5 Dicas Para Gatos Para Entender E Tratar Bolas De Pelo De Gatos

5 Dicas Para Gatos Para Entender E Tratar Bolas De Pelo De Gatos

Um problema dos gatos é soltar bolas de pelo de vez em quando, essas bolas acabam sendo ingeridas e expulsadas pelo próprio organismo, mas calma, o que são essas bolas de pelo?

Tem como evitar essa condição?

Nós reunimos algumas dicas e explicações do que pode ser feito e como diminuir a frequência dessa condição.

O que causa bolas de pelo em gatos?

5 Dicas Para Gatos Para Entender E Tratar Bolas De Pelo De Gatos

Os gatos desenvolvem bolas de pelo simplesmente como resultado da sua própria higiene, toda vez que o gato se limpa, a língua acaba aderindo pelos que estão soltos e ele acaba engolido esses pelos.

Mesmo que a maior parte dos pelos passem ilesos pelo trato digestivo, alguns gatinhos podem ficar com eles armazenados no estômago, formando as bolas de pelo.

À medida que o pelo começa a se acumular, começa a formar uma bola de pelo no estômago, como ela não é digerida, o gato fará a tentativa de vomitar, para expulsar ela do corpo.

E como a bola de pelo se move através do esôfago ao sair, ela geralmente acaba parecendo um tubo longo, em vez de uma bola de verdade, uma vez que sai.


Leia Mais: E-books Mostram Como Prevenir Doenças Em Gatis e Assim Evitar Perder Seu Filhinho Peludo Antes da Hora


Gatos com maior probabilidade de ter bolas de pelo

5 Dicas Para Gatos Para Entender E Tratar Bolas De Pelo De Gatos

Se você pensou nos gatos com a pelagem mais comprida, você acertou!

As raças mais comuns de terem esse problema são os Maine Coons, Persas e SRD de pelo longo.

Assim como, gatinhos que tem o hábito compulsivo de limpeza ou que perdem muito pelo, possuem uma probabilidade maior de desenvolver bolas de pelo, como resultado de engolir muito pelo.

Os gatos filhotes também são mais propensos, porque ainda são um pouco inexperientes quando se trata de limpeza.

Com o tempo, cada gato desenvolve uma habilidade no momento da limpeza.

GRÁTIS! Livro Digital: Como Parar De Envenenar Seu Gato Com Rações Ruins (Mesmo As Mais Famosas)

5 Dicas Para Gatos Para Entender E Tratar Bolas De Pelo De Gatos

Descubra como e por que MESMO AS RAÇÕES MAIS CARAS podem estar fazendo MUITO MAL ao seu bichano e TIRANDO ANOS da vida dele! (E como se prevenir disso)

Download 100% GRATUITO! Insira seu melhor e-mail para receber.>

Fique tranquilo, a gente também ODEIA SPAM! Com a gente, seu e-mail está completamente SEGURO!

(Mais de 90 mil downloads)

Sinais clínicos de bola de pelo em gatos

5 Dicas Para Gatos Para Entender E Tratar Bolas De Pelo De Gatos

Normalmente, um gato vai vomitar, ou fazer um esforço muito grande para conseguir expelir uma bola de pelo; porém, se o seu gato está exibindo esse comportamento em excesso e não sai uma bola de pelo, entre em contato com o veterinário.

Alguns dos sinais clínicos podem incluir:

  • Constipação
  • Diarreia
  • Letargia
  • Falta de apetite

Isso pode indicar que uma bola de pelo está causando um bloqueio com potencial de risco de vida, portanto, entre em contato com o seu veterinário.

Novamente, é normal que os gatos vomitem uma bola de pelo de vez em quando.

Se vômitos, com ou sem pelos, ocorrerem com frequência, entre em contato com o seu veterinário, pois podem haver outros problemas de saúde causando esses sinais clínicos no seu gato.

Como prevenir bolas de pelo em gatos

5 Dicas Para Gatos Para Entender E Tratar Bolas De Pelo De Gatos

Para ajudar seu gatinho a evitar o aparecimento das bolas de pelo, você pode e deve escová-lo, para evitar o desenvolvimento das bolas de pelo, porque irá reduzir a quantidade de pelos mortos.

Quer o seu gato tenha a pelagem curta ou longa, ele irá se beneficiar de qualquer maneira com a escovação regular, porque estimula a circulação da pele, fazendo com que o crescimento do pelo seja saudável e não caia tanto.

Gatinhos com a pelagem mais longa exigem mais cuidados que os outros, podendo ser necessário fazer uma tosa nos locais que o pelo está muito grande.

Essa escovação deve ser diária, para evitar que o pelo fique embaraçado e que tenha acumulo de pelos mortos.


Leia Mais: E-books Falam Tudo Sobre Alimentação Natural Para Gatos Para Deixá-los Ainda Mais Saudáveis


Tratando bolas de pelo em gatos

5 Dicas Para Gatos Para Entender E Tratar Bolas De Pelo De Gatos

Para reduzir a frequência das bolas de pelo, ou diminuir a probabilidade de seu gatinho ter de lidar com elas, existem alguns tratamentos que você pode fornecer, além de escovar ou pentear regularmente o pelo do seu gatinho, como comentamos no tópico anterior.

Outra opção conveniente é um alimento especializado para gatos, formulado para ajudar a prevenir ou reduzir bolas de pelo. 

Esses alimentos podem conter maiores quantidades de fibras e também podem ser balanceados para melhorar a saúde da pelagem do seu gatinho e reduzir a queda.

No geral, seu objetivo é ajudar as bolas de pelo a passar naturalmente pelo trato digestivo do seu gato.

Alguns especialistas recomendam mudar a dieta do seu gatinho, para uma sem grãos, ou especial para reduzir a formação de bolas de pelo.

Essas rações fazem com que possa ser mais fácil de digerir, e ter menos probabilidade de perturbar o equilíbrio da flora, bem como a motilidade, do trato intestinal.

Como sempre, quando se trata de dieta, cada gato é um indivíduo, então, se você está considerando uma dieta sem grãos ou uma fórmula para bolas de pelo.

Discuta suas opções com seu veterinário, que pode orientá-lo na direção certa.

Outros produtos de bolas de pelo, vão atuar como laxantes suaves para ajudar na passagem das bolas de pelo no sistema digestivo do seu gato para que não causem problemas. 

Sempre verifique os ingredientes de qualquer produto que você planeja usar no seu gato, e pergunte ao seu veterinário antes de usar se você está preocupado com sua segurança e eficácia.

Existem opções mais naturais para ajudar que as bolas de pelo passem livres pelo trato digestivo, como óleo de coco, manteiga e azeite de oliva.

Você pode colocar uma colher de chá como forma de prevenção, além de que esses alimentos deixam a ração mais apetitosa.

Lembre-se de que nem todos os remédios para bolas de pelo são eficazes para todos os gatos, portanto, é melhor discutir as necessidades específicas do seu gato com o seu veterinário.


Você já sabia tudo que falamos aqui? Comenta ali no final “Não foi novidade”. Se aprendeu algo novo, comenta “Eu não sabia ….”.

Não se esqueça de conhecer nossas mídias sociais (temos conteúdos exclusivos para cada uma delas!):


Quer aprender mais?

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês), pode clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *