6 Sinais Que Seu Gato Precisa Beber Mais Água

Tempo de leitura: 5 minutos

6 sinais que seu gato precisa beber mais água

Conheça os 6 sinais que seu gato precisa beber mais água! 

Índice da matéria ‘6 sinais que seu gato precisa beber mais água’:

  1. Não beber água
  2. Aumento da micção
  3. Vômito ou diarreia
  4. Diminuição da elasticidade da pele
  5. Ofegante
  6. Circulação sanguínea lenta
  7. Conclusão: Estes são os 6 sinais que seu gato precisa beber mais água

Como você, o corpo do seu gato é composto principalmente de água. Para manter-se saudável e adequadamente hidratado, o seu gato deve consistentemente ingerir água suficiente para substituir o que perde através de funções básicas, como usar a caixa de areia e respirar. Quando os níveis de fluidos caem abaixo do normal – seja de uma redução no consumo de água ou de um aumento na perda de fluidos – o seu gato ficará desidratado.

A hidratação adequada desempenha um papel crítico em todas as funções corporais de seu gato. Isso inclui circulação, digestão e remoção de resíduos. Por causa disso, a desidratação pode ser muito perigosa e até fatal se não for reconhecida e tratada imediatamente.

Veja também: Como prevenir doenças que você pode está causando no seu gato e, assim evitar uma morte prematura.

Seu gato pode negligenciar beber bastante água por uma série de razões, incluindo (mas certamente não limitado a) a falta de água fresca, uma tigela de água inadequadamente colocada ou mesmo uma doença.

Leia até o final para saber quais são os 6 sinais de que seu gato precisa beber mais água.

Note que, como os gatos são notoriamente sorrateiros e especializados em esconder problemas de saúde, alguns desses sinais podem não ser óbvios até que seja tarde demais.

É importante que você preste atenção aos hábitos de bebida do seu gato, à caixa de areia e à saúde geral em busca de dicas.

E, claro, sempre marque uma consulta com seu veterinário se suspeitar de algum problema. Então vamos aos sinais?

1 – Não beber água

Se você tem um gato tempo suficiente para estar familiarizado com seus hábitos, você pode notar rapidamente se ele não está bebendo água suficiente.

Preste atenção se ele bebe quando está andando pela casa, quanta água bebe e se bebe quando você refresca a tigela.

Tudo isso irá ajudar muito a descobrir um problema antes que ele saia do controle.

6 sinais que seu gato precisa beber mais água

2 – Aumento da micção

Lembre-se de que seu gato precisa tomar água para repor o que perde. Um gato que está perdendo uma quantidade anormal de água através da micção tem um alto risco de estar desidratado. Aumento da micção também pode esgotar o seu gato de nutrientes vitais e pode ser um sinal de uma doença grave, como diabetes.

Em caso de dúvidas consulte o veterinário.

6 Sinais Que Seu Gato Precisa Beber Mais Água

3 – Vômito ou diarreia

Vômitos ou diarreias podem desidratar rapidamente o seu gato e esgotá-lo de nutrientes. Além da desidratação, o vômito e a diarreia podem sinalizar uma doença grave e podem resultar em rápida perda de peso.

6 Sinais Que Seu Gato Precisa Beber Mais Água

4 – Diminuição da elasticidade da pele

A elasticidade da pele do seu gato é uma das maneiras mais fáceis de determinar se o seu gato está desidratado ou não. Simplesmente puxe um pouco a pele na nuca e solte-a.

6 Sinais Que Seu Gato Precisa Beber Mais Água

A pele de um gato saudável e bem hidratado recuperará rapidamente ao normal. Enquanto a pele de um gato desidratado permanecerá em um pico rígido por vários segundos antes de retroceder lentamente.

Nota: Este teste pode não ser preciso se o seu gato estiver acima do peso ou muito magro. Clique aqui para saber outros perigos da obesidade em seu bichano.

5 – Ofegante

Gatos ofegam como forma de regular a temperatura do corpo, uma vez que eles não têm glândulas sudoríparas. Embora tenha a intenção de evitar os perigos do superaquecimento, a respiração ofegante pode causar risco à sua saúde, já que a umidade é perdida pela sua boca.

6 Sinais Que Seu Gato Precisa Beber Mais Água

Os riscos associados à ofegar, é claro, são dois, já que um gato ofegante é um gato quente e a insolação é um problema muito sério e que ameaça a vida.

6 – Circulação sanguínea lenta

Má circulação pode indicar desidratação. Você pode verificar isso puxando o lábio superior de seu gato e pressionando o dedo contra por alguns segundos. Você verá uma marca branca ao remover seu dedo. Em um gato saudável e bem hidratado, a área ficará rosa novamente dentro de 1-2 segundos.

6 Sinais Que Seu Gato Precisa Beber Mais Água

Conclusão: Estes são os 6 sinais que seu gato precisa beber mais água.

Lembre-se: o seu veterinário é o único que pode determinar um diagnóstico verdadeiro e prescrever um plano de tratamento. O tratamento para a desidratação provavelmente incluirá fluidos intravenosos ou subcutâneos. Além de outros testes para determinar a causa.

Agora que você já conhece os 6 sinais que seu gato precisa beber mais água, aplique as maneiras para fazer ele beber mais água.

Além da questão da água, existem outras doenças ou problemas que você pode estar causando em seu gato sem querer.

Clique aqui e saiba como evitar diversos outros problemas de saúde que podem fazer inclusive com que você perca seu filhinho de 4 patas antes da hora.

6 Sinais Que Seu Gato Precisa Beber Mais Água

Aqui você aprenderá outras dicas para prevenir doenças e seu gato. Dando ao seu felino qualidade de vida e saúde.

Espero que tenha gostado dessa leitura. Compartilhe no Facebook, Instagram e Tweeter para ajudar muitos donos a cuidar de seus gatos.

Abraços e até a amanhã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *