5 Razões Pelas Quais Seu Gato Pode Estar Perdendo Peso

5 Razões Pelas Quais Seu Gato Pode Estar Perdendo Peso

Como tutores dos nossos amigos felinos, é muito importante que fiquemos de olho no peso dele, para garantir que ele está saudável.

Se você percebeu que seu amigo está perdendo peso de forma progressiva, alimentando-se normal ou não, faça questão de que ele seja avaliado por um médico veterinário.

Pois a perda de peso pode indicar alterações importantes no organismo.

Claro que, alguns gatos podem perder peso sem ter causa aparente, mas não são todos, por isso é preciso investigar o motivo do gato estar perdendo peso.

Lembre-se que um profissional adequado pode avaliar se ele está no peso ideal ou não.

E abaixo vamos explicar algumas das causas que podem provocar perda de peso em gatos.

Diabetes em gatos

5 Razões Pelas Quais Seu Gato Pode Estar Perdendo Peso

Diabetes é uma doença endócrina, que tem como sinal clínico a perda de peso, acompanhada da mudança do apetite do gato.

Se você notar que seu gato está perdendo muito peso e apresentando outros sinais como, urinar mais do que o normal, beber muita água, andar lento, mau hálito com cheiro doce, pode ser que ele esteja com diabetes.

Veja Mais:

Dor no dente em gatos

5 Razões Pelas Quais Seu Gato Pode Estar Perdendo Peso

Uma causa muito simples que pode gerar perda de peso nos gatos é a dor no dente, isso pode causar desconforto em qualquer gato saudável, e como o dente está doendo, ele não querer comer, porque sabe que irá doer.

Se você notar que seu gato está apalpando a boca ou babando, isso também pode indicar que há um problema de dente que precisa ser examinado por um veterinário.

  • Vale lembrar, examinar a boca do seu felino é sempre o ideal, assim como escovar os dentes todos os dias.

Leia Mais: Livros Digitais Sobre Gatos Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até Duas Vezes Mais Que a Média Normal


Hipertireoidismo em gatos

5 Razões Pelas Quais Seu Gato Pode Estar Perdendo Peso

Se o seu gatinho tem um apetite muito bom e está comendo de forma exagerada, quando falamos exagerado queremos dizer além do normal, mas está perdendo muito peso, pode ser que ele tenha hipertireoidismo.

Outros sinais clínicos dessa condição incluem diarreia e vômito, a doença é extremamente séria, podendo levar a alterações cardíacas e óbito se não for controlada adequadamente.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

5 Razões Pelas Quais Seu Gato Pode Estar Perdendo Peso

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Doenças gastrointestinais e parasitas intestinais em gatos

5 Razões Pelas Quais Seu Gato Pode Estar Perdendo Peso

Problemas gastrointestinais, como doenças inflamatórias do intestino, infecções e alergias alimentares, podem levar à perda de peso.

Isto porque o gato não está acostumado a comer determinado alimento e como resposta, o organismo produz sinais clínicos que causam desconforto, como vômito e diarreia.

Estes sinais provocam falta de apetite, e seu médico veterinário poderá determinar qual é a causa aparente desses sinais clínicos.

Dependendo de qual for o diagnóstico, o tratamento será com medicamentos, e também poderá ocorrer mudanças na alimentação.

Outra causa de perda de peso progressiva são os parasitas intestinais, essas criaturinhas desagradáveis provocam vômitos, distensão abdominal e diarreia.

Vamos supor que o seu bichano tenha o costume de caçar ratos, ele acaba sendo muito propenso a ingerir algum parasita, porque o rato poderia estar infectado.

A melhor forma de se livrar dos parasitas é tendo um protocolo de desvermifugação correto e acompanhamento do médico veterinário.

Veja Mais:

Perda de peso em gatos sem problemas de saúde

5 Razões Pelas Quais Seu Gato Pode Estar Perdendo Peso

Existem outras condições que podem provocar a perda de peso nos gatos, que podem ser uma alimentação inadequada, tigelas de alimentação sujas, paladar exigente e até mesmo o estresse.

Se o seu gato é alimentado com ração seca, guarde-a em um ambiente e recipiente hermético, para que ela fique mais fresca.

Agora se a alimentação for úmida, sempre higienize a tigela após todas as refeições.

Outra causa, os gatos são muito higiênicos e manter a caixinha de areia próximo da tigela com alimento, não é uma boa ideia.

E também não é uma boa ideia, deixar a tigela de ração em um local muito barulhento, os gatos gostam de ter paz ao comer.

Escolha um local tranquilo, para que o gato não tenha nenhum estresse e nem fique ansioso.

Para as famílias que apresentam mais de um bichano em casa, é muito importante verificar se todos os gatos estão se alimentando adequadamente.

Porque existem gatos que são bem espertos, e acabam se alimentando do que sobrou de algum irmão, causando ganho de peso em um, e perda de peso no outro.

Às vezes, os gatos se cansam de uma determinada marca ou sabor de ração, então você pode precisar mudar a alimentação.

Se você tiver alguma dúvida sobre como alimentar seu gatinho, converse com seu veterinário. 

Lembre-se de que a perda de peso nem sempre é repentina ou óbvia, pois pode ocorrer gradualmente.

Portanto, pesar regularmente o seu gato é uma ótima maneira de saber como ele está, assim como, avaliar o score corporal que ele está apresentando.

Converse com seu veterinário sobre qual deve ser o peso do seu gatinho. 

Seu veterinário também poderá fornecer conselhos valiosos sobre o quanto você deve alimentar seu gato, com que frequência você deve fornecer as refeições, e quais alimentos ajudarão a manter seu animal de estimação na melhor forma possível.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *