Como Criar Gato em Apartamento Sem Sofrer

Tempo de leitura: 6 minutos

Essa semana algo me surpreendeu de verdade!

Uma mamãe nos escreveu do JAPÃO! Sério. Literalmente do outro lado do mundo, mostrando que ao amor pelos nossos peludinhos não tem fronteira que resista!

Ela ficou muito preocupada, porque ela ama viver lá, mas os apartamentos, em regra, são bem pequenininhos. O menor que ela já morou na vida, contou. A dúvida dela era de como criar gato em apartamento.

Foi aí que ela resolveu pedir nosso Help. O que ela poderia fazer pra cuidar bem da sua gatinha em um espaço tão pequeno?

Você, mamãe, sabe. Aqui a gente não deixa nenhuma mãe sem resposta jamais. 😉

Então fizemos uma lista simples com algumas mudanças e dicas que vão ajudar essa mamãe, todas as que moram em apartamento e quem sabe convencer futuras mamães, que ainda não são porque acham que com pouco espaço é impossível dar um lar pra um gatinho?

Gatos estão entre os melhores animais para se ter em apartamentos. É tudo questão de adaptação e preparar o ambiente para eles.

Então como criar gato em apartamento e ainda mantê-lo feliz?

COMO CRIAR GATO EM APARTAMENTO

Limpeza Diária

Quando a gente fala de espaço limitado, reduzimos bastante nossa margem de “depois eu faço isso”. Sério!

Um pouquinho de pelo pode virar “Meu Deus! Essa casa tá que é só pelo” muito muito rápido.

Eu odeio ser a pessoa que diz “é rapidinho” ou “não dá nem trabalho”, porque eu sempre enforco essas pessoas nos meus pensamentos, maaaaaaaas…..

Realmente não dá trabalho e ser rapidinho vai depender de você, rsrs.

É importante estabelecer uma rotina. Sem isso, em espaços menores, a gente moraria em um ninho de pelo de gato, com um mal cheiro insuportável, migalhas de ração, pedaços de corda de arranhador, areia higiênica e nosso próprio cabelo.

O que eu sugiro é o seguinte:

  • Varrer todo o chão. Especialmente a área ao redor da cama e escritório, se trabalhar de casa (para não contribuir com alergias), mas também cozinha e foco nas partes onde seu gato gosta de ficar mais. Tempo aproximado: 5-6 minutos (se for feito todos os dias);
  • Higienizar as superfícies que seu gato possa subir (pode ser com álcool em gel ou líquido). Mesas, janelas com encosto, prateleiras e procurar por bolas de pelo em locais que elas costumam aparecer. Tempo aproximado: 3 minutos (também se for feito diariamente);

Falando em subir nos móveis do escritório, olha quem tá pedindo atenção enquanto eu escrevo esse artigo, meu gatinho Odin. (Ele tá com colar porque anda lambendo a pomada – Merece até uma plaquinha da vergonha, né?)

  • Com um outro paninho molhado (sem álcool dessa vez) dar uma caprichada na área onde ele come e bebe, especialmente se você incluir dieta natural e crua (o que eu ALTAMENTE RECOMENDO que faça) 😉 Tempo aproximado: 2 minutos.

Tempo diário MÁXIMO: 10-11 minutos.

(Dica: O equivalente ao tempo das suas 3 músicas preferidas).

A satisfação em não deixar o trabalho acumular é recompensa por si só, mas depois de um tempo você acostuma e fica feliz nesse tempinho dedicado especialmente aos cuidados com seu peludinho!

O Paradoxo da Caixa de Areia

Esse é um ponto crucial! Você precisa escolher um lugar que saiba que vai ficar com areia até o momento da sua limpeza diária, sem ser um problema.

Muitas mamães gostam de escolher o banheiro pra botar a caixinha de areia. Você precisa ver se isso é ideal pra você. Eu, por exemplo, morei em um lugar onde o ralo do banheiro entupia POR QUALQUER COISA.

E a areia higiênica fazia um estrago….

Depois de escolhido o melhor lugar, você vai ter que criar o compromisso de limpar a caixinha pelo menos duas vezes ao dia (se possível, mais).

O cheiro da caixinha (especialmente se seu Gato não se alimenta com qualidade) pode ser incrivelmente desagradável! O suficiente pra impedir qualquer amigo de te visitar por um tempo.

Gatos são animais extremamente higiênicos, então a limpeza da caixinha de areia não só mantém sua casa cheirosa, mas também ajuda na regularidade com que eles vão ao banheiro.

Eu não consigo enfatizar isso o suficiente: seja vigilante nessa limpeza!

Você vai aprender bem rápido que uma caixa de areia negligenciada deixa cheiro na sua roupa, seus lençóis e sua ALMA mais rápido do que você consegue dizer “Como você sabe que eu tenho gato? ”

Veja Também: Você Sabe o Que Vai na Ração do Seu Gatinho?

Limite as áreas

Existe algum lugar onde seu gatinho nunca deve ir sob nenhuma hipótese?

Se tiver um cômodo com portas é possível separar um espaço dessa forma. Senão é praticamente impossível limitar as áreas de exploração dele. Mas com os cuidados certos talvez nem seja preciso.

O que você precisa fazer é isolar ABSOLUTAMENTE tudo que for tóxico em um local isolado ou uma caixa que ele não abra!

Acho que com essas dicas básicas você vai saber como criar gato em apartamento com o ambiente ideal pro seu peludo e que não te deixe louca ao mesmo tempo! 😉

Ah! Um BEIJÃO pra Ayumi que nos mandou uma foto super fofa com a gatinha dela, mas pediu pra a gente não publicar, porque ela é tímida, rsrs.

É isso, pessoal.

Abração,
-Felipe.

Quer Dicas De Como Ter Um Gatinho Ainda Mais Saudável e Alegre?


Photo Credits: Yuli Chua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *