Cuidados Com Gato Cego: Meu Gato Nasceu Cego, E Agora?

Tempo de leitura: 4 minutos

CUIDADOS COM GATO CEGO

Cuidados com gato cego: principais cuidados, como saber se o gato nasceu cego, brinquedos para gatos cegos, e mais

Índice da Matéria Cuidados Com Gato Cego

  1. DESCUBRA QUAIS SÃO OS CUIDADOS COM GATO CEGO MAIS ESSENCIAIS
  2. GATO CEGO: COMO SABER?
  3. MEU GATO NASCEU CEGO, E AGORA?
  4. AS MELHORES DICAS SOBRE CUIDADOS COM GATO

 

DESCUBRA QUAIS SÃO OS CUIDADOS COM GATO CEGO MAIS ESSENCIAIS

Os cuidados com gato cego não são atitudes exageradas de proteção do bichano. Pelo contrário, a melhor atitude ao descobrir que seu gato está cego, será manter a qualidade de vida dele.

No caso de gato cego que perdeu a visão por causa da idade, os cuidados devem estar relacionados a coisas simples, como adaptações em sua casa que ajudem na locomoção do gatinho, por exemplo.

Mas, se seu gato nasceu cego, será mais fácil ajudá-lo a conviver com a limitação. O instinto de sobrevivência é fator que move gato cego a melhorar os seus outros sentidos. Por isso nesse artigo também iremos abordar como saber se o gato nasceu cego.

Talvez a maior dica de cuidados com o gato cego esteja ligada aos “donos”, que se desesperam ao descobrir o problema. O desalento não ajudará o gatinho. Lembre-se que os gatos são bichinhos formidáveis, e conseguirão driblar essa deficiência.

E como saber que seu amigo está perdendo a visão? Vejamos a seguir.

Gato cego: como saber?

gato cego como saber
gato cego: como saber

Antes de tudo, é importante levar periodicamente seu gatinho ao veterinário. Problemas de visão diagnosticados podem evitar a cegueira.

E certamente o diagnóstico de que o gato está cego, somente o profissional especialista estará apto a realizar.

Porém, alguns sintomas podem apontar problemas na visão dos felinos, são eles:

  • Vermelhidão acentuada nos olhos
  • Perda do brilho e pupilas sempre dilatadas
  • O gato cego parece sempre confuso, perde direção, esbarra em objetos da casa
  • Gatos são ótimos saltadores, por isso, caso seu gato comece a errar os saltos, é indicio de algum problema na visão
  • Coceiras constantes nos olhos
  • Os olhos ficam inflamados, ou estão sempre lacrimejando.

Aparecendo alguns desses sinais, procure o veterinário urgente, pois esses podem ser alguns sintomas de como saber se o gato está cego. E, se o mal não for adquirido, como saber se o gato nasceu cego? E o que fazer nesse caso?

Conteúdo VIP

Coloque o seu de email abaixo para receber gratuitamente dicas exclusivas!>

Meu gato nasceu cego, e agora?

como saber se o gato nasceu cego
Como saber se o gato nasceu cego

Se por um acaso seu gato tiver algum problema congênito e acabe permanecendo cego, mesmo após a fase de desenvolvimento dos sentidos, não se desespere.

Leve-o a um veterinário para entender o problema do seu amigo.

Os cuidados com gato cego de nascença não são tão diferentes dos que irá tomar com gatos ficam cegos pelo avanço da idade, por exemplo.

Torne o ambiente harmonioso, o gato cego precisa para desenvolver bem os outros sentidos (olfato e audição principalmente). Crie caminhos pela casa nos quais ele possa transitar sem esbarrar em móveis, por exemplo.

Os brinquedos para gatos cegos, são excelentes opções para desenvolver os sentidos. No mercado pet existe uma imensa variedade de itens assim. Será fácil encontrar brinquedos para gatos cegos que produzam sons de chocalho, ou que imitem sons de ratos ou pássaros (as caças prediletas dos bichanos).

As melhores dicas sobre cuidados com gato

Certamente que, além da dúvida de saber os cuidados com gato cego,  existem muitas dúvidas sobre os cuidados com gatos de forma geral. Saber de doenças, males que afetam os gatos para que possamos prevenir e assim não perder nossos bichanos antes da hora.

O normal que vemos por aí são os gatos vivendo até os 15 anos em média no máximo, quando na verdade o potencial de vida dos gatos é até os 30 anos! Sabia disso? Então por qual motivo não vemos muitos gatos vivendo até essa idade?

A resposta a gente coloca nesse vídeo aqui. Isso normalmente acontece pela falta de conhecimento das verdadeiras necessidades dos felinos.

Dá uma olhada nessa apresentação em vídeo para saber as 3 dicas que podem fazer aumentar drasticamente o potencial de vida do seu felino e também um erro cometido pelos donos de gatos que é responsável pela morte de diversos gatinhos.

Espero que essa matéria tenha sido de ajuda pra você! Que agora você consiga saber se o gato nasceu cego e também os cuidados que ele necessita.

Lembre-se que o principal item entre os cuidados com gato cego é dar sempre muito carinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *