Como Fazer Meu Gato Comer

Tempo de leitura: 6 minutos

Como fazer meu gato comer


Índice da Matéria

  1. Como Fazer Meu Gato Comer
  2. Como fazer meu gato comer: Misture as dietas
    1. Mas o que é realmente ideal para a saúde do seu bichano
  3. O gato estressado não come?
  4. Como fazer meu gato comer: incentive o seu gato a comer
    1. Posso por azeite de oliva na ração?
  5. Como fazer meu gato comer: Faça companhia na hora da alimentação

Como Fazer Meu Gato Comer

Como fazer meu gato comer é uma pergunta bem frequente. A alimentação é algo fundamental para o bem-estar e saúde de um gato! E como os gatos são bem independentes, eles sabem dividir a sua comida ao invés de comer tudo de uma vez, muitos gatos não possuem esse mesmo comportamento.

Mas e se o problema não for esse? E se o seu gato estiver com dificuldades para se alimentar corretamente, o que pode ser? Alguns dos principais motivos para redução alimentar nos gatos são:

  • Alterações na comida – como mudança de ração
  • Estresse
  • Pouco interesse pela comida
  • Alergias ocasionadas pelos alimentos
  • Doenças ou mal-estar

Para isso, é sempre bom ficar atento ao seu gato, geralmente a principal causa é alteração da dieta. Pode ser que o seu bichano não tenha gostado do novo sabor ou então não tenha se acostumado com a ração.

E se a causa não for essa? Existem outras maneiras de descobrir o que está acontecendo e fazer meu gato comer? A resposta é claro que sim, vamos dar algumas dicas aqui para descobrir o que está acontecendo e quais medidas tomar sobre como fazer seu gato comer.

  • Vale lembrar que a perda de apetite pode ser um indicativo de alguma doença, caso isso esteja acontecendo, leve o seu gato ao veterinário!

Como fazer meu gato comer: Misture as dietas

Muitos tutores compram ração seca para os seus gatos, ela é a ferramenta mais prática e eficaz no momento da alimentação. Porém, usá-la sozinha pode não ser tão atrativo para gatos com o paladar mais refinado.

Para resolver o problema você pode misturar um pouco de ração úmida junto com a ração seca, o prato ficará um pouco mais atrativo e vale a pena ser utilizado em uma refeição por dia.

  • Lembre-se de alterar a temperatura da ração úmida, muitos gatos gostam de comê-la um pouco mais quente, é só deixar entre 10-30 segundos no microondas
  • Esquentar a dieta úmida aumenta o cheiro dela, fazendo com que o gato se interesse mais

Quando for alterar a dieta, a dica vale da mesma maneira, nunca troque a ração de maneira brusca, sempre a introduza aos poucos, misture a ração nova com a ração velha. Assim ele irá se acostumando aos poucos com o novo sabor.

Mas o que é realmente ideal para a saúde do seu bichano?

Além da ração, que você também acrescente alimentação natural na dieta do seu gatinho. A dieta caseira, junto com a ração correta é o mundo ideal para o seu felino. Os gatos comem algumas comidas igual nós, vale a pena tentar misturar algumas coisas como:

  • Carne moída
  • Arroz integral
  • Peixe

Mas, lembre-se, a dieta dos gatos não é igual à dos humanos ou dos cães. Eles possuem necessidades próprias, então é realmente importante que você faça uma alimentação específica para gatos, ok?

Inclusive, nós já escrevemos algumas coisas focadas apenas em dieta caseira para gatos, então recomendo que você leia esse artigo aqui para saber mais sobre alimentação caseira (e de quebra ainda descobrir como economizar com a alimentação do seu gatinho).

Também vale a leitura desse artigo aqui também, que irá te falar quais são as melhores rações para você comprar pro seu felino. Tudo isso irá ajudar a como fazer seu gato comer.

O gato estressado não come?

Muitas vezes o estresse ou até mesmo a ansiedade dificultam a alimentação, na maioria das vezes isso ocorre em gatos que vivem em ambientes muito barulhentos e que não são tranquilos.

Para facilitar o processo, deixe a alimentação do seu gato em um ambiente separado, que não tenha tanto barulho ou a presença de outros animais. Assim ele irá conseguir comer corretamente.

  • A presença de outros animais pode gerar competição pela comida e algum animal pode acabar comendo menos ou então nem comer!

Como fazer meu gato comer:  incentive o seu gato a comer

O incentivo a alimentação é uma ótima alternativa para fazer seu gato comer. Mas, antes de tudo, você deve descobrir quais são os gostos favoritos do seu gato, para usá-los a seu favor. Tendo isso descoberto, utilize um pouco de cada comida para estimular brincadeiras com ele.

  • Os gatos tem o instinto de caça, que tal esconder pedacinhos de comida no local que ele fica para procurar?

Além das brincadeiras com você, existem brinquedos específicos que estimulam a alimentação, você pode colocar o petisco dentro do brinquedo e ele terá que tirá-lo dali de dentro.

  • Esse estimulo funciona como enriquecimento ambiental para gatos que passam muito tempo sozinhos.

Caso não funcione, opte por dar a ração fracionada, já faz parte do comportamento felino comer fracionado. Então antes comer pouco e diversas vezes ao dia, do que não comer muita coisa.

Posso por azeite de oliva na ração?

Lembra que comentamos a respeito dos gatos terem o paladar mais seletivo? As vezes a mistura de dietas podem não satisfazer o seu gato. E para isso temos uma dica bem poderosa, os gatos gostam do sabor do azeite de oliva, então você pode misturá-lo junto com a ração.

Como fazer meu gato comer: Faça companhia na hora da alimentação

Ninguém gosta de comer sozinho, então se os seus horários são os mesmos que os horários em que o seu gato come, façam as refeições juntos. É ótimo comer em companhia e se você preferir pode separar um pouco da ração e ir dando aos poucos para o seu gato, isso será uma ótima demonstração de carinho.

Essas foram as dicas e sugestões para quem se pergunta "Como fazer meu gato comer?", caso você ainda tenha mais alguma dúvida, entre em contato com a gente.

Photo Credits: Tom Thai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *