Gato: Características e Cuidados Essenciais ao Adotar

Tempo de leitura: 11 minutos

Gato: Características e Cuidados Essenciais ao Adotar o Seu Novo Pet

Os felinos encantam e acompanham os seres humanos há séculos. Vamos citar aqui tudo que confere ao gato características marcantes, como a independência e a agilidade, que somadas à sua capacidade de ser afetuoso e brincalhão, o tornam uma das melhores opções para quem busca um pet.

Para quem pretende ter um felino em casa, há basicamente duas opções: buscar gatos para comprar ou, procurar alguma instituição dedicada ao cuidado de animais abandonados, do tipo “SOS gatos”, para adotar gatos.

Seja qual for a escolha, se você quer comprar gatos ou adotar gatos, é importante conhecer os princípios básicos do cuidado de gatos. Neste artigo, apresentaremos o que confere ao gato características únicas e seus cuidados, incluindo: utensílios para gatos, alimento para gatos, raças, livro sobre gatos, precauções na hora de procurar gatos para comprar e adotar. Confira!

adotar gatos

 

Cuidados na hora de buscar gatos para comprar

gato características

Se o futuro dono optou por comprar gatos ao invés de adotar é preciso decidir entre um gato filhote ou gato adulto, sexo, e raça do futuro pet. Cada uma confere ao gato características diferentes, embora existam traços de comportamento comuns à espécie como um todo. Entre os tipos de gatos domésticos mais criados no Brasil, estão:

  • Gatos Persas; conhecidos pelo comportamento tranquilo, são muito afetuosos.
  • Gatos Siameses; de comportamento um tanto imprevisível, precisam ser socializados desde cedo para evitar conflitos com humanos e outros animais.
  • Gatos Maine Coon; gostam muito de brincar, costumam ser companheiros e se socializam com facilidade.
  • Gatos Angorás; adoram brincar, sendo uma boa escolha para quem tem crianças em casa.

Tipos de Gatos Domesticos

Ao se falar em tipos de gatos domésticos comuns no Brasil, não há como deixar de mencionar os SRD (sem raça definida); não é possível definir o comportamento desses tipos de gatos domésticos, já que eles resultam do cruzamento de várias raças.

O sexo do animal pode ser escolhido livremente na hora de comprar gatos, já que ele não influencia tanto no comportamento do animal, principalmente se ele for castrado. O fundamental, para evitar futuros problemas, é adquirir o felino de um criador seguro e esclarecer todas as eventuais dúvidas com um médico veterinário.

Cuidar de gatos: utensílios para gatos

utensilios para gatos

Existem alguns utensílios para gatos, pensados para proporcionar maior conforto aos pets e tranquilidade aos donos. São exemplos de objetos pensados para proporcionar aos gatos cuidados especiais:

  • Rasqueadeira; é uma espécie de escova de metal com cerdas bem curtas. Serve para remover os pelos soltos e manter a pelagem desembaraçada. Escovar o gato com regularidade evita a ingestão excessiva de pelos e a formação de bolas.
  • Bolsas de transporte; são mais macias e confortáveis que as tradicionais caixas de transporte. Ideais para levar os gatos em trajetos curtos, junto ao dono.
  • Brinquedos de caça; contêm animais sintéticos para o gato perseguir, exercitando seu instinto natural. Brinquedos desse tipo contribuem para a saúde física e mental do felino.

 

Livro sobre gatos 

Livro sobre gatos

É também importante que você procure ler algum livro sobre gatos. Isso para que você saiba as verdadeiras necessidades do seu felino. Muita gente nos manda e-mails perguntando “como fazer para meu gato viver mais?”, tais como mostram inclusive nessas reportagem da Discovery e da Globo.com com gatos vivendo por até 30 anos em média.

O segredo para fazer com que seu gato viva mais é justamente focar no que seu felino realmente precisa, dando ênfase aos “03 pilares da vida saudável dos gatinhos”, os quais tratamos no livro digital sobre gatos “Guia Para Um Gato de 14 Vidas”, onde você aprende sobre comportamento felino, alimentação, adestramento e diversos outros tópicos para seu gato viver mais.

Caso queira saber mais sobre o livro e todos os 05 bônus que vêm de forma gratuita é só clicar aqui para saber mais sobre o assunto.

Cuidar de gatos, tratando-os com o carinho e respeito que merecem, não é só uma obrigação moral de quem tem esses adoráveis seres sob sua responsabilidade; é algo que traz muita alegria e paz, já que ele retribuem com afeto e lealdade tudo o que lhes é dado: uma caminha macia, aquela comida de gato especial, a bolinha com a qual ele se diverte e sobretudo, carinho e atenção; com certeza eles devolvem tudo isso multiplicado por mil!

Gatos cuidados são Gatos Saudáveis

Gato Adulto

Não é a toa que a gente insiste tanto nos com esses assuntos. É importante que você saiba em detalhes que o cuidado de gatos é bem diferente do cuidado de outros animais. Inclusive a alimentação deles tem necessidades específicas.

O que precisa para deixar um gato saudável não é o mesmo que precisa para deixar um cachorro saudável, por exemplo. O alimento para gatos deve conter mais gordura e muito mais proteína, não que não seja importante para outros animais, mas é indispensável para o seu bichano.

Estima-se que a quantidade de gordura ideal para um gato adulto mataria um ser humano de problemas cardíacos em torno dos vinte anos! Consegue imaginar? Então preocupe-se sempre com a quantidade (e qualidade da proteína) que está dando para o seu peludo, ok?

Gato: Características e Diferenças

comprar gatos

Acredite quando eu digo que ter um gato em casa é bem diferente de QUALQUER outro Pet, nem melhor, nem pior, mas é MUITO diferente. Isso porque cada Gato adulto tem personalidades bem distintas uns dos outros.

É bem parecido conosco. Temos diversos tipos de gatos domésticos. Uns são mais sérios, outros mais brincalhões, alguns carinhosos, alguns outros mais introvertidos e assim por diante… E é exatamente isso que torna o gato um dos companheiros mais fascinantes!

Mesmo o alimento para gatos pode ser bem diferenciado de um animal para o outro e o sabor que agrada uns pode ser horrível para outros peludos. Veja AQUI recomendações e dicas sobre alimentação saudável enquanto economiza.

Quero Gatos: Comprar Ou Adotar?

cuidar gatos

Eu particularmente acredito que todo mundo deveria adotar (resgatar) seus novos amigões. Existem centenas de milhares de animais sendo cuidados por instituições sérias, como a SUIPA ou a SOS gatos prontos para encher sua casa (e a sua vida) de amor!

Se quiser ter uma prova ainda maior de como é maravilhoso resgatar, leia essa matéria: Família Adota Gatinho de 20 Anos. Eles só não sabiam quanto AMOR ele ainda tinha para dar.

Cuidados ao adotar um gato

Gatos Cuidados

Quem pretende seguir o caminho da adoção de gatos, deve procurar alguma instituição do tipo “SOS gatos”. Nelas, a chance de encontrar um gato adulto e sem raça definida é maior, mas também é possível achar gatos filhotes e animais de raça. Deve-se proporcionar aos gatos cuidados de um veterinário logo após a adoção, para ter certeza de que estarão saudáveis e não transmitirão doenças para as pessoas e animais com quem conviverão.

Muitas dessas instituições de SOS gatos já realizam a castração dos animais sob sua guarda.

sos gatos

Independentemente da escolha pela adoção ou compra de um gato, é preciso ter em mente que o cuidado de gatos exige, entre outras ações: ter uma caixa de areia e mantê-la limpa; telar janelas e outras áreas abertas às quais o gato tenha acesso (em caso de apartamento); fornecer diariamente um alimento para gatos de boa qualidade (para saber como alimentar melhor seu gato enquanto economiza ao mesmo tempo dá uma olhada nessa outra matéria aqui) e água potável sempre fresca; manter os gatos cuidados com vacinas e vermifugação em dia, trate-se de um gato filhote ou gato adulto.

Como já foi dito, cuidar de gatos não é algo complicado, mas exige sim dedicação e carinho, afinal, o bichinho deve ser encarado como um membro da família, não como um brinquedo ou objeto de decoração.

Cuidados de Gatos em Geral – Uma breve Introdução

Gatos Para Comprar

Os seres humanos têm uma relação bem-sucedida com os animais de companhia como os cães e os gatos, por isso, é importante ter conhecimento da melhor forma de cuidar dos nossos bichos.

Abordando especialmente os gatos, podemos alcançar o máximo de bem-estar para esses felinos dando atenção a algumas necessidades (e com alguns utensílios para gatos) que, apesar de serem básicas, se supridas de forma correta, podem aumentar o tempo e a qualidade de vida do animal.

Você deve garantir fácil acesso à água e alimentação, espalhando potes pelo ambiente, além de também oferecer um local para que o animal faça as suas necessidades, sendo a caixa de areia a forma mais comum e prática.

Cuidado de gatos: alimento para gatos

alimento para gatos

Quem procura garantir através da comida gatos saudáveis precisa ter um cuidado especial na hora de escolher a ração. Deve-se procurar uma ração para gatos que seja adequada à idade, raça e necessidades especiais do animal.

Existem opções para filhotes, animais obesos, com restrições alimentares e necessidades nutricionais aumentadas (gestação e lactação, por exemplo). Há um artigo aqui na página onde tratamos exclusivamente das melhores rações para gatos e como escolher a correta, vale a pena a leitura clicando aqui depois de ler esse artigo.

No quesito comida gatos normalmente se alimentam com dois tipos de rações distintas: alimento seco e úmido. Não há um consenso entre os veterinários sobre qual seja a melhor, embora para os gatos filhotes o alimento úmido tenha melhor aceitação.

E pra quem procura através da comida gatos que vivam mais tempo, é imprescindível se familiarizar sobre alimentação natural para gatos, preparada em casa. Neste caso, é necessário consultar um médico veterinário e também saber sobre que ingredientes específicos usar, como preparar e armazenar o alimento pronto. Para saber mais sobre isso e não se alongar tanto nesse artigo você pode assistir esse vídeo que fala sobre alimentação natural e seus benefícios.

comida gatos

Olhando de uma forma mais detalhada, podemos começar pelos alimentos que o gato ingere, geralmente rações, citando-o como o cuidado mais importante, uma vez que a qualidade e quantidade do alimento está diretamente relacionada com o desenvolvimento de doenças.

Algumas pesquisas indicam que os gatos têm necessidades energéticas que podem variar de acordo com seu estado, ou seja, se é filhote, adulto, castrado, etc. Essa necessidade, em alguns, pode variar em 20% para mais ou para menos das quantidades encontradas em rações. Pode pegar algumas dicas AQUI.

Um problema grave ocasionado por descuido na alimentação é a obesidade, bem comum em gatos castrados, que pode trazer problemas graves ao animal, tais como problemas hepáticos, respiratórios, cardíacos, além de deixar o animal com baixa resistência a agentes infecciosos.

Ingestão de Água e Atividade Física

Cuidado de gatos

Passando para outro ponto importante no cuidado com esses felinos de estimação, temos que abordar a ingestão de água. Esses animais, por razões evolutivas, têm preferência por água corrente.

Uma forma de suprir isso em ambientes fechados é com pequenas fontes ou mesmo pequenas bombas de aquários instaladas nos potes, ambas formas mantendo a água em movimento. Bebedouros estão na lista de utensílios para gatos que podem realmente ajudar na saúde deles.

Esse ato simples pode aumentar a ingestão de água e prevenir um problema bem comum em gatos que é a obstrução uretral, principalmente em machos.

Outro ponto que podemos abordar é o ambiente em si que também deve proporcionar atividades físicas e interações sociais, trazendo ao animal o bem-estar tanto físico quanto psicológico. Evitando que o felino desenvolva hábitos de automutilação causados por desequilíbrios emocionais.

A exploração vertical é de extrema importância para os gatos. Então o ambiente deve ter locais elevados que possam ser usados como esconderijos. 

Então é isso, pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *