Meu Gato Está Espirrando, O Que Devo Fazer?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando o nosso gato tem algum tipo de ação diferente com o que estamos acostumados a ver no cotidiano já é estranho. Nós que possuímos qualquer animal de estimação conhecemos cada movimento que ele faz. E quando um movimento não é adequado, já é motivo de desespero para muitas pessoas. Por isso hoje vamos falar sobre algo que muita gente manda e-mail perguntando: “meu gato está espirrando, o que devo fazer?”

Por isso hoje vamos começar falando especificamente sobre o ato de espirrar, obviamente é muito difícil ver o nosso gato espirrando. E quando ele espirra é normal que alguns tutores já pensem que ele está doente e deve ir ao veterinário correndo.

  • Toda vez que você espirra quer dizer que você está doente?Meu Gato Está EspirrandoMeu Gato Está Espirrando, O Que Devo Fazer?

Meu gato está espirrando. É comum gatos espirrarem?

Se para nós seres humanos espirrar é algo comum, para os gatos o espirro também pode ser considerado comum na maioria das vezes.

Vale lembrar que o espirro é uma defesa do organismo para expulsar algo que esteja irritando a mucosa nasal.

  • Se o seu gato espirra raramente, pouquíssimas vezes, não há motivos para se preocupar com isso. Pois alguma substância pode estar irritando o nariz dele somente.

Agora, se o seu gato está espirrando maneira frequente e os espirros estão acompanhados de corrimento nasal, aí sim você deve ficar preocupado. Afinal, os gatos já possuem as narinas menores, não costumam respirar pela boca.

  • O nariz repleto de secreção pode dificultar a respiração do seu gato. Como o seu nariz estará com secreção, ele vai perder o interesse pela comida na maioria das vezes.

E então você deverá se preocupar em levar o seu gato ao veterinário, para descobrir o que realmente está acontecendo com ele.

É realmente importante que todas as donas e donos de gatos se informem sobre as doenças que podem afetar os gatinhos.

Às vezes algo que pensamos parecer bobo pode fazer com que a gente perca nosso filhinho de 4 patas antes da hora, por isso prevenção é muito importante.

A gente fala sobre isso em detalhes nesse vídeo aqui. Lá a gente fala não só como evitar que o pior aconteça, como também o que pode ser feito para seu bichano viver muito mais tempo e feliz a seu lado!

Conteúdo VIP

Coloque o seu de email abaixo para receber gratuitamente dicas exclusivas!>

Quais sinais podem estar juntos quando meu gato espirrando?

O gato estar espirrando pode vir acompanhado de outros diversos sinais, e é por isso que você deve ficar atento!

Tentar verificar quais são esses sinais pode ajudar muito na hora de consultar com o médico veterinário. Alguns dos sinais podem ser:

  • Secreção nasal presente
  • Olhos avermelhados e com secreção excessiva
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de peso
  • Falta de interesse pela comida
  • Febre
  • Tosse

Esses são os sinais mais tradicionais que acompanham o espirro.

Vale lembrar de não utilizar nenhuma medicação que você possui em casa para tentar ajudar o seu gato.

Os gatos são muito sensíveis a qualquer medicação, por isso sempre conte com o auxílio do veterinário.

⇒ Leia também: Veja Como Fazer Seu Gato Viver Até o Dobro Da Expectativa de Vida Esperada E Prevenir as Principais Doenças

Quais podem ser as causas do meu gato estar espirrando?

Existem algumas causas que são comuns de os gatos espirrarem, algumas são mais básicas e outras podem ser consideradas um pouco mais graves. Somente quem deve julgar isso é o veterinário, então no momento do pânico, não se deixe levar pela opinião de outras pessoas ou por informações vistas na internet.

Principais causas:

Alergias: As alergias são as principais vilãs da história do seu gato estar espirrando, podendo ser de algum produto que você utiliza na sua casa, alergia à ácaros, pólen das plantas ou até por conta de algum alimento!

  • A alergia associada ao espirro ocorre porque o alérgeno entra em contato com a narina do animal, provocando esse tipo de resposta

Infecções bacterianas ou virais: Quando o espirro do gato vem acompanhado de alguma secreção com cor diferente, já é necessário ter um pouco de atenção extra, porque quando a secreção tem uma cor diferente é indicativo de infecção.

Problemas odontológicos: A boca apresenta ligação direta com os seios nasais e é comum que muitos animais apresentem uma fístula que fique drenando conteúdo para outra região.

  • Sempre olhe a boca do seu gato e se o veterinário não fizer isso, peça para ele olhar!

Corpo estranho nasal: Se um alérgeno entrando em contato com a narina já provoca espirro no felino, imagine um corpo estranho. Que é qualquer conteúdo que possa ter entrado dentro do nariz do seu gato ou então alguma massa que se formou lá dentro.O espirro acaba sendo um reflexo para expulsar esse corpo estranho.

Imunodeficiência felina: Essa doença é causada por um vírus! E se espalha de maneira muito fácil entre outros gatos domésticos. E merece um destaque e uma pesquisa extra a respeito dela.

  • Não despreze nenhum dos sinais que o seu gato apresentar quando está espirrando! E também não fique esperando para ver se ele irá melhorar do dia para noite.

Qual é o tratamento para quando meu gato está espirrando?

O tratamento quando seu gato está espirrando deve ser escolhido pelo próprio médico veterinário dependendo de qual for a causa dos espirros.

Se a origem comprovada for alérgica, provavelmente seu gato usará um anti-histamínico ou anti-inflamatório, se for infecciosa poderá ser escolhido um antibiótico.

A causa dos espirros precisa ser descoberta para então o seu gato ter o melhor tratamento!

E também para que você consiga prevenir que esse tipo de ocasião fique acontecendo com mais frequência.

 

O que mais posso fazer pela saúde do meu gato?

Além dessa dúvida que muitos donos tem de saber o que fazer quando seu gato está espirrando, muitas outras atitudes podem ser tomadas pelos donos de gatinhos para melhorar sua saúde.

Em nossa lista exclusiva de e-mails, onde cada vez mais donas e donos de gatos fazem parte, damos diversas outras dicas especiais para que seu gatinho viva mais tempo ao seu lado. Você pode também fazer parte da nossa comunidade assinando nossa lista VIP clicando aqui.

Qualquer dúvida só entrar em contato! 🙂

Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *