Como Deixar Meu Gato Manso?

Tempo de leitura: 5 minutos

Como deixar meu gato mais calmo


Índice da Matéria

      1. Como deixar meu gato manso?
      2. Como Deixar Meu Gato Manso: Conheça o seu gato
      3. Como Deixar Meu Gato Manso: Cuidando do seu gato
      4. Outras alternativas para deixar o meu gato manso
      5. E se ele não ficar manso? O que devo fazer?

COMO DEIXAR MEU GATO MANSO?

Os gatos por natureza tendem muitas vezes a ter o comportamento mais desconfiado, eles são muito atentos e nem sempre se identificam ou se dão bem com uma pessoa. É claro que devemos destacar que cada animal possui a sua personalidade, alguns podem ser mais tranquilos, agressivos e entre outros. Nesse artigo iremos abordar o tópico “como deixar meu gato manso”.

Na maioria dos casos, os gatos que são mais agressivos, passaram por alguma ocasião de maus-tratos, principalmente se for um gato adotado. O qual não se sabe histórico ou passado, podendo tornar um desafio a5 convivência.

Para você entender como funciona o comportamento do seu gato e entender, quais são as medidas que você deve ter para deixá-lo manso, acompanhe o texto!

Como Deixar Meu Gato Manso: Conheça o seu gato

É primordial para você deixar seu gato manso que você entenda qual é o comportamento do seu bichano e a sua personalidade.

Observe o seu gato durante uma semana, identificando em quais momentos ele fica estressado, quer atacar ou sente medo.

    • Muitas vezes o gato em uma situação de medo acaba agindo agressivamente. Caso ele não tenha essa resposta, muitas vezes ele pode se esconder
    • Tente descobrir de onde surgir esse comportamento do seu gato

Em muitos casos o trauma pode continuar presente e muitas coisas podem fazer com que o seu gato recorde do momento, por isso a resposta dele acaba sendo indesejável.

Como Deixar Meu Gato Manso: Cuidando do seu gato

Quando o gato não é manso, muitos tutores ficam tentando forçar situações para que ele se sinta mais a vontade, e isso infelizmente só provoca mais estresse.

Essa situação estressante vai fazer com que o seu gato fuja ou então evite ficar perto de determinado tutor.

  • Evite também forçar a amizade com outros felinos ou outros animais

Por mais que a situação possa parecer frustrante, não será benéfico ter atitudes negativas com o seu gato, sejam elas de punição, broncas.

Essa ação negativa só irá atrapalhar o desempenho do seu felino e não ajudará no processo de como deixar seu gato manso.

Se você deseja que ele se torne mais amigável, comece conquistando-o, seja com petiscos ou utilizando o tom de voz calmo, assim facilitará o processo de adaptação do seu gato e irá ver que a ocasião é confortável e segura pra ele.

    • A recompensa sempre será um reforço positivo e também uma associação positiva!
    • Escolha petiscos que sejam saudáveis ou então específicos para os gatos
    • Os gatos podem não gostar de contato excessivo, como ficar sendo pego no colo toda hora, para isso, uma ótima dica é esperar com que ele se aproxime de você!

⇒ Leia também:  Descubra o Segredo dos 3 Pilares Que Podem Fazer Seu Gato Viver Até o Dobro da Expectativa de Vida Média Esperada

Outras alternativas para deixar o meu gato manso

Se o método convencional de como deixar seu gato manso não funcionar, você pode usar terapias alternativas! Uma que funciona bastante são o uso de florais ou então de homeopatia.

O produto pode ser manipulado por um Veterinário ou então comprado em lojas de produtos para pets.

  • O floral ou a homeopatia podem ajudar a reduzir a ansiedade, traumas e estresse!
  • Vale a pena consultar um profissional que trabalhe nesse ramo e faça uma avaliação do seu gato, para agir diretamente no foco

Outra maneira é utilizar do adestramento, nesse caso o adestramento deve ser focado em sessões de repetição e associações positivas! O processo é o mesmo que ocorre com os petiscos, se o gato fizer algo positivo, ele irá associar isso a recompensa.

Outra medida que sempre comentamos aqui é o enriquecimento ambiental. O "tédio" pode ser prejudicial para os gatos, principalmente quando o ambiente em que eles vivem não possuem entretenimento. Os gatos amam estar realizando atividades e você pode enriquecer o ambiente com:

    • Arranhadores
    • Prateleiras altas
    • Escadas na parede
    • Brinquedos espalhados

E se ele não ficar manso? O que devo fazer?

Se as dicas acima não funcionarem, existem outras alternativas a serem realizadas. Os gatos são muito sensitivos, e muitas vezes a nossa rotina "estressante" pode afetar a rotina deles.

Ou até mesmo o problema pode ser algum barulho em específico, dor ou então necessidade de atenção.

Para isso, é ideal consultar um médico veterinário e também um especialista em comportamento animal para ter as medidas corretas.

E acima de tudo, não pense em desistir, nós sabemos que muitas vezes não é fácil lidar com um gato que não é manso.

Mas a medida que o tempo for passando e assim que você iniciar os reforços positivos e tudo que estiver a seu alcance, o comportamento do seu bichano irá melhorar sim!

Espero que todas essas dicas tenham respondido a sua pergunta sobre “como deixar meu gato manso”. Caso tenha outras dicas deixa aqui nos comentários pra gente!

Um abraço!

Photo Credits: Nefci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *