5 Maneiras Eficazes De Controlar o Odor da Caixa de Areia

5 Maneiras Eficazes De Controlar o Odor da Caixa de Areia

Uma caixinha de areia pode facilmente acabar produzindo um odor ruim. Isso, além de incomodar você, também irá incomodar o seu bichano, fazendo com que ele não queira realizar as suas necessidades lá.

Afinal, o olfato do seu animal de estimação é muito mais forte que o seu, então se você sente bem o cheiro de uma caixa de areia suja, imagine como é para seu gato!

Mas calma, para tudo tem solução. E com as dicas que daremos aqui a caixa de areia do seu bichano ficará super cheirosa.

As dicas abaixo ajudarão a controlar efetivamente os odores das caixas de areia, para que você tenha certeza que seu gatinho estará disposto a usá-la e que não precisará lidar com cheiros desagradáveis ​​em toda a sua casa.

Mantenha a maca – e a caixa – limpas

5 Maneiras Eficazes De Controlar o Odor da Caixa de Areia

Em vez de se concentrar em mascarar constantemente os odores, a melhor maneira de controlá-los e até eliminá-los é simplesmente limpar a caixa de areia do gato pelo menos uma vez por dia, independentemente do tipo de lixo que você usa.

Mas, além de limpar a caixa de areia, sempre é mais garantido ter uma caixa para cada gato, para evitar que eles acabem brigando ou usando a caixa de areia do outro.

Se você percebeu que a caixa de areia está ficando muito suja, não tenha medo de comprar uma nova. Afinal, o plástico também acaba acumulando odor a longo prazo.

E ter uma caixa de areia reserva também é uma boa opção, porque você pode focar em fazer uma limpeza mais pesada em uma!

Coloque a caixa de areia do seu gato em uma área bem ventilada

5 Maneiras Eficazes De Controlar o Odor da Caixa de Areia

O local que a caixa de areia fica também faz toda a diferença na questão do odor. 

Evite colocar a caixa em áreas escuras, pequenas e/ou escondidas, pois isso pode piorar ainda mais os cheiros desagradáveis ​​que surgem dela.

Ao invés disso, escolha um local em sua casa que tenha bastante ventilação para que os cheiros possam se dispersar ao invés de se concentrar em uma área.

  • Experimente o bicarbonato de sódio na hora da limpeza, mas evite ao máximo usar produtos muito perfumados, eles podem irritar o seu bichano.

Faça um purificador de ar da caixa de areia do gato

5 Maneiras Eficazes De Controlar o Odor da Caixa de Areia

Para fazer o seu próprio purificador de caixa de areia, tudo que você precisa é de carvão ativado e gaze.

O carvão ativado, usado como medicamento em casos de envenenamento, também é utilizado em filtros de aquário e filtros de ar. Pode ser adquirido em qualquer loja, desde mercados a farmácias. 

Ele funciona para capturar odores por ser altamente poroso e age como uma esponja quando se trata de absorver cheiros do ar.

A gaze pode ser comprada em uma farmácia também, ela vai ajudar a filtrar corretamente a sujeira do local.

Basta colocar algumas colheres de carvão em várias camadas da gaze. Certifique-se de que o carvão vegetal possa permanecer firmemente no lugar ao amarrá-lo ou costurá-lo em um pequeno embrulho.

Finalmente, enterre seu purificador de ar na caixa de areia, para que ele possa começar a absorver naturalmente os odores toda vez que seu gato usar a caixa de areia.

Se o lixo ainda cheira mal…

5 Maneiras Eficazes De Controlar o Odor da Caixa de Areia

E se as fezes do seu bichano cheiram muito mal, pode ser que pareça muito difícil conseguir eliminar esses odores.

Nesse caso você precisa comentar esse ocorrido com o seu médico veterinário, para tentarem mudar a dieta do seu bichano.

Alimentação natural pode ser uma ótima solução. Para saber mais sobre o assunto você pode ler esse artigo.

Em caso de persistência, os odores fortes podem ser ocasionados por vermes e parasitas. Por isso é importante manter o vermífugo em dia. 

Melhores produtos para ajudar a controlar o odor da caixa de areia do gato

Seja para garantir que você esteja usando o tipo certo de caixa de areia, e até depender dos materiais de limpeza certos, a escolha dos produtos corretos podem influenciar significativamente o odor.

Para encontrar os melhores produtos, diversas lojas com produtos para pets tem diversas opções acessíveis.

Vale lembrar, os cuidados com a caixinha de areia são extremamente importantes.

Todas as alternativas podem ser feitas, e com certeza o ar da sua casa ficará muito mais feliz de não ter nenhum odor indesejável por lá.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *