5 Maneiras De Fazer Seu Gato Se Exercitar

5 Maneiras De Fazer Seu Gato Se Exercitar

Seu gato é muito preguiçoso, ou está acima do peso?

Chegou o momento de fazer com que ele tenha uma rotina de exercícios e se torne mais ativo, para que ele possa emagrecer e ter um peso mais saudável, ou mesmo continuar mantendo a forma.

E nós sabemos, não é fácil seduzir um gato preguiçoso a se movimentar, não é?

Nós separamos 5 dicas incríveis, para você adaptar dentro do seu lar, que servirão de motivação para que o seu bichano seja mais ativo, e consiga se exercitar mais sem perceber.

Continue lendo para saber como!

Gatos gostam de pequenas explosões de atividade

5 Maneiras De Fazer Seu Gato Se Exercitar

Você como tutor, já deve ter percebido que alguns felinos estão acostumados a terem surtos de atividade, surtos que são bons.

Por exemplo, quando eles estão caçando eles têm uma explosão para se movimentar, correr atrás e estar ativo nisso.

Claro que o intuito não é fazer com que o seu gato corra uma maratona treinando a caça, mas existem opções bem simples para fazer isso.

O clássico é utilizar a caneta laser (não por muito tempo), ou então, uma varinha de pena, esses são alguns dos brinquedos que podem despertar o instinto de caçar, atacar, pular e correr atrás da presa de mentira.

E se, o seu gato ainda for meio difícil de se seduzir pelo brinquedo apenas, utilize algum petisco que ele goste mesmo, assim, ele poderá se sentir motivado a caçar e ganhar uma recompensa de presente.

Basta alguns minutos por duas a três vezes ao dia, esse tipo de brincadeira já será bem eficiente.

Você pode definir uma programação para brincar, pela manhã, a tarde e antes de dormir, escolha momentos que o seu bichano esteja mais ativo.


Leia Mais: Livros Digitais Sobre Gatos Que Podem Fazer Com Que Seu Gato Viva Até Duas Vezes Mais Que a Média Normal


Faça as refeições na hora do exercício

5 Maneiras De Fazer Seu Gato Se Exercitar

Outro incentivo que você pode usar para fazer seu gatinho se movimentar, é a comida.

E olha, na hora da fome, pode ter certeza que o seu bichano fará o possível e o impossível para se exercitar nessa hora sem você perceber.

Para isso, não deixe a comida na tigela, porque assim ele vai comer a hora que quiser. Crie um programa de alimentação, onde você possa servir pequenas refeições várias vezes ao longo do dia.

Após essa programação estar feita, não coloque o potinho no lugar imediatamente, ande com ele pela casa um pouco, se a sua casa tiver escada, suba as escadas também, seu bichano irá te seguir, porque ele está interessado em comer.

Outra forma de incentivar a se movimentar na hora das refeições, é utilizar brinquedos e alimentadores interativos!

Mas caso os brinquedos não estejam tão acessíveis no momento, troque as tigelas de lugar para estimular que seu bichano caminhe até ela.

Mesmo que possa parecer muito pouco usar isso, faz toda diferença para o seu bichano e os resultados irão aparecer aos poucos.

Veja Mais:

Prepare uma pista de obstáculos para seu gato

5 Maneiras De Fazer Seu Gato Se Exercitar

Os gatos também podem ter obstáculos, e eles são especialistas em se adaptar a novidade.

Gatos com muita energia, ou aqueles que adoram uma boa comida, brinquedos favoritos ou que gostam de treinar, podem se adaptar muito bem com aros, túneis, barreiras e materiais para escalar.

Aqui você pode usar a sua criatividade durante as brincadeiras, existem diversas formas de enriquecimento ambiental que podem facilmente te ajudar, a fazer com que seu gato saia correndo atrás de você.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

5 Maneiras De Fazer Seu Gato Se Exercitar

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Mantenha as coisas atualizadas

5 Maneiras De Fazer Seu Gato Se Exercitar

O revezamento de brinquedos é uma ótima ferramenta, alguns bichanos podem ficar enjoados de terem os mesmos brinquedos todos os dias.

Uma ótima dica é revezar os brinquedos a cada quinze dias, incentive seu bichano a brincar com eles, se tem algum que faça barulho, aproveite-os!

Incentive a escalada

5 Maneiras De Fazer Seu Gato Se Exercitar

Os gatos são fãs da altura, então por que não estimular com que ele escale as coisas na sua casa?

É uma ótima forma de exercício!

Invista em prateleiras, árvores para gatos, com alturas em vários níveis, associando também as brincadeiras. Por exemplo, colocar o brinquedo favorito do seu bichano em um local alto e fazer com que ele suba até lá.

Lembre-se de que a atividade e os exercícios diários são importantes para os gatos em todas as fases da vida e com qualquer peso. 

Com uma dieta de alta qualidade e brincadeiras regulares, você pode ajudar seu gatinho a manter um peso saudável ou emagrecer, se necessário.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *