Como Fazer Meu Gatinho Dormir

Tempo de leitura: 3 minutos

Dormir é uma necessidade fisiológica para nós e também para todos os animais. Os gatos costumam ter o comportamento um pouco mais sonolento, alguns tendem a ser menos agitados, porém, sempre existem exceções. Como algumas mamães nos mandaram e-mails perguntando “como fazer meu gatinho dormir”, resolvemos escrever esse artigo.

Como Fazer Meu Gatinho Dormir

Como Fazer Meu Gatinho Dormir

Os gatos adultos já são mais acostumados e possuem mais facilidade para dormir, porém, pode ser complicado ensinar um gato filhote a dormir. Eles possuem muita e muita energia para gastar e em consequência disso, precisam dormir mais horas do que um gato adulto.

Aqui vão algumas dicas que irão te auxiliar no momento de fazer o seu gato filhote dormir!

Como é uma cama para gatos?

Os gatos gostam de dormir em camas aconchegantes e quentinhas, tanto que muitas pessoas usam caixa de papelão – correndo o risco de serem destruídas – para o gato dormir. A melhor dica é utilizar mantas ou então cobertas para criar um ambiente confortável.

Se o gato for muito filhote, ele provavelmente estava acostumado a dormir com seus irmãos e sua mãe e, para isso, existem algumas soluções, como colocar ursos de pelúcia, para ele achar que está dormindo com os integrantes da sua família felina.

Em qual lugar devo deixar a cama para um gato?

A cama deve ficar em um lugar tranquilo, que não tenha muito barulho ou então movimentação de muitas pessoas. Alguns tutores preferem ter um quarto exclusivo para o gato, onde colocam tudo o que ele necessita, como alimentação e brinquedos.

⇒ Leia também:  Descubra o Segredo dos 3 Pilares Que Podem Fazer Seu Gato Viver Até o Dobro da Expectativa de Vida Média Esperada

E se meu gato tiver dificuldades para dormir?

Você deve colocar o gato na cama dele, caso ele tenha dificuldades uma alternativa é pegar algum tecido, brinquedo ou algo que tenha o cheiro da mãe dele, ou então o próprio cheiro do tutor para ele se sentir familiarizado.

  • Você pode consultar o seu veterinário e perguntar a respeito do aromatizador com feromônios para felinos, pode ser uma opção!

Fazer carinho também é uma opção para deixar o gato pegar no sono e uma boa solução para a pergunta sobre “como fazer meu gatinho dormir”, é importante não ter sons altos e deixar a luz um pouco mais baixa, para o sono chegar de pouquinho em pouquinho.

Cuidado com a alimentação do seu gato

Gatos que se alimentam nos horários que querem e com as quantias que desejar são sempre um problema. Defina os horários de alimentação do seu gato e jamais deixe a comida livre no pote para ele comer ela o dia inteiro.

A última refeição do seu gato deve ser uma hora antes de você ir dormir, o que você pode tentar fazer é brincar antes dessa alimentação. Após ela o gato irá se limpar e então estará pronto para ir dormir.

Nós tratamos em detalhes sobre o melhor tipo de alimentação para gatos nesse artigo aqui.

O seu gato te acorda de madrugada?

Sim, tem vários gatos que adoram acordar seus tutores de madrugada, seja para chamar atenção ou pedir coisas. Como nós temos o coração frágil, sempre tentamos atender as suas vontades e acabamos dormindo mal.

A principal e mais cruel dica nesse momento, é ignorar o seu gato! Mas ignorar de verdade, não levantar para alimentar, brincar, fornecer água ou então levantar para ir ao banheiro. No começo pode ser difícil, mas com o tempo esse comportamento irá passar.

Vale lembrar que a sua energia, deve ser comparada com a energia do seu gato, você deve tentar mesclar essas duas opções, fazer com que o seu gato durma enquanto você estiver dormindo, por exemplo.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e que elas sejam efetivas para auxiliar o seu gato a dormir de maneira correta! Se restaram quaisquer dúvidas sobre o tema “como fazer meu gatinho dormir”, entrem em contato com a gente.

1 Comentário


  1. Meu gatinho tem meses e foi acostumado desde que chegou a dormir na minha cama, pois era muito pequeno. Só que a noite por volta da meia noite ele fica elétrico e quer brincar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *