Insuficiência Renal em Gatos: Sintomas, Tipos e Diagnóstico.

Tempo de leitura: 5 minutos

Insuficiência Renal em Gatos – A causa #1 de morte dos nossos Bichanos

Insuficiência renal em gatos


Índice da Matéria

  1. Insuficiência Renal em Gatos: Congênita ou Desenvolvida
  2. Sintomas
  3. Insuficiência Renal em Gatos: Diagnóstico
  4. Rações causam o Problema Renal em Gatos?
  5. O que mais você pode fazer para ter um Felino mais saudável?
  6. Saiu no site da Discovery: Seu Gato Pode Viver até os 30 anos!

Eu sei que cada pessoa que está lendo essa matéria viveria facilmente 100 anos ao lado dos seus peludos se possível... Infelizmente não é. Mas podemos aumentar ao máximo o tempo e a qualidade de vida deles.

Pra isso o primeiro passo é entender como até hoje o problema renal em gatos ainda é a maior causa de morte deles... E o motivo pra isso pode te surpreender...

Insuficiência Renal em Gatos: Congênita ou Desenvolvida

O problema renal em gatos, seja ele congênito (existente no nascimento) ou desenvolvido é parte de um grupo de doenças que tornam o funcionamento dos rins anormal, sua aparência ou, em alguns casos, ambos.

Essas doenças resultam de problemas genéticos, adquiridos ou de complicações de outras doenças que afetam o desenvolvimento e crescimento normal dos rins antes ou logo após o nascimento.

Infelizmente, a grande maioria dos casos mais graves vivem por apenas 5 anos, aproximadamente, depois de serem diagnosticados.

Sintomas

Com uma busca na internet, você consegue umas informações precisas e outras nem tanto e algumas muito perigosas... Exatamente por isso que eu retirei do Guia Para Um Gato de 14 Vidas os sintomas mais comuns, eles podem ajudar em um diagnóstico precoce.

Entre os mais importantes, eu destacaria:

  • Falta de apetite;
  • Falta de energia;
  • Urina em excesso;
  • Sede em excesso;
  • Perda de peso;
  • Vômito;
  • Aumento anormal de gordura abdominal;
  • Sangue na urina;
  • Dores abdominais;

Insuficiência Renal em Gatos: Diagnóstico

Seu Veterinário de confiança vai fazer um exame físico detalhado do seu gatinho. Isso é, sempre levando em consideração as condições prévias, sintomas anteriores e possíveis causas que levaram ao problema.

Por isso é bem importante que você forneça um histórico bem detalhado sobre a saúde do seu gato, sintomas que possa ter percebido e QUALQUER outra informação que tiver sobre os problemas genéticos na família dele.

O médico vai pedir uma serie de exames de sangue, Raios-x abdominais, e uma série de outros exames, então é importante ter em mente que vai ser um processo relativamente longo de descoberta. Logo, é importante se manter firme e preparado, ok?

Algumas raças, como o gato persa sofrem mais que o normal com o problema da insuficiência renal em gatos, então é bem importante saber se a raça do seu peludo está entre as que mais apresentam riscos, para tentar se adiantar ao problema.

Rações causam o Problema Renal em Gatos?

Sendo bem sincero, a resposta é: quase sempre. Não se espante, é isso mesmo que você leu... Lembra que no começo da matéria eu disse que o motivo iria te surpreender? Então...

Se você ainda não meu conhece, meu nome é Felipe Fagundes e você não sabe (eu pelo menos torço para que você não saiba) o que é ouvir um veterinário dizer que seu gatinho já tem um problema renal irreversível...

É como ter o chão tirado debaixo da gente. E o pior é que a única coisa que eu fiz de errado foi dar uma ração errada. E quando eu digo errada não quero dizer barata não. A responsável foi a marca que MAIS INVESTE em publicidade para alimento felino no País e uma das maiores empresas do mundo...

Acontece que eles gastam muito em propaganda e quase nada em qualidade. Foi quando eu descobri que a quantidade de sódio apresentada na ração que eu vinha dando era ate 9x acima do máximo recomendado.

Isso mesmo... Eu tava praticamente bombardeando os rins do meu gato... Então posso dizer com propriedade que a insuficiência renal em gatos, quando não é congênita, quase sempre vem da alimentação inadequada.

Muita gente como eu sabe que o ideal é ter uma alimentação equilibrada, ou seja, uma ração de qualidade aliada ao alimento natural e bem preparado. Se quiser uma sugestão de receita deliciosa e maiores informações, recomendo que leia essa matéria sobre alimentação.

O que mais você pode fazer para ter um Felino mais saudável?

Você precisa ter as informações CERTAS e aplicar da maneira CERTA. Essa é a única maneira de garantir que você estará fazendo tudo que pode para dar uma vida mais longa e mais saudável ao seu bichano.

Muitas coisas vão acontecer na vida do seu gatinho, é perfeitamente normal. Mas é preciso que você esteja completamente preparada para lidar com as situações antes que seja necessário.

Eu recomendo que leia com atenção o Guia Para Um Gato de 14 Vidas. Esse livro está simplesmente mudando a maneira como enxergamos a criação de Gatos domésticos. Veja também a apresentação que explica porque nossos gatos estão vivendo MENOS DA METADE do que poderiam..

Saiu no site da Discovery: Seu Gato Pode Viver até os 30 anos!

É sempre interessante que a gente possa ver a mesma informação de várias fontes. Aqui no site da Discovery você vai confirmar o que leu nessa matéria.

É comprovado pelos especialistas: com os cuidados certos, o seu gato pode viver ao seu lado, com muita saúde e energia por 30 anos. Imagina que felicidade!

Nessa matéria falamos um pouquinho sobre Insuficiência Renal em Gatos. Sobre o que mais gostaria de ler? Deixe sua resposta nos comentários. 😉

Se quiser saber mais sobre o Guia Para Um Gato de 14 Vidas, que foi de onde eu tirei as informações (e de onde eu tiro 99% das dicas que eu mando pra vocês) pode clicar AQUI.

Photo Credits: DonDahlmann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *