Como Gatos Brincam Entre Si

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem tem mais de um gato em casa com certeza já se deparou com a dúvida de saber se os gatos estão brincando ou brigando. E ter certeza do que realmente está acontecendo, é muito importante para o convívio de todos. Por isso fizemos esse artigo para você saber como gatos brincam entre si.

Como Gatos Brincam Entre Si

Como gatos brincam entre si

Os gatos, assim como diversos outros animais, e até seres humanos, possuem uma característica fundamental: a linguagem corporal. E ela deve ser decifrada para entender qual é o tipo de comportamento que o gato está tendo, se é um comportamento agressivo ou então algo convidativo para brincar. No Guia Para Um Gato de 14 Vidas existe um tópico somente sobre linguagem corporal sobre os gatinhos para que as pessoas saibam o que eles querem dizer e o que eles pensam sobre os humanos.

Antes de tudo, é preciso entender que os gatos possuem um padrão de brincadeira um pouco mais violento. Não estamos dizendo que eles vão se machucar e achar isso divertido, mas sim que a brincadeira pode parecer violenta para nós e para eles super divertida.

Como saber se meu gato está brincando?

Uma coisa importante que os donos devem saber sobre como gatos brincam entre si é que a brincadeira mais tradicional dos gatos é a “lutinha”. Eles brincam muito disso juntos, e no primeiro momento pode ser bastante violento, mas tem como reparar o que realmente está acontecendo.

Quando os gatos estão brincando, eles podem se encarar diversas vezes, mantem o corpo bastante relaxado ou então, um gato acaba sempre ficando vulnerável deitado esperando o início da brincadeira. 

No momento da espera, é comum o gato ficar com a parte do seu corpo mais vulnerável exposta, que no caso é a barriga. Esses detalhes são importantes para saber como gatos brincam entre si. Você lembra que os gatos só mostram essa região quando sentem confiança ou quando estão confortáveis? Então, ela é o principal sinal do começo da brincadeira.

  • Quando o gato está com a barriga virada ou então se esfregando, significa que ele está gostando da brincadeira.

A brincadeira pode começar com sinais carinhosos de tapas, e essa parte que é confundida com agressão. Mas o que muitas pessoas não sabem, é que esse tipo de tapa não tem unhas, pois eles não tem o intuito de machucar um ao outro. Além dos tapas carinhosos, podem ocorrer mordidas.

  • O ato de dar tapas ou morder, é comum na brincadeira entre os gatos, porém, deve ser diferenciado com cuidado.

Tanto que, se eles estão brincando, nenhum gato terá o intuito de afastar o outro, ou então demonstrar algum comportamento agressivo como sons diferentes. E então, a brincadeira pode durar minutos e variando para horas! Até um dos gatos se render e a brincadeira acabar quando um deles estiver cansado.

Outra detalhe a se prestar atenção a como gatos brincam entre si é com relação aos sons. O que você pode ouvir durante a brincadeira é o conhecido ronronar. Como a brincadeira é um momento divertido e prazeroso para eles, é comum que o ronrom saia mais alto e com o tom empolgado! (para saber como fazer seu gato ronronar assista a esse vídeo)

  • Não fique esperando muitas vezes que os seus gatos vão ter brincadeiras delicadas e gentis, pois isso não acontece.

No momento da intervenção da brincadeira, não dê broncas ou então qualquer tipo de agressão. O certo é tentar afastar os gatos e chamá-los para outro foco, como por exemplo, fazer carinho para relaxar ou então dar um petisco. Qualquer reforço positivo funcionará.

⇒ Leia também:  Como Alimentar Melhor Seu Gato e Ainda Economizar

Quais são os sinais que o gato está brincando?

Nesse caso, você deve ficar atento a linguagem corporal do seu gato, alguns dos sinais são os seguintes:

  • As garras não ficam expostas
  • Os pelos não ficam arrepiados
  • Rosnados ou mostrar os dentes não estão presentes
  • Orelhas devem ficar posicionadas normal
  • As mordidas ou “tapas” não machucam e não causam dor

Como saber se meu gato está brigando?

Se tudo fluiu de maneira positiva no momento da brincadeira, é importante saber qual é o momento em que o gato deseja dar um basta. Geralmente a atitude dele irá mudar, tentando afastar o amigo ou então mostrando os dentes, tentando dizer que ele não está mais gostando da brincadeira.

Para identificar a briga, é importante ficar de olho nos membros, se as garras estão encolhidas, é porque o gato está brincando somente. Agora se as garras estão para fora e está machucando o outro gato é sinal que aquilo não é mais uma brincadeira.

  • Se você perceber que a brincadeira acabou passando dos limites e que eles realmente estão agindo de maneira agressiva um com o outro, vale a pena tentar intervir e amenizar a situação.

Agora que você tem conhecimento de como gatos brincam entre si, ficará mais fácil identificar se eles estão se divertindo ou se realmente eles estão tendo atitudes agressivas um com o outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *