5 Sinais Que Seu Gato Precisa De Mais Atenção

Tempo de leitura: 5 minutos

5 sinais que seu gato precisa de mais atenção

5 sinais que seu gato precisa de mais atenção 

Índice da matéria ‘5 sinais que seu gato precisa de mais atenção’:

  1. Miado excessivo
  2. Apalpar seu braço ou perna
  3. Derrubando coisas
  4. Arranhões inadequados
  5. Saltar para onde ele não é permitido
  6. Conclusão: Descobriu se há um dos sinais que seu gato precisa de mais atenção?

Todos os gatos podem apresentar algum comportamento em busca da sua atenção.

Mas isso é mais comum em gatos que são deixados sozinhos por longos períodos, ou mesmo que não recebem estimulação suficiente do ambiente doméstico.

Muitas das travessuras que os gatos fazem para chamar nossa atenção podem ser interpretadas por alguns tutores como um comportamento desobediente, mas é importante lembrar que os gatos nunca fazem coisas para nos irritar – eles estão simplesmente tentando se comunicar conosco da melhor maneira que sabem.

Alguns dos comportamentos a seguir de um gato que está buscando atenção também podem ser sinais de que seu bichano está passando por um problema médico.

Se você perceber alguma mudança no comportamento do seu gato, é sempre melhor marcar uma consulta com seu veterinário para garantir que ele esteja fisicamente saudável. Veja abaixo agora 5 sinais que seu gato precisa de mais atenção.

1 – Miado excessivo

Você sabia que o gato usa o miado principalmente como uma forma de se comunicar com humanos? É verdade! Gatos que não conhecem (e amam) humanos param de miar logo depois de se tornarem independentes. Miar é, obviamente, um comportamento totalmente normal e saudável, a menos que se torne excessivo.

5 Sinais Que Seu Gato Precisa De Mais Atenção

Você pode ter um gato que pode estar obcecado em chamar sua atenção, caso esteja miando mais do que o normal. Gatos que desejam mais atenção também podem desenvolver hábitos de miar tarde da noite ou muito cedo, enquanto você está tentando dormir.

Para ajudar com esse problema recomendo a leitura dos seguintes artigos:

Meu Gato Me Acorda De Madrugada: O Que Pode Ser?

Por que Os Gatos Miam De Madrugada?

2 – Apalpar seu braço ou perna

Apalpar como se tivesse amassando, é um dos sinais mais evidentes de que seu gato precisa de mais atenção. É literalmente sua maneira de dizer “Ei você! Olhe para mim! Olha para mim, olha para mim!”

5 Sinais Que Seu Gato Precisa De Mais Atenção

Esse é um dos sinais que seu gato precisa de mais atenção que são mais frequentes!

3 – Derrubando coisas

Às vezes os gatos derrubam as coisas simplesmente porque são criaturas curiosas e gostam de entender como as coisas funcionam.

Esse tipo de experimentação frequentemente envolve um pouco de cutucada, que inevitavelmente derrubam as coisas na borda de uma mesa. Se você estiver por perto, no entanto, seu gato pode estar derrubando coisas para obter uma reação sua.

5 Sinais Que Seu Gato Precisa De Mais Atenção

Um dos 5 sinais que seu gato precisa de mais atenção bastante relevante!

4 – Arranhões inadequados

Arranhar é um comportamento natural e saudável para um gato. Isso a ajuda a se esticar, liberar energia reprimida e tirar camadas soltas de suas garras.

Os gatos também arranham para marcar objetos com feromônios que eles liberam das glândulas em seus pés, o que permite que eles deixem informações futuras para si mesmo ou outros gatos.

5 Sinais Que Seu Gato Precisa De Mais Atenção

As garras podem ser destrutivas se o seu gato estiver arranhando lugares inapropriados como o lado do sofá ou a perna da mesa da sala de jantar.

Muitas vezes, os arranhões acontecem porque um gato não tem “postos de arranhões” apropriados ou desejáveis (como arranhadores), mas os gatos também podem arranhar objetos impróprios por atenção quando veem que podem ter uma reação sua.

Veja esse artigo também para saber como lidar com arranhões:

Como Evitar Arranhões De Gato?

5 – Saltar para onde ele não é permitido

Seu gato começou a pular para o balcão da cozinha enquanto você prepara o jantar? Ou na mesa enquanto você está comendo? Ou praticamente em qualquer outro lugar ele não deveria estar?

5 Sinais Que Seu Gato Precisa De Mais Atenção

Isso pode ser um sinal claro de que seu gato precisa que você esteja prestando mais atenção a ele. Tente agendar algum tempo de jogo interativo com ele por 20 minutos antes de começar a cozinhar.

Caso esteja precisando de alguma ideia de como brincar com seu gato veja esse artigo: Brincando Com Seu Gato – Brinquedos, Jogos e Quantas Vezes Por Dia.

O que fazer após descobrir que seu gato precisa de mais atenção?

Observe se seu gato apresenta esses sinais e faça o possível para disponibilizar mais tempo para se divertir com seu amigo felino. Dê amor e carinho ao seu filhinho de 4 patas, pois ele sempre está ali para te dar atenção.

Às vezes isso acontece também por não estarmos dando os cuidados corretos que o gato precisa. Veja esse vídeo para saber um pouco mais da real necessidade dos gatos.

Ali, além de saber todas os cuidados que seu felino precisa, você também saberá como prevenir 7 doenças que você mesma(o) poderia estar causando no seu gato.

Além disso, dê mais atenção e promova várias brincadeiras com seu animal de estimação. Vale lembrar que clicando aqui, você encontra várias brincadeiras e receitas para tratar a saúde do seu melhor amigo.

5 Sinais Que Seu Gato Precisa De Mais Atenção

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais e deixa seu comentário, ficaremos felizes em responder.

Obrigada e até amanhã!

2 Comentários


  1. Li o artigo sobre miado excessivo achei muito interessante mas não sei se encaixa no caso da minha gatinha ela tem um ano e mia o dia inteiro e a noite também só para dormindo isso é normal detalhe ela é surda o que posso fazer para ajudar as pessoas estão ficando sem paciência com ela os vizinhos moro em apto obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *