3 Ideias Caseiras De Enriquecimento Ambiental Para Gatos

Tempo de leitura: 5 minutos

3 Ideias Caseiras De Enriquecimento Ambiental Para Gatos

Veja as 3 Ideias Caseiras De Enriquecimento Ambiental Para Gatos! [no _toc]

Índice da matéria ‘3 Ideias Caseiras De Enriquecimento Ambiental Para Gatos’:

  1. Brinquedos artesanais
  2. Torres do rolo de toalete
  3. Trazendo o exterior para dentro de casa
  4. Conclusão: 3 ideias caseiras de enriquecimento ambiental para gatos

Os gatos domésticos precisam de um estilo de vida específico que os mantenha saudáveis, seguros e com uma vida mais longa. 

No entanto, os gatos podem ficar entediados ou frustrados facilmente caso os donos não conheçam suas reais necessidades, conforme inclusive falamos nesse vídeo que recomendo que assista após essa matéria.

Abaixo estão algumas sugestões para manter seus filhinhos de 4 patas ativos, estimulados e felizes.

Lembre-se que os gatos às vezes focam muito em uma presa específica, então tentar variedades diferentes de brinquedos é importante para encontrar apenas o que seu gato gosta de caçar.

Trouxe para vocês 3 ideias caseiras de enriquecimento ambiental para gatos, veja e aplique para seus gatos para ver o que eles mais gostam.

Brinquedos artesanais

Se você tem uma máquina de costura ou é bom em costurar a mão, tente fazer alguns brinquedos de gatos caseiros cheios de catnip!

Você pode ser criativo e experimentar com todos os tipos de cores e materiais, veja o que chama a atenção do seu gato.

Ah, e você pode colocar mais catnip no brinquedo quando esta estiver acabando!

E se você usa spray de catnip, isso é ótimo para reviver os brinquedos “mortos” e dar-lhes uma nova vida.

3 Ideias Caseiras De Enriquecimento Ambiental Para Gatos

Além disso, você pode colocar penas e bolas nas cordas. Este brinquedo de gato caseiro clássico nunca envelhece.

Simplesmente amarre penas, sinos ou bolas no final de alguma corda e arraste-a pelo chão em direções imprevisíveis. Seu gato vai adorar persegui-lo!

Certifique-se de que seu gato tenha a chance de pegar sua “presa” para que ele não fique frustrado.

Vale lembrar, que se você é como nós, você provavelmente gastou uma fortuna em brinquedos para gatos, na tentativa de manter seus amigos felinos entretidos.

Apenas para perceber que eles são especialistas em quebrar alguns deles na primeira semana. Orientais, Siameses e Bengalas são bem conhecidos por suas personalidades mais inquisitivas, então eles precisam de brinquedos que sejam feitos para durar.

Mas não tenha medo, se você tem uma coleção de brinquedos antigos que estão com defeito ou quebrados, seja criativo e faça alguns reparos.

Apenas certifique-se de que as alterações efetuadas sejam seguras o bastante para o seu gato, para que ele não seja prejudicado no momento de lazer.

Torres do rolo de toalete

Ainda nessa pegada de “faça você mesmo”, experimente usar coisas que você talvez jogaria no lixo.

Economize seus rolos de papel higiênico e cole-os ou grude-os com fita adesiva, sobrepondo-os em uma formação de torre.

Você pode, então, encher a torre com guloseimas e ralar, isso para ver como seu gatinho reage e fareja o labirinto para coletar a comida.

Você também pode colocar catnip na torre de rolo de papel higiênico e deixar seus gatos entrarem em um frenesi de catnip!

Se você está se sentindo mais criativo e quer que sua torre pareça mais atraente, decore colorindo a torre ou embrulhando-a em papel colorido.

3 Ideias Caseiras De Enriquecimento Ambiental Para Gatos

Veja Também: Brincando Com Seu Gato – Brinquedos, Jogos e Quantas Vezes Por Dia

Lembre-se: sempre supervisione seu gato quando eles estiverem usando alimentadores caseiros e brinquedos!

Trazendo o exterior para dentro de casa

Enquanto seu gato estiver em dia com vacinas e desparasitação, traga galhos de árvores, pedras, folhas, coisas do lado de fora para despertar seus sentidos.

Tente esconder guloseimas em torno ou sob esses itens para uma diversão extra do seu gatinho, ou então encher uma caixa com folhas e jogar um punhado de guloseimas com o fim do seu gato procurar e buscar o alimento.

Além disso, você pode comprar catnip ou plantas de gramas e jardins. Essas plantas fornecem gratificação instantânea para o gatinho e custam cerca de R$ 15,00 cada.

3 Ideias Caseiras De Enriquecimento Ambiental Para Gatos

Além do mais, é possível despertar o senso de observação do seu gato. Atraia pássaros com a colocação estratégica de alimentadores de pássaros fora das janelas e alpendres. Para a visão noturna, tente deixar uma luz na varanda para atrair insetos voadores. Isso pode ajudá-lo a dormir melhor se o seu gato estiver ativo à noite

Se quiser saber porque seu gato fica tivo à noite e o que fazer também pode ler essa matéria aqui.

Conclusão: 3 ideias caseiras de enriquecimento ambiental para gatos

Se o seu gato doméstico é parecido com o meu, ele vai encontrar uma maneira de se entreter usando praticamente qualquer coisa.

Mesmo uma tampa de garrafa em um piso de madeira pode fazer um grande jogo de ’empurrar e buscar’.

Quando você possui um gato doméstico, tudo o que fica ocioso em torno da casa tem potencial para se tornar o melhor brinquedo de gato de todos os tempos.

3 Ideias Caseiras De Enriquecimento Ambiental Para Gatos

Quanto mais criativo você for, mais brinquedos para gatos em potencial você tem à sua disposição. É assim que você enriquece o ambiente para seu gato e o deixa cada vez mais feliz.

Claro, existem diversas outras atitudes que você deve tomar tanto em relação a enriquecimento ambiental quanto com os cuidados que você realmente deve ter com seu gatinho. Para saber mais sobre todos esses assuntos veja o Guia para um gato de 14 vidas, lá você aprende em mais detalhes essas dicas como essas para enriquecer o ambiente para o seu gato, além dos cuidados necessários para que ele viva até o dobro da expectativa esperada.

Obrigada por ter lido e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *