Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

Tempo de leitura: 10 minutos

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

Índice da matéria ‘Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!’:

  1. Doença do trato urinário inferior
  2. Doença Infecciosas
  3. Câncer
  4. Dirofilariose
  5. Pulgas
  6. Doença Renal
  7. Doença Dentária
  8. Fraturas
  9. Vômitos e diarreia
  10. Obesidade
  11. Nosso Pulo do Gato

Infelizmente os gatos não têm sete vidas, por isso devemos nos esforçar ao máximo para tomar as medidas necessárias para evitar que nossos gatos desenvolvam alguma doença. Existem algumas doenças recorrentes em muitos gatos, então não se esqueça de tomar essas medidas para prevenir esses problemas de saúde comuns em gatos.

Seu gato pode parecer ser autossuficiente, porém, é bem verdade que ele depende de você para ficar saudável. Isso significa que só você pode marcar os check-ups regulares para protege-los de doenças graves.

Veja também: Como Evitar 7 Doenças Que Você mesmo pode estar causando em seu gato.

Ao aprender sobre as 10 doenças mais comuns em gatos, como a diarreia e doenças urinárias, você será capaz de perceber sinais de alerta e procurar o tratamento necessário antes que se torne algo sério.

Doenças Mais Comuns Em Gatos – Doença do Trato Urinário Inferior

A doença do trato urinário inferior felino – FLUTD ou DTUIF, engloba uma série de condições diferentes que podem afetar a bexiga e a uretra do gato. Os sintomas incluem não usar a caixa de areia ou tentar fazer xixi e não conseguir.

Outros sintomas do FLUTD incluem lamber excessivamente a área genital e a presença de sangue na urina. Se você vir esses sintomas e, especialmente, se o seu gato está se esforçando para urinar, consulte seu veterinário imediatamente. Pode ser um sinal de um bloqueio uretral, que pode ser fatal.

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

O primeiro passo no tratamento do FLUTD é identificar a causa dos sintomas; que podem ser pedras na bexiga, infecção urinária, obstrução do trato urinário e até mesmo câncer.

O tratamento pode envolver medicação para dor, antibióticos ou uma cirurgia de remoção do bloqueio. Seu veterinário também pode sugerir mudanças na dieta ou o aumento da ingestão de água para evitar problemas futuros.

Doenças Mais Comuns Em Gatos – Doenças Infecciosas

As infecções mais comuns em gatos são de natureza respiratória. Algumas podem ser evitadas com vacinas. Os sintomas de infecções do trato respiratório em gatos incluem coriza, olhos lacrimejantes, espirros, tosse, febre ou feridas na boca.

Com relação ao tratamento, a maioria das infecções respiratórias são virais, então não há muito o que fazer. Mas é importante levar seu animal ao veterinário para uma avaliação, já que algumas infecções respiratórias podem ser fatais.

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

Outra doença infecciosa comum é a panleucopenia felina, uma doença viral altamente contagiosa causada pelo parvovírus felino. Os sintomas podem incluir febre, diarreia com sangue, perda de apetite, letargia e desidratação.

Não há medicação que possa matar o vírus, então o tratamento geralmente consiste em ingerir muitos líquidos e em vigiar a saúde geral do gato até que ele consiga combater a infecção por conta própria. Filhotes com menos de oito semanas de idade têm pouca probabilidade de sobrevivência, por isso a vacinação é crucial para prevenir a panleucopenia felina.

Doenças mais comuns em gatos – Câncer

O linfoma, um câncer do sistema linfático que pode ser associado ao vírus da leucemia felina, é o tipo mais comum de câncer em gatos. Pode ser intestinal ou no peito. Outro câncer comum encontrado em gatos, especialmente os brancos, é o carcinoma de células escamosas.

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

Os sintomas de câncer em gatos são: caroços, inchaço, infecções persistentes na pele ou feridas, letargia, perda de peso, doença cardíaca, diarreia ou vômito e dificuldade para respirar, urinar ou defecar.

As opções de tratamento dependem do tipo e estágio do câncer e podem incluir quimioterapia, cirurgia (se o câncer estiver em uma área útil), radioterapia e imunoterapia. Decisões sobre o tratamento do câncer de gatos podem ser feitas com um veterinário especializado em oncologia.

Doenças Mais Comuns Em Gatos – Dirofilariose

O gato não é um hospedeiro normal para dirofilariose. Alguns gatos podem não apresentar sintomas, enquanto outros podem apresentar sinais como tosse, problemas respiratórios e vômitos. Infelizmente, não há tratamento eficaz e seguro para dirofilariose em gatos – e pode ser fatal.

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

A boa notícia, no entanto, é que muitos gatos são capazes de combater a dirofilariose sozinhos. Em casos graves, um veterinário pode recomendar medicação para reduzir a inflamação ou cirurgia para remover os vermes, que é um procedimento muito arriscado.

A chave, bem como acontece com os cães, é administrar regularmente uma medicação preventiva contra a dirofilariose e fazer check-ups de rotina no veterinário.

Doenças Mais Comuns Em Gatos – Pulgas

As pulgas são parasitas que se alimentam do sangue do seu amigo peludo. Alguns sinais de que seu gato tem pulgas são arranhões, perda de pelo, partes calvas onde o gato lambeu excessivamente, e você pode vê-lo se coçando constantemente.

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

Pode ser que você veja pulgas, ovos de pulgas ou excreções de pulgas no pelo do seu gato. O tratamento envolve a aplicação de um produto (aqui você pode conferir como eliminar pulgas) para matar pulgas e evitar o desenvolvimento de ovos.

Certifique-se de usar somente produtos de controle de pulgas especialmente para gatos, nunca aqueles para cães. Isso porque os gatos são muito sensíveis a inseticidas e usar o produto errado em um gato pode ter consequências fatais.

Doenças Mais Comuns Em Gatos – Doença Renal

Problemas renais em gatos reduzem sua capacidade de excretar resíduos em sua urina, levando a um perigoso acúmulo de toxinas na corrente sanguínea. A doença renal pode ser causada por uma série de fatores, incluindo pressão alta, exposição a toxinas, infecções, pedras nos rins e câncer.

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

A idade é outro fator visto que a doença renal é muito comum em gatos mais velhos. Os sintomas podem incluir diminuição do apetite, perda de peso, vômitos ou diarreia e letargia, mas alguns gatos não apresentam sintomas.

O tratamento geralmente começa com a identificação da causa da doença renal e, em seguida, o tratamento dessa condição. Em casos graves, diálise ou transplante renal podem ser necessários.

Doenças Mais Comuns Em Gatos – Doença Dentária

Os sintomas da doença dentária em gatos, geralmente envolvem dificuldade em comer, mau hálito e mudança nos hábitos de mastigação. Mau hálito pode indicar problemas digestivos ou gengivite (doença da gengiva).

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

Outros sinais de problemas dentários em seu gato são gengivas esbranquiçadas, vermelhas ou inchadas, úlceras nas gengivas ou na língua, dentes soltos, salivação excessiva ou colocando patas constantes na área da boca.

Se você suspeitar que seu gato tem problemas dentários, leve-a a um dentista veterinário. Para uma boa higiene bucal, escove os dentes do seu gato com uma escova de dentes e creme dental especialmente feita para os felinos, E dê a ele um brinquedo para morder e remover o tártaro antes que ele endureça.

Doenças Mais Comuns Em Gatos – Fraturas

Ao contrário da crença popular, os gatos podem se machucar mesmo quando caem de janelas de um ou dois andares. Isso ocorre porque a curta distância da queda não lhes dá tempo para ajustar seus corpos para que possam cair corretamente.

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

Os sinais de que seu gato pode ter sofrido uma fratura é ver seu gato mancando ou imóvel. Se o seu gato cair de uma janela, corra para o hospital veterinário ou veterinário mais próximo – os gatos têm uma alta taxa de sobrevivência se forem tratados imediatamente.

Doenças Mais Comuns Em Gatos – Vômitos e diarreia

Vômitos e diarreia em gatos geralmente são associados a algo que eles comem. Pode ser por comer uma comida ou planta que não seja boa para eles ou até mesmo comer muito depressa. Mas ainda assim pode ser um sinal de algo mais sério, como uma doença ou uma infecção.

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

Um episódio isolado de vômito ou diarreia em gatos, normalmente não é motivo de preocupação. Mas se você observar vômitos persistentes, diarreia com vômitos, diarreia que dura mais de um dia ou diarreia acompanhada de fezes com sangue (o que pode indicar hemorragia interna), leve seu animal ao veterinário imediatamente.

O tratamento é feito com alta ingestão de líquidos para evitar a desidratação e não alimentar seu gato por 12 a 24 horas. Após esse período, a alimentação do gato passa a ser algo bem leve, como batatas cozidas, arroz cozido e frango desossado. Seu veterinário também pode recomendar medicamentos para evitar os vômitos e cortar a diarreia.

Doenças Mais Comuns Em Gatos – Obesidade

Atualmente, a obesidade é um problema comum de saúde nos gatos. Mas, além disso ser uma doença, aumenta o risco de seu gato ter uma série de doenças, como dor nas articulações, diabetes e problemas no fígado.

Aprenda Tudo Sobre As 10 Doenças Mais Comuns Em Gatos!

O peso ideal para um gato saudável, é quando você conseguir sentir a coluna vertebral e as costelas sem pressionar muito. Olhando por cima, você deve conseguir ver uma cintura perceptível entre as costelas inferiores e os quadris. E ao ver o seu gato de lado, você precisa ver uma dobra na barriga entre as costelas inferiores e os quadris.

Apenas ser esterilizado ou castrado diminuirá a necessidade calórica dos gatos em 30% (aqui tem a alimentação correta para seu filho felino). Aumente o exercício na medida em que você corta as calorias. Uma ótima maneira de fazer com que os gatos se movam é inserir brincadeiras na vida dele – aqui você encontra vários tipos de brincadeiras.

E por último, mas não menos importante, os donos de animais de estimação devem modificar seu próprio comportamento e reduzir o número de lanches e guloseimas que dão ao gato – substitua-o por amor e atenção.

Nosso Pulo do Gato

Existem algumas doenças que você mesmo pode estar causando em seus gatos sem querer. Como sei, que você ama muito seu gato e é responsável para cuidar deles. Veja nessa apresentação como você pode evitar esse problema.

Por fim, espero que tenha gostado do texto, deixe seu comentário e compartilhe esse link em suas redes sociais.

Obrigada e até amanhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *