensível. 

Na natureza, quando os gatos desmontam a comida, eles interagem o suficiente com a boca inteira para que isso não aconteça.

Os gatos domésticos, no entanto, costumam ter esse problema pela baixa escovação dentária também e poucos estímulos de limpeza.

A maioria dos veterinários recomenda escovar os dentes do seu gato para ajudar com isso, uma vez que a gengivite, caso não tratada, pode fazer com que o cálculo dentário, mais conhecido como tártaro, prejudique a saúde dos dentes.

Para informações ainda mais completas leia o artigo ‘Os Dentes do Gato e Como Evitar Doenças Bucais?’.

7. Problemas oculares

7 Problemas Comuns De Saúde Em Gatos

O último problema são os problemas oculares. A menos que você saiba a causa do problema de olho no seu gato (como alergias), você deve ligar para o seu veterinário.

Problemas oculares devem ser considerados uma emergência, pois podem ser graves. Portanto, marque uma consulta o mais rápido possível.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *