Gato Persa – Mal Humorado ou Excelente Companheiro?

Tempo de leitura: 4 minutos

Afinal, o Gato Persa é mesmo mau humorado?

Gato Persa


Índice da Matéria

  1. A que tipo de família o Gato Persa é indicado?
  2. Gato Persa - Um pouquinho da História
  3. Mal humor: Mito ou Verdade?
  4. O que você pode fazer para ter um Gato Persa (ou de qualquer outra raça) cada vez mais saudável?
  5. Grupo Oficial no Facebook

Já reparou que sempre que a gente vê a foto de um gato persa (quase) sempre está associado a algum meme de mau humor? Esse gato doméstico virou sinônimo disso.

Mas isso não poderia estar mais longe da realidade... Quem é dono de um peludo desses pode confirmar que na verdade eles são gatos fofos, mega amorosos e o tal mau humor passa beeeem longe!

Na verdade eles estão entre as raças de gatos domésticos mais carinhosas de todas. Mas são meio desconfiados quando se trata de visitas ou pessoas que ainda não conhecem .

A que tipo de família o Gato Persa é indicado?

Essa é uma raça bem silenciosa e também extremamente discreta, combinando perfeitamente com o estilo de vida de pessoas que moram em apartamento e querem um bichinho que não faça muito barulho. Precisa de um gato doméstico silencioso e discreto? Esse é o seu cara!

Eles são bem dóceis e apegados com seus donos, também se encaixam na categoria de gato preguiçoso e dorminhoco. Por isso, sempre o mantenha realizando atividades, caso contrário, ele vai passar o dia dormindo.

O Gato Persa é excelente para qualquer lar onde ele possa ter um colo disponível, seu lugar preferido, para receber um carinho ou ser carregado por adultos ou crianças. Em resumo, são gatos fofos quando você os conhece bem.

Eles são gatos domésticos muito, muito carinhosos, mas também são bem seletivos. Geralmente eles reservam a atenção para aqueles que são da família e algumas poucas visitas que têm a sorte de receber a confiança deles.

⇒ Leia também:  Afinal, Qual é a Melhor Ração Para Gatos?

Gato Persa - Um pouquinho da História

O Persa é uma das raças de gato doméstico mais conhecidas do mundo, os históricos indicam que o seu surgimento foi no século XVII, na qual um viajante trouxe consigo alguns gatos da rua. E esses gatos eram diferentes dos gatos da região, tinham a pelagem bem diferente.

Então eles passaram a ser criados na Itália somente no século XIX e então foram levados até a Inglaterra, onde foram cruzados com a raça Angorá. E assim a raça continua até hoje, com diversos padrões de pelagem, indo do branco até cores mais escuras.

Essa raça possui o rosto bem característico, ele é bem achatado, o focinho é bem pequeno, seu corpo tem a pelagem bem longa. E aqui entra um problema da raça, por ter o rosto muito achatado, suas vias respiratórias são prejudicas.

Por isso é importante se atentar e tomar precauções junto ao Veterinário de confiança, especialmente caso o seu peludo possua o rosto com achatamento excessivo, a dica é avaliar a ponta do nariz, que deve ser mais alta que as extremidades inferiores dos olhos.

Mal humor: Mito ou Verdade?

Eu acho uma tremenda injustiça acusar o Gato Persa de mau humor. Eles não passam de gatos fofos que são julgados pela aparência de estarem sempre "meio de saco cheio, sabe?". Mas, sendo sincero, até mesmo os gatos domésticos têm o direito de estar, de vez em quando, não é?

O Gato Persa, com exceções, não é a melhor escolha em casas com muitos cães agitados. Em especial aqueles com MUITA energia, como labradores, por exemplo. Mas eles serão muito amigos daqueles que não os perseguem, nem os façam correr, etc.

Com relação ao restante, são gatos domésticos super amáveis, companheiros e carinhosos. Não se deixe levar pela aparência, eles são felinos incríveis!

O que você pode fazer para ter um Gato Persa (ou de qualquer outra raça) cada vez mais saudável?

Você precisa ter acesso a conhecimento e estar sempre se informando sobre como dar uma vida mais feliz, longa e principalmente saudável para seu peludinho. Mas e se você tiver uma dúvida e não souber a quem perguntar?

É importante ter um grupo de suporte, com outras donas e donos de Gatos dispostos a ajudar, trocar informações e se divertir (por que não?) com um pouco de humor felino. Exatamente pra isso nós temos o que eu considero uma família bem unida!

Participe do nosso Grupo Oficial no Facebook.

Nessa matéria falamos um pouquinho sobre o Gato Persa. Sobre qual raça gostaria de ler? Deixe sua resposta nos comentários. 😉

Photo Credits: Magnus Bråth

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *