Como Proteger Seu Gato Dos Fogos de Artifício

Tempo de leitura: 3 minutos

Seu Gato Bem Calmo: Cuide de seu peludo durante as festas Juninas e Julinas e o proteja de traumas futuros!

Proteger seu gato dos fogos de artifício


Todos nós sabemos que não é incomum nossos gatos terem medo de barulhos, em especial fogos de artifício e trovões, certo? E um gatinho assustado nunca é uma boa coisa... E surge essa pergunta: "Como proteger seu gato dos fogos de artifício?"

Nenhum animal gosta de ficar em ambientes com muito barulho, principalmente porque eles possuem a audição muito superior que a nossa. E realmente os barulhos assustam muito!

Com as festividades de São João chegando a gente precisa redobrar os cuidados com eles! Como sempre, separamos algumas dicas que podem ajudar com isso. 😉

Passe calma para ele

Mantenha a calma, primeiramente mostre para o seu gato que você está calmo e tranquilo com a situação, se você ficar tentando pegar ele no colo, ele verá que você também está com medo. Tente distrair ele com a situação, faça algum tipo de brincadeira.

Por mais que você esteja só tentando proteger seu gato dos fogos de artifício, essa é uma experiência em que ele pode ficar realmente traumatizado. Então é importante seguir as dicas.

Crie um local seguro ou um quarto para se esconder

Se por acaso você tiver um quarto mais afastado do barulho ou que o isole, use esse como um "quarto de segurança" durante os momentos mais tensos e barulhentos. Adicione algumas camas, comida, brinquedos preferidos, bastante água e arranhadores também.

Deixe algum som que disfarce o barulho dos fogos de artifício, como uma TV ligada ou um rádio, por exemplo. É importante nesse momento que seu bichano se sinta tão seguro quanto possível.

Cuide das janelas e use música ou sons relaxantes

Feche todas as janelas e persianas e use todos os recursos disponíveis para minimizar os barulhos externos e, ao mesmo tempo, use uma música relaxante pra tentar combater o que restar dos estouros.

O que não fazer quando estiver tentando proteger seu gato dos fogos de artifício:

Sob nenhuma circunstância use música alta ou muito agitada para "neutralizar" os sons que assustam seu gatinho. Essa não é a melhor forma de proteger seu gato dos fogos de artifício (talvez seja até uma das piores).

Não use carinho ou o pegue no colo, ele pode associar subconscientemente aquele estado mental (nervoso e assutado) à recompensa do carinho. Não é isso que queremos.

No longo prazo

Se seu gato for do tipo que fica realmente apavorado com barulhos altos, você pode considerar sons de treinamento. Eu explico:

Existem alguns CDs com sons que causam medo em alguns gatos, como fogos de artifício, trovões, etc. Você pode usar esses sons em volume mínimo (lembre-se que a audição deles é infinitamente superior à nossa) e começar o treinamento.

É interessante que enquanto os sons passam você faça algo divertido com seu gatinho. Brinque muito, faça festa, dê petiscos. O cérebro dos animais funciona muito por associação, então aos poucos eles não vão mais ligar para esses barulhos e até mesmo associar a coisas divertidas!

Quer saber ainda mais sobre como manter seu peludo saudável?

Inscreva-se no nosso canal do Youtube. Toda semana dicas úteis (com menos de 2 minutos de duração cada) pra você assistir em qualquer lugar!

como proteger seu gato dos fogos de artifício

Pode se inscrever agora mesmo no Nosso Canal AQUI!

Nessa matéria falamos sobre como Proteger seu Gato dos Fogos de Artifício. Sobre o que gostaria de ler? Deixe sua resposta nos comentários. 😉

Photo Credits: AlanHenti SmithTerry Bain

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *