Por Que Meu Gato Me Lambe?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem tem um gatinho, já deve ter se perguntado qual é o motivo dele te lamber tanto não é mesmo? Muitas pessoas reclamam até que os gatos não são carinhos ou que não possuem o comportamento afetivo, mas todas as lambidas provam muitas vezes o contrário disso! Nesse artigo você descobrirá porque seu gato te lambe!

Por Que Meu Gato Me Lambe?

Por que meu gato me lambe

Cada tipo de lambida tem a sua explicação e hoje vamos tentar mostrar algumas delas para vocês. Elas são:

  • Aumento do vínculo social
  • Gosto bom presente na mão
  • Prova de amor
  • Estresse
  • Demarcação de território

Por Que Meu Gato Me Lambe? Gatos lambem para aumentar o vínculo social

Vamos dizer que a lambida dos gatos é como se fosse o beijo que conhecemos. Quando os gatos são pequenos, para eles se acostumarem com a mãe, em diversos momentos do dia ela lambe os seus filhotes.

  • Para os filhotes a lambida é interpretada como um ato de carinho, proteção e acima de tudo, uma maneira de higiene

Então obviamente esse é um motivo para você, tutora ou tutor, ficar feliz, pois o seu gato está querendo se aproximar de você, mostrando que quer ter uma relação mais forte. Além disso, necessariamente ele não precisa lamber somente o seu tutor, como pode lamber outros gatos e até outros animais como demonstração de carinho.

⇒ Leia também: Como Adestrar Um Gato

Por que gatos lambem? Gatos lambem porque gostam do gosto

Nossa pele pode armazenar diversos tipos de gostos diferentes, e muitas vezes esses gostos podem atrair os gatos, principalmente quando são salgados. Sim, os gatos acabam se sentindo atraídos pelo cheiro mais salgado e essa pode ser uma das respostas a pergunta “por que meu gato me lambe?”.

Isso pode acontecer principalmente quando o tutor fica suado, após uma corrida ou após qualquer atividade física. Mas não entre em pânico, os gatos não são fissurados apenas no suor!

Muitas vezes eles podem se interessar por sabonetes, loções hidratantes e cremes hidratantes, varia do gosto de cada gato.

Gatos lambem para mostrar amor

O ato de lamber para os gatos pode ser traduzido como um “eu te amo” também! Quando eles fazem isso, estão mostrando que se sentem confortáveis, seguros e amados na sua presença.

Gatos lambem para mostrar estresse

O ato de lamber, em muitos casos pode ser considerado um fator de estresse, mas são raras as vezes que isso acontece! Essas lambidinhas podem acontecer quando o gato fica muito ansioso, e elas podem ser feitas no próprio tutor, objetos, plásticos ou tecidos.

E eles realizam esse comportamento para tentarem se acalmar, muitas vezes isso ocorre em gatos que foram retirados das suas mães muito cedo. E ele pode continuar quando o gato é adulto, precisando até de ajuda de um especialista em comportamento animal.

Gatos lambem para marcar território

Muitas vezes associamos a marcação de território com a urina, porém, temos que lembrar que a urina não é a única coisa que possui odor para muitos gatos. A saliva também possui, então uma lambida pode demonstrar que o gato está marcando o seu território.

Esse comportamento pode até parecer bonitinho, mas é preciso ter cuidado, pois muitos gatos fazem isso de maneira exagerada e esquecem de se entreter com outras coisas! Inclusive, ele pode estar querendo dizer que alguma coisa não está correta com ele, principalmente quando ele se recusa a dar atenção para outras coisas.

Difícil conseguir decifrar todos os tipos de lambidas que o seu bichano pode dar, né? Para todas as dúvidas, sempre é interessante procurar um médico veterinário em casos de comportamentos anormais com as lambidas.

Fora isso, não há motivos para se preocupar com esse comportamento fofo do seu bichano.

O resumo de tudo da pergunta “por que meu gato me lambe?” é que as lambidas demonstram o quanto ele gosta de você e o quanto quer estar perto de você, aproveite isso! Porque ter uma relação boa com o seu animal de estimação, é fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *